2021
O que faço para parar de duvidar de meu valor?
Julho de 2021


“O que faço para parar de duvidar de meu valor?”, Força dos Jovens, julho de 2021, pp. 30–31.

Perguntas e respostas

“O que faço para parar de duvidar de meu valor?”

Aos olhos do Pai Celestial

Imagem
moça

“Todos os dias, oro ao Pai Celestial e peço que me ajude a ver a mim mesma da maneira que Ele me vê. Depois, escuto atentamente enquanto o Espírito me transmite mensagens positivas de Deus sobre meu valor e minha identidade, e repito essas palavras para mim mesma no espelho. Essa simples atividade é uma maneira de nos conectarmos com o céu e aprendermos que o Pai Celestial e Jesus Cristo nos amam e acreditam em nós.”

Madeleine M., 14 anos, Nova York, Estados Unidos

Amar nossas diferenças

Imagem
moça

“Sempre me esforço para lembrar que sou uma filha amada de Deus. Esforço-me para não me comparar com os outros, porque isso torna mais difícil acreditar em meu próprio valor. Deus fez cada um de nós único e belo à sua própria maneira, e essas diferenças são uma coisa boa.”

Brooke D., 14 anos, Alberta, Canadá

Uma bênção disfarçada

Imagem
rapaz

“Muitas vezes, pensamos que não temos valor por causa de nossas fraquezas ou falhas. Na realidade, por meio da humildade e do autoaperfeiçoamento, somos abençoados para que consigamos nos elevar acima dessas coisas e nos tornar versões melhores de nós mesmos. Se trabalharmos nas coisas que são difíceis para nós, o Senhor verá e recompensará nossos esforços. É tudo uma questão de se esforçar e nunca desistir.”

Ricardo R., 17 anos, Chihuahua, México

Nossa natureza divina

Imagem
rapaz

“Nada se compara a saber que, como filhos do Deus vivo, podemos nos tornar como Ele. Isso faz toda a diferença! Quando tivermos pensamentos ruins que nos levem a questionar nosso valor, precisamos lembrar que esses pensamentos vêm de Satanás, não de Deus. Temos um potencial infinito e uma natureza divina, assim como nosso Pai Celestial. Ele confia em nós e ama a cada um de nós individualmente.”

Alexandre S., 16 anos, Minas Gerais, Brasil

Grande responsabilidade

Imagem
moça

“Enquanto me esforço para estudar e ponderar as escrituras e as palavras dos profetas vivos, posso sentir o Espírito Santo comigo, e isso me lembra que sou uma filha amada de pais celestiais e que Deus tem grandes planos para mim. O presidente Nelson sempre nos mostra as grandes responsabilidades que temos nestes últimos dias e que Deus confia em nós e sabe do que somos capazes.”

Mirian P., 16 anos, Paraná, Brasil

Faça algo que você ama

“Quando começamos a questionar nosso valor, podemos sempre buscar a ajuda de outras pessoas. Mas, antes, podemos começar a trabalhar em nossa própria mente. Podemos nos exercitar, sociabilizar de maneira saudável com amigos e familiares, ou fazer uma atividade que nos agrade. Isso nos ajuda a perceber que somos filhos de Deus e que Ele nos deu valor e talentos.”

Carlos V., México

Procure conhecer a si mesmo

“Descobri que é mais fácil amar a mim mesma quando reservo tempo para descobrir quem sou. Meu avô certa vez me disse: ‘Você vai viver consigo mesma por toda a eternidade, então é melhor que você seja alguém com quem gosta de conviver’. Segui esse conselho e me esforcei para me tornar a melhor versão de mim mesma. Agora me sinto mais confiante porque sei do que gosto, no que sou boa e o que defendo. Eu me sinto feliz quando procuro me tornar a pessoa que o Pai Celestial quer que eu seja.”

Sarah Nielson, Utah, EUA

Lembre-se de quem você é

“Penso na canção da Primária: ‘Sou um filho de Deus’. Ela me faz lembrar que recebi dons e talentos para ajudar o mundo a se preparar para a Segunda Vinda do Senhor. Cada um de nós tem uma parte única e essencial nisso, e todos nós somos milagres na vida uns dos outros. De fato, nesta vida, você é um milagre para todos à sua volta. Se por acaso você se esquecer disso, pense em todas as coisas que Jesus fez na Terra e se esforce para seguir o exemplo Dele. Sempre que você se sentir triste ou sem valor, procure alguém que se sinta assim também, e você se sentirá inspirado.”

Brigham M., México

Aprovação divina

“Quando escuto a Deus, Ele me ajuda a parar de questionar meu valor pessoal. Outras pessoas não conseguem entender plenamente o valor que tenho, mas Deus entende, e confio Nele. Se deixo as pessoas a meu redor decidirem o valor que tenho, tudo o que faço é me deter nas palavras delas e pensar o pior sobre mim mesma. Mas quando deixo de lado as palavras negativas de outras pessoas, não preciso mais questionar meu próprio valor. Aprendi que não preciso da aprovação de outras pessoas. Cada um de nós tem valor inerente como filho ou filha de nosso Pai Celestial. Se ninguém mais nos ajudar a lembrar disso, nós mesmos temos que lembrar.”

Anna G., 23 anos, França

Confiar no evangelho

“Nas redes sociais, vejo todo tipo de pessoas que parecem perfeitas, ou pelo menos melhores do que eu. Viver o evangelho me ajuda a desenvolver uma atitude de gratidão a respeito de quem eu sou. Quando vivo princípios do evangelho como a fé, o arrependimento e o estudo das escrituras, sinto-me única. Não sinto necessidade de me comparar a outras pessoas e, em última análise, sinto-me mais confiante.”

Alexandra R., México

Perdoe a si mesmo

“Nem sempre achamos que merecemos ser perdoados, porque conhecemos os erros que cometemos. Mas somos humanos, cometemos erros e vamos continuar a cometê-los. Precisamos perdoar a nós mesmos, porque todos merecem uma segunda chance. Precisamos olhar para nós mesmos através dos olhos das pessoas que nos amam. Assim, veremos uma pessoa única, surpreendente e que merece amor incondicional, não importa o que aconteça.”

Valerie J., México

Imprimir