2022
Título do artigo
Abril de 2022


“Prosseguir com confiança no Senhor”, Força dos Jovens, abril de 2022.

Vem, e Segue-Me

Êxodo

Prosseguir com confiança no Senhor

Quando depositamos confiança no Senhor, recebemos a ajuda Dele todos os dias.

Imagem
moça caminhando em terra seca através do mar dividido

Imagine que você estava com Moisés quando ele tirou os filhos de Israel do Egito e das correntes da escravidão. Enquanto estão acampando junto ao Mar Vermelho, você enxerga o exército egípcio correndo em sua direção em seus carros. O faraó os enviou até você.

O Mar Vermelho está à sua frente. O exército do faraó está atrás de você. Você está preso!

Muitas pessoas ao seu redor ficam com medo. Elas dizem que teria sido melhor ficar no Egito do que morrer no deserto. Você ouve Moisés dizer a todos que confiem que “o Senhor pelejará por vós” (Êxodo 14:14).

Moisés, então, toma sua vara e estende a mão sobre o Mar Vermelho. De repente, as águas se partem, permitindo que você e todos os filhos de Israel passem em terra seca (ver Êxodo 14:16–22). O Senhor providenciou um escape.

A abertura do Mar Vermelho é um dos milagres mais espetaculares da Bíblia. Moisés conseguiu realizar esse milagre porque depositou sua confiança no Senhor. Imagine o que você pode realizar ao depositar sua confiança no Senhor também!

O poder da confiança

Talvez não sejamos chamados para enfrentar os desafios que Moisés enfrentou, mas ainda assim teremos nossos próprios desafios. A resposta para nossos desafios é a mesma que foi dada a Moisés: confiar no Senhor.

Moisés sabia que o Senhor era o único que poderia salvar os filhos de Israel. Ele sabia disso porque teve experiências ao aprender a confiar no Senhor no início de sua vida (ver Êxodo 1:21; 3:2–10; 7–11).

Pense nas experiências que você ou outras pessoas que conhece tiveram que lhe mostram que você pode confiar no Senhor. Elas podem ajudá-lo a ter fé Nele agora. Aqui estão algumas maneiras pelas quais depositar sua confiança no Senhor pode ajudá-lo ao fazer isso todos os dias.

Confiar que as coisas vão dar certo

Às vezes, confiar no Senhor pode ser difícil, principalmente quando você não consegue ver como as coisas vão acabar. Em momentos como esse, somos incentivados a “[buscar] diligentemente, [orar] sempre e [ser] crentes; e todas as coisas contribuirão para o [nosso] bem” (Doutrina e Convênios 90:24). Como o élder Gerrit W. Gong, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou, isso é verdade porque o Pai Celestial e Jesus Cristo “sabem como todas as coisas contribuem e Eles sabem o que é bom para nós”.1

Confiar na revelação

Como Moisés sabia o que fazer quando ele e os filhos de Israel se viram encurralados? As escrituras ensinam que foi pelo “espírito de revelação” (Doutrina e Convênios 8:3). Assim como Moisés, podemos confiar nos sussurros e na inspiração que o Senhor nos dá por meio do Espírito Santo.

O presidente Russell M. Nelson ensinou que podemos “receber orientação e direção, ser alertados sobre perigos e distrações e ser capazes de realizar coisas que simplesmente não poderíamos fazer por nós mesmos”.2

Dar o primeiro passo

Moisés e os filhos de Israel demonstraram confiança no Senhor quando deram os primeiros passos na terra seca onde o mar estava.

Demonstramos nossa confiança no Senhor quando temos a coragem de fazer o que Ele nos pede. Às vezes, isso significa que temos que “caminhar na penumbra e depois dar alguns passos na escuridão; então a luz aparecerá e [nos] mostrará o caminho [a nossa] frente”.3

Lembrar-se da grande mão que o Senhor mostra a você

Depois de sua experiência no Mar Vermelho, os filhos de Israel viram “a grande mão que o Senhor mostrara (…) e creram no Senhor e em Moisés, seu servo” (Êxodo 14:31). Infelizmente, eles se esqueceram dessas coisas com o passar do tempo. Não basta ver a grande mão do Senhor em nossa vida; também precisamos lembrar o que Ele fez por nós. Ao fazermos isso, teremos fé para depositar nossa confiança Nele novamente.

Notas

  1. Gerrit W. Gong, “Be Not Afraid—Believe Our Lord Jesus Christ”, New Era, julho de 2019, p. 4.

  2. Russell M. Nelson, “Revelação para a Igreja, revelação para nossa vida”, Conferência Geral de Abril de 2018, Liahona, maio de 2018, p. 95.

  3. Harold B. Lee, conforme citado por Boyd K. Packer, “The Edge of the Light”, BYU Today, março de 1991, p. 23.