Para a Força dos Jovens
Alcança a Alegria
Fevereiro de 2024


“Alcança a Alegria”, Para a Força dos Jovens, fev. de 2024.

Vem, e Segue-Me

2 Néfi 2:25

Alcança a Alegria

A felicidade duradoura é encontrada ao viver o evangelho de Jesus Cristo.

Imagem
família

Por causa do Seu amor perfeito por ti, o Pai Celestial está desejoso de partilhar a Sua alegria perfeita contigo — agora e na eternidade. Desde o princípio, essa tem sido a Sua motivação em tudo, inclusive no Seu plano de felicidade glorioso e no sacrifício do Seu Filho, Jesus Cristo.

Quando Adão e Eva viviam no Jardim do Éden, eles estavam num estado de inocência. Eles “não [sentiam] alegria por não conhecerem a miséria”, e eles não podiam “[fazer] o bem por não conhecerem o pecado” (2 Néfi 2:23). Então, tal como Leí explicou: “Adão caiu para que os homens existissem; e os homens existem para que tenham alegria” (2 Néfi 2:25; ver também Moisés 5:10–11).

Neste mundo decaído, aprendes a diferença entre o bem e o mal através daquilo que te ensinam e daquilo que vivencias. “[Provas] o amargo para saber apreciar o bom” (Moisés 6:55). A alegria vem à medida que a procurares, sempre que rejeitares o amargo e, continuamente, apreciares e te apegares ao que é bom.

Encontrar Alegria

Deus não impõe a alegria nem a felicidade, mas ensina como alcançá-la. Ele também nos diz onde a alegria não pode ser encontrada — “a iniquidade [não é e] nunca foi felicidade” (Alma 41:10).

A felicidade duradoura é encontrada ao guardarmos os mandamentos de Deus. Deus deu-te os Seus mandamentos, encontrados no evangelho de Jesus Cristo, para que tenhas alegria. Eles não são um fardo, mas, sim, um alívio do fardo. Se, durante algum tempo, não conseguires guardar os mandamentos, ainda assim podes mudar, rejeitar o amargo e voltar a escolher o bem através do arrependimento, que é possível graças a Jesus Cristo através do Seu sacrifício expiatório (ver Helamã 5:10–11).

Jesus disse:

“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; como eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.

Tenho-vos dito essas coisas, para que a minha alegria permaneça em vós, e a vossa alegria seja completa” João 15:10–11).

Isto é o que Leí sentiu no seu sonho quando provou o fruto da árvore da vida, que representa o amor de Deus. Ele disse: “E enquanto eu comia do fruto, ele encheu-me a alma de imensa alegria” (1 Néfi 8:12; ver também 1 Néfi 11:21–23).

Leí também revelou uma outra maneira de experimentar essa alegria. Ele disse: “Portanto, comecei a desejar que também comesse [do fruto a] minha família” (1 Néfi 8:12).

Imagem
Jesus Cristo

Ajudar Outros a Encontrar Alegria

Ao viver o evangelho, podes “[encher-te] de alegria” (Mosias 4:3). Porém, muita da alegria na tua vida, quer aqui ou no mundo vindouro, advirá ao olhares à tua volta e procurares ajudar familiares, amigos e outras pessoas a receberem essa mesma alegria e paz, proporcionadas por Deus. Esta é a melhor maneira de demonstrar o teu amor por Deus e pelo teu próximo (ver Mateus 22:37–39).

Na sua juventude, Alma procurava alegria em tudo o que era contrário ao evangelho de Jesus Cristo. Depois de ter sido repreendido por um anjo, ele sentiu, intensamente, “o amargo” e alcançou “o bom” através do arrependimento e da abundante graça do Salvador (ver Mosias 27:28–29). Anos mais tarde, Alma declarou ao seu filho Helamã:

“E oh! que alegria e que luz maravilhosa contemplei! Sim, [a] minha alma encheu-se de tanta alegria quanta havia sido [a] minha dor. (…)

Sim, e desde aquela ocasião até agora tenho trabalhado sem cessar para conseguir trazer almas ao arrependimento; para fazer com que elas experimentem a intensa alegria que eu experimentei. (…)

Sim, e agora eis que, (…) o Senhor me concede imensa alegria com o fruto [dos] meus labores” (Alma 36:20, 24–25).

Alma também sentiu uma alegria tremenda quando outros tiveram sucesso em trazer almas a Cristo, tanto que a sua alma foi elevada com grande alegria (ver Alma 29:14–16).

Podes alcançar a mesma alegria à medida que amas as pessoas com “o puro amor de Cristo” (Moróni 7:47; ver também o versículo 48), partilhas a verdade restaurada com elas e convidas-as a juntar-se ao povo do convénio de Deus.

Podes Sentir Alegria Mesmo Quando a Vida é Difícil

Não deves ter medo de que as dificuldades e os desafios, que inevitavelmente enfrentarás na mortalidade, impeçam ou destruam a tua alegria. Ao procurares viver o evangelho, os teus desafios podem ser “[sobrepujados] pela alegria em Cristo” (Alma 31:38).

O Presidente Russell M. Nelson relembra-nos que a alegria desempenhou um papel no sofrimento do Salvador (ver Hebreus 12:2). Ele disse: “Para que Ele suportasse a experiência mais dolorosa alguma vez suportada na Terra, o nosso Salvador concentrou-se na alegria!” Isto “incluía a alegria de nos purificar, curar e fortalecer; a alegria de pagar pelos pecados de todos os que se arrependerem; a alegria de possibilitar que todos nós regressemos a casa — limpos e dignos — para viver com os nossos Pais Celestes e as nossas famílias.

Se nos concentrarmos na alegria que nós, ou as pessoas que amamos, [iremos receber], o que seremos capazes de suportar [e] que atualmente parece avassalador, doloroso, assustador, desleal ou simplesmente impossível?”1

Incentivo-te a procurares alcançar a alegria ao seguires o evangelho de Jesus Cristo e ao ajudares outros a fazer o mesmo. No percurso do evangelho, há alegria duradoura tanto na jornada como no final. O evangelho de Jesus Cristo é o percurso da alegria diária.

Imprimir