Para a Força dos Jovens
Escolhas Pequenas e Simples
Fevereiro de 2024


“Escolhas Pequenas e Simples”, Para a Força dos Jovens, fev. de 2024.

Escolhas Pequenas e Simples

Ser jovem não é um ensaio para a vida adulta. As escolhas que fazes neste momento determinam em quem te estás a tornar.

Imagem
pessoas a segurar velas

Ilustrações de Iker Ayestaran

Até haver a luz elétrica, por vezes as pessoas passavam semanas a fio, todos os anos, a mergulhar pavios pesados na cera, a deixá-los arrefecer um pouco e a mergulhá-los novamente — centenas de vezes. Sempre que a vela era mergulhada na cera, saía maior do que tinha entrado. O processo pode até ter parecido lento, mas a cada camada, as velas tornavam-se naquilo que foram idealizadas para ser — fortes para levar luz a todos.

Às vezes, parece que estás à espera que a vida comece, mas as escolhas boas que fazes agora acrescentam camadas de força à pessoa que te estás a tornar. O Elder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: “Não esperes para viver. Isto não é um ensaio; isto não é um teste; isto não é uma pré-apresentação. É isto mesmo. Esta é a vida real. Não esperes. Aproveita cada minuto”.1 Não temos que esperar até sermos fortes para carregar a Luz de Cristo.

Mudamos por Escolha, Não por Acidente

Quando Néfi não compreendeu os ensinamentos do seu pai, ele poderia ter ficado frustrado, porém, ele pediu a Deus que o ensinasse (ver 1 Néfi 10:17). Quando o seu arco se partiu, ele poderia ter desistido, porém, ele humilhou-se e fez um arco novo (ver 1 Néfi 16:18–23).

Quando a sua família chegou à costa e Deus ordenou que Néfi construísse um navio, ele poderia ter lançado as mãos ao ar, irritado com o facto de Deus lhe estar a pedir que fizesse mais uma outra coisa difícil. Ao invés disso, ele pediu instruções a Deus e pôs mãos à obra (ver 1 Néfi 17:9–11). Em todas as ocasiões, ele tinha a opção de se afastar de Deus ou de acrescentar mais uma camada de força.

Não podemos esperar que um dia sejamos velas fortes e brilhantes de fé se não deixarmos que as nossas escolhas diárias nos fortaleçam. A leitura das escrituras, o arrependimento diário e a oração constante — podem parecer insignificantes na luta contra Satanás, mas estes simples atos de fé acrescentam camadas à nossa força para escolher a retidão, independentemente do que Satanás lance contra nós!

Portanto, o que é que estás a escolher? Estás a escolher acrescentar camadas à tua fé no Pai Celestial e em Jesus Cristo, ou acreditas que podes enfrentar Satanás sem ela? Estás a esforçar-te por escolher a retidão em vez da rebelião?

Imagem
mulher a tricotar um cachecol comprido, com pessoas ao longo do cachecol

Uma Camada de Cada Vez

O profeta Alma escreveu: “É por meio de coisas pequenas e simples que as grandes são realizadas” (Alma 37:6). A Irmã Marjorie Pay Hinckley, a esposa do Presidente da Igreja Gordon B. Hinckley, incentivou-nos: “Ao olharmos para as décadas de vida já vividas, vemos que as coisas, aparentemente insignificantes, feitas repetidas vezes, acabam por tecer o padrão das nossas vidas. E se essas coisas pequenas e simples forem boas, acabaremos por ter uma vida plena — e isso é uma coisa grandiosa!”2

Pelas nossas escolhas, tal como a vela, podemos tornar-nos mais fortes, uma camada de cada vez, nas mãos do nosso Criador. O que é que vais escolher?

Notas

  1. Jeffrey R. Holland, Instagram, 19 de out. de 2018, instagram.com/jeffreyrholland.

  2. Marjorie Pay Hinckley, Small and Simple Things (2004), p. 1.

Imprimir