Força dos Jovens
Em busca da alegria
Fevereiro de 2024


“Em busca da alegria”, Força dos Jovens, fevereiro de 2024.

Vem, e Segue-Me

2 Néfi 2:25

Em busca da alegria

Encontramos alegria duradoura ao viver o evangelho de Jesus Cristo.

Imagem
família

Devido a Seu amor perfeito por você, o Pai Celestial está ansioso para compartilhar Sua perfeita alegria com você — agora e na eternidade. Essa tem sido Sua motivação em tudo desde o princípio, inclusive Seu glorioso plano de felicidade e o sacrifício de Seu Filho, Jesus Cristo.

Quando Adão e Eva viviam no Jardim do Éden, eles estavam em um estado de inocência. Eles “[não sentiam] alegria por não conhecerem a miséria” e “não [faziam] o bem por não conhecerem o pecado” (2 Néfi 2:23). Portanto, como Leí explicou: “Adão caiu para que os homens existissem; e os homens existem para que tenham alegria” (2 Néfi 2:25; ver também Moisés 5:10–11).

Neste mundo decaído, você aprende a diferença entre o bem e o mal pelo que lhe é ensinado e pelas experiências que tem. Você “[prova] o amargo para saber apreciar o bom” (Moisés 6:55). Você sente alegria quando rejeita o amargo e valoriza cada vez mais o bem, apegando-se às coisas boas.

Encontrar alegria

Deus não força você a sentir alegria ou felicidade, mas Ele o ensina a encontrá-la. Ele também lhe diz onde você não vai conseguir encontrar alegria — “iniquidade [não é e] nunca foi felicidade” (Alma 41:10).

Encontramos alegria duradoura ao guardar os mandamentos de Deus. Seus mandamentos, contidos no evangelho de Jesus Cristo, foram dados por Ele para lhe trazer alegria. Eles não são fardos; pelo contrário, eles os removem. Se você falhar em guardar os mandamentos por algum tempo, ainda poderá dar a volta por cima, rejeitar o amargo e, uma vez mais, buscar o bem por meio do arrependimento, o que é possível graças ao sacrifício expiatório de Jesus Cristo (ver Helamã 5:10–11).

Jesus disse:

“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; como eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.

Tenho-vos dito essas coisas, para que a minha alegria permaneça em vós, e a vossa alegria seja completa” (João 15:10–11).

Foi isso que Leí sentiu em seu sonho ao provar o fruto da árvore da vida, que representa o amor de Deus. Ele disse: “Enquanto eu comia do fruto, ele encheu-me a alma de imensa alegria” (1 Néfi 8:12; ver também 1 Néfi 11:21–23).

Leí também revelou outra maneira de sentir alegria. Ele disse: “Portanto, comecei a desejar que [do fruto] também comesse minha família” (1 Néfi 8:12).

Imagem
Jesus Cristo

Ajudar as pessoas a encontrar alegria

Ao viver o evangelho, você pode ficar “cheio de alegria” (ver Mosias 4:3). No entanto, você sentirá grande parte dessa alegria em sua vida, tanto aqui quanto no futuro, quando procurar ajudar a família, os amigos e outros a receber a mesma alegria e paz dadas por Deus. Essa é a melhor maneira de mostrar seu amor a Deus e ao próximo (ver Mateus 22:37–39).

Quando jovem, Alma buscou alegria em tudo o que se opunha ao evangelho de Jesus Cristo. Depois de ser repreendido por um anjo, ele experimentou intensamente “o amargo” e chegou ao “bem” pelo arrependimento e pela abundante graça do Salvador (ver Mosias 27:28–29). Anos depois, Alma declarou a seu filho Helamã:

“Oh! Que alegria e que luz maravilhosa contemplei! Sim, minha alma encheu-se de tanta alegria quanta havia sido minha dor! (…)

Sim, e desde aquela ocasião até agora tenho trabalhado sem cessar para conseguir trazer almas ao arrependimento; para fazer com que elas experimentem a intensa alegria que eu experimentei. (…)

Sim, e agora eis que (…) o Senhor me concede imensa alegria com o fruto de meus labores” (Alma 36:20, 24–25).

Alma também sentiu uma alegria avassaladora quando outros tiveram sucesso em trazer almas a Cristo, tanto que sua alma transbordou de grande alegria (ver Alma 29:14–16).

Você pode encontrar a mesma alegria ao amar o próximo com “o puro amor de Cristo” (Morôni 7:47; ver também o versículo 48), compartilhar a verdade restaurada e convidar as pessoas a se unir ao povo do convênio de Deus.

Você pode sentir alegria mesmo quando a vida estiver difícil

Não tenha medo de que as provações e os desafios que inevitavelmente você enfrentará na mortalidade o impeçam de sentir alegria ou a destruam. Ao se esforçar para viver o evangelho, seus desafios podem ser “[sobrepujados] pela alegria em Cristo” (Alma 31:38).

O presidente Russell M. Nelson nos lembra que a alegria desempenhou seu papel no sofrimento do Salvador (ver Hebreus 12:2). Ele disse, “Para que Ele suportasse a experiência mais excruciante que experimentou na Terra, nosso Salvador concentrou-Se na alegria!”. Esta “incluía a alegria de nos purificar, de nos curar e de nos fortalecer; a alegria de pagar pelos pecados de todos os que se arrependessem; a alegria de possibilitar que vocês e eu voltássemos ao lar — limpos e dignos — para viver com nossos Pais Celestiais e com nossa família.

Se nos concentrarmos na alegria que nós ou as pessoas que amamos receberemos, o que seremos capazes de suportar que atualmente parece avassalador, doloroso, assustador, desleal ou simplesmente impossível?”1

Incentivo você a buscar a alegria, abraçando o evangelho de Jesus Cristo e ajudando o próximo a fazer o mesmo. No caminho do evangelho, encontramos alegria duradoura durante a jornada e alegria no final. O evangelho de Jesus Cristo é o caminho para a alegria diária.

Imprimir