Força dos Jovens
Pequenas e simples escolhas
Fevereiro de 2024


“Pequenas e simples escolhas”, Força dos Jovens, fevereiro de 2024.

Pequenas e simples escolhas

Ser jovem não é preparação para ser adulto. As escolhas que você faz agora determinam quem você está se tornando.

Imagem
pessoas segurando velas

Ilustrações: Iker Ayestaran

Antes de haver luzes elétricas, as pessoas às vezes passavam semanas, todo ano, mergulhando em cera pavios que tinham um peso na ponta, deixando-os esfriar brevemente e mergulhando-os novamente, centenas de vezes. Cada vez que a vela entrava na cera, ela saía maior do que quando entrava. O processo podia ser lento, mas, com uma camada de cada vez, as velas atingiam o objetivo para o qual foram projetadas: serem fortes o bastante para dar luz a todos.

Às vezes, pode parecer que você está esperando a vida começar, mas as boas decisões que você toma hoje conferem camadas de força à pessoa que você está se tornando. O élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, declarou: “Não espere para começar a viver. Isto não é um ensaio; não é uma prática; não é uma pré-estreia antes da apresentação. Já está acontecendo. Isto é a vida real. Não esperem. Saboreiem cada minuto”.1 Não precisamos esperar até nos tornarmos fortes para transmitir a Luz de Cristo.

Mudamos por escolha, não por acaso

Quando Néfi não entendeu os ensinamentos de seu pai, ele poderia ter ficado frustrado, mas pediu a Deus que o ensinasse (ver 1 Néfi 10:17). Quando seu arco quebrou, ele poderia ter desistido, mas foi humilde e fez um novo arco (ver 1 Néfi 16:18–23).

Quando sua família chegou à beira-mar e Deus ordenou que Néfi construísse um barco, ele poderia ter jogado as mãos para o ar, com raiva por Deus estar pedindo que ele fizesse outra coisa difícil. Em vez disso, pediu instruções a Deus e começou a trabalhar (ver 1 Néfi 17:9–11). Todas as vezes, ele teve a opção de se afastar de Deus ou adicionar outra camada de força.

Não podemos esperar que um dia sejamos velas fortes e brilhantes de fé, a menos que deixemos que nossas escolhas diárias nos fortaleçam. Ler as escrituras, arrepender-se diariamente, orar sempre — são coisas que podem parecer insignificantes na guerra contra Satanás, mas esses simples atos de fé adicionam camadas à nossa força para escolher com retidão, seja o que for que Satanás colocar em nosso caminho!

Então, quais escolhas você anda fazendo? Você está optando por adicionar camadas à sua fé no Pai Celestial e em Jesus Cristo ou acha que pode enfrentar Satanás sem isso? Você está se esforçando para escolher a retidão em vez da rebelião?

Imagem
mulher tricotando cachecol longo, com pessoas ao longo do cachecol

Uma camada de cada vez

O profeta Alma escreveu: “É por meio de coisas pequenas e simples que as grandes são realizadas” (Alma 37:6). A irmã Marjorie Pay Hinckley, esposa do presidente da Igreja, Gordon B. Hinckley, deu-nos este incentivo: “Quando olhamos para trás após viver décadas, vemos que as coisas aparentemente insignificantes que fazemos repetidas vezes são o que tece o padrão de nossa vida. E se essas coisas pequenas e simples forem boas, teremos vivido uma vida gratificante — e isso é grandioso!”2

Com nossas escolhas, nós podemos ficar mais fortes, assim como a vela: uma camada de cada vez nas mãos de nosso Criador. O que você vai escolher?

Notas

  1. Jeffrey R. Holland, Instagram, 19 de outubro de 2018, instagram.com/jeffreyrholland.

  2. Marjorie Pay Hinckley, Small and Simple Things, 2004, p. 1.

Imprimir