Força dos Jovens
Em que cidade você mora?
Junho de 2024


“Em que cidade você mora?”, Força dos Jovens, junho de 2024.

Vem, e Segue-Me

Alma 5; 7

Em que cidade você mora?

Alma nos mostra que, onde quer que estejamos espiritualmente, o Senhor nos dá as mensagens de que precisamos.

Imagem
paisagem urbana

Ilustrações: Albert Espi

Por mais de oito anos, o profeta Alma desempenhou dois papéis: o de sumo sacerdote e o de juiz supremo. Mas, quando viu que muitos membros da Igreja haviam se tornado iníquos, ele desistiu de seu cargo de juiz supremo a fim de passar mais tempo pregando ao povo.

A primeira cidade em que pregou foi Zaraenla (ver Alma 5). A segunda foi Gideão (ver Alma 7).

As mensagens para essas duas cidades tinham algumas semelhanças, mas também tinham grandes diferenças.

O povo de Zaraenla precisava acordar para saber até que ponto haviam caído espiritualmente e o quanto precisavam se arrepender. Mas o povo de Gideão estava espiritualmente preparado para um tipo diferente de mensagem.

Podemos aprender com as diferentes mensagens que Alma ensinou ao povo nessas duas cidades. Aqui estão alguns temas que essas mensagens tinham em comum e as diferentes maneiras pelas quais Alma as ensinou.

Lembrar-se

Zaraenla: Alma incentivou as pessoas a olharem para o passado e lembrarem-se “do cativeiro de vossos pais (…) [e da] misericórdia e paciência de Deus para com eles” (Alma 5:6). Especificamente, ele falou sobre a influência iníqua do rei Noé sobre eles, como isso os havia levado à escravidão e como o Senhor os libertara milagrosamente depois que se arrependeram. Além disso, pediu-lhes que pensassem em suas próprias experiências espirituais passadas e refletissem se poderiam sentir o mesmo naquele momento (ver Alma 5:26). Com essa lembrança, pediu-lhes que olhassem para o futuro e imaginassem o momento em que seriam julgados pelo Senhor (ver Alma 5:15–24).

Gideão: Alma incentivou o povo a olhar para o futuro e lembrar-se da promessa de vida eterna àqueles que se arrependem, são batizados, fazem um convênio com Deus e guardam os Seus mandamentos (ver Alma 7:16).

Arrepender-se

Zaraenla: As pessoas ouviram um duro discurso de Alma sobre a necessidade de se arrependerem. Por exemplo: “Ai de todos vós, que praticais a iniquidade; arrependei-vos, arrependei-vos, porque o Senhor Deus assim o disse!” (Alma 5:32.) Ele pregou a eles exaustivamente a respeito de seus pecados específicos e as consequências deles.

Gideão: Eles não estavam no mesmo estado pecaminoso que o povo de Zaraenla. Alma os ensinou a se arrependerem como uma maneira de demonstrar fé no Salvador, receber Seu poder, preparar-se para Sua vinda e preparar-se para fazer convênios (ver Alma 7:9–16).

Voltar-se para o Salvador

Zaraenla: Alma ensinou sobre Jesus Cristo como “o bom pastor [que] vos chama (…) em seu próprio nome” (Alma 5:38). Ele também ensinou sobre a vinda de Jesus Cristo, que viria “para tirar os pecados do mundo, sim, os pecados de todos os que creem firmemente em seu nome” (Alma 5:48).

Gideão: Alma se concentrou na “coisa mais importante” que qualquer outra: o Salvador Jesus Cristo e Sua missão de redimir a humanidade (Alma 7:7).

Alma ensinou a respeito das inúmeras coisas que o Salvador sofreria por nós: “dores e aflições e tentações”, “enfermidades”, “morte” (Alma 7:11–12). E Alma ensinou por que o Salvador padeceria essas coisas: “para que se lhe encham de misericórdia as entranhas, segundo a carne, para que saiba, segundo a carne, como socorrer [ou ajudar e prover alívio a] seu povo, de acordo com suas enfermidades”, e “tomar sobre si os pecados de seu povo, para apagar-lhes as transgressões” (Alma 7:12–13).

Esse é um ensinamento precioso. O Salvador sofreu tantas coisas para que pudesse ter perfeita compaixão por nós e saber como nos ajudar.

Imagem
paisagem urbana

Podemos ter alegria

Podemos relacionar a pregação de Alma em Zaraenla e Gideão a nós mesmos. Por exemplo:

  • Talvez precisemos ouvir mensagens diferentes em diferentes circunstâncias de nossa vida.

  • Não importa onde estejamos espiritualmente hoje, podemos sempre nos aproximar do Salvador, arrepender-nos e encontrar alegria.

  • Se estivermos espiritualmente preparados, podemos receber mais da palavra de Deus, inclusive verdades preciosas que nos ajudam a nos aproximar do Salvador.

No final, Alma teve alegria com ambos os povos. Em Zaraenla, “depois de ter passado por muita aflição e tristeza” (Alma 7:5), ele teve alegria porque eles se arrependeram. Em Gideão, ele teve alegria porque sabia que o povo tinha grande fé nas palavras que ele havia lhes ensinado sobre o Salvador (ver Alma 7:17) e deram “extrema diligência e atenção” a suas palavras (Alma 7:26).

Da próxima vez que os servos do Senhor se dirigirem a você, pense em que tipo de mensagem você precisa e está preparado para receber.

Nota

  1. A propósito, quando o anjo apareceu pela primeira vez a Alma e aos filhos de Mosias para que se arrependessem, foi exatamente isso que ele lhes disse que se lembrassem (ver Mosias 27:16).

Imprimir