Força dos Jovens
Quando coisas ruins acontecem com pessoas boas
Junho de 2024


“Quando coisas ruins acontecem com pessoas boas”, Força dos Jovens, junho de 2024.

Vem, e Segue-Me

Alma 8–14

Quando coisas ruins acontecem com pessoas boas

Há algo difícil acontecendo em sua vida ultimamente? Se sim, você está em boa companhia.

Imagem
rapaz caminhando na chuva

Ilustração: Camila Grey

Dois prisioneiros no Livro de Mórmon foram tratados de modo tão terrível que você talvez imagine — com base nesse tratamento — que eles eram o pior tipo de criminosos.

Esses prisioneiros foram amarrados e eram espancados diariamente por seus carcereiros. E, se isso não bastasse, eles foram até despidos de suas roupas e privados de comida e água. Qual foi o crime deles?

Alma e Amuleque estavam simplesmente tentando pregar o evangelho (como você vai aprender este mês no Vem, e Segue-Me, ao estudar Alma 8–14).

Confiar em Deus

As escrituras estão repletas de exemplos de coisas ruins acontecendo a pessoas boas. É claro que na vida moderna também é assim. Você provavelmente conhece e ama pessoas que se encaixam nessa mesma descrição.

O élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, descreveu essa realidade desta maneira:

“Para cada homem doente curado instantaneamente enquanto espera para entrar no tanque de Betesda, alguém passará 40 anos no deserto esperando para entrar na terra prometida. Para cada Néfi e Leí divinamente protegidos por uma chama de fogo que os envolve devido à sua fé, temos um Abinádi queimado em uma estaca de fogo flamejante devido à sua fé. (…)

A questão? A questão é que a fé significa confiar em Deus nos bons e maus momentos mesmo que isso inclua algum sofrimento até vermos Seu braço revelado em nossa vida”.

Às vezes, só precisamos aguentar um pouco mais!

Encontrar equilíbrio

Nesse relato específico das escrituras, as coisas milagrosamente acabaram dando certo para Alma e Amuleque. Eles foram fortalecidos para arrebentar as cordas e escaparam vivos quando a prisão ruiu e destruiu os carcereiros (ver Alma 14:26–29).

No entanto, apenas alguns capítulos antes, lemos sobre um líder justo, Gideão, que foi atacado e morto por defender sua fé (ver Alma 1:7–9). Por que resultados tão diferentes? Bem, na verdade, simplesmente não sabemos.

“Algumas injustiças não podem ser explicadas; injustiças inexplicáveis são revoltantes”, ensinou o élder Dale G. Renlund, do Quórum dos Doze Apóstolos. Ainda assim, sempre há esperança! O élder Renlund continua: “Jesus Cristo venceu o mundo e ‘absorveu’ toda injustiça. Por causa Dele, podemos ter paz neste mundo e bom ânimo. Se permitirmos, Jesus Cristo consagrará as injustiças para nosso benefício.”

Não importa em que situação nos encontremos, Jesus Cristo é a força — e a fonte da paz — para todos nós.

Imprimir