Para a Força dos Jovens
Faz a Tua Parte na Grande Obra do Senhor
Julho de 2024


“Faz a Tua Parte na Grande Obra do Senhor”, Para a Força dos Jovens, jul. 2024.

Faz a Tua Parte na Grande Obra do Senhor

Quando amas, partilhas e convidas, estás a ajudar o Senhor a trazer até Ele todas as almas preciosas.

Imagem
Jesus Cristo com os Nefitas

Christ Praying with the Nephites (Cristo a Orar com os Nefitas), de Casey Childs

O nosso Profeta, o Presidente Russell M. Nelson, tem ensinado que a grande coligação de Israel “é a coisa mais importante que está a acontecer na Terra, hoje em dia”. Ele disse: “Nada se compara em grandeza. Nada se compara em importância. Os missionários do Senhor — os Seus discípulos — estão envolvidos no maior desafio, na maior causa e na maior obra na Terra atualmente”.

Não é preciso seres designado missionário de proselitismo ou de serviço para participares neste trabalho. Há oportunidades por toda a parte para poderes amar, partilhar e convidar. Podes ajudar as pessoas a virem a Cristo — neste exato momento — ao demonstrares o teu amor, ao partilhares as tuas crenças e à medida que as convidas a juntarem-se a ti para sentir a alegria do evangelho.

Tu podes participar na grande obra do Senhor!

Começa por Amar

No Jardim do Getsémani e na cruz, Jesus Cristo tomou sobre Si os pecados do mundo e sofreu todas as mágoas, “dores e aflições e tentações de toda [a] espécie” (Alma 7:11). Isto “fez com que [Ele], […] o mais grandioso de todos, tremesse de dor e sangrasse por todos os poros” (Doutrina e Convénios 19:18). Graças à Sua Expiação e Ressurreição, Jesus Cristo possibilitou a salvação e a exaltação a todos.

Ao te voltares para o Salvador e ponderares sobre tudo o que Ele fez por ti, o teu coração encher-se-á de amor por Ele. Ele então voltará o teu coração para os outros. Ele pediu que os amasses (ver João 13:34–35) e que partilhasses o Seu evangelho com eles (ver Mateus 28:19; Marcos 16:15). Foi isto que Ele fez quando viveu na Terra. Ele partilhou a Sua vida e o Seu amor e convidou todos a virem até Ele.

Quando partilhares o evangelho, começa por amar. Ao te aproximares dos outros com amor — tendo em mente que eles são teus irmãos e irmãs e filhos amados do teu Pai Celestial — as oportunidades surgirão para partilhares o que sabes ser verdade.

Envolve-te Zelosamente e Partilha

Não há ninguém que tenha sido mais empenhado em partilhar o evangelho do que o Presidente M. Russell Ballard (1928–2023). Durante toda a sua vida, ele esteve zelosamente envolvido em partilhar com todos que a plenitude do evangelho de Jesus Cristo tinha sido restaurada através do Profeta Joseph Smith. Ele incentivou-nos a fazer o mesmo.

O Presidente Ballard ensinou que podemos partilhar o evangelho ao “ser bons [vizinhos], ao ser atenciosos e ao demonstrar amor”. Se fizermos isso “irradiaremos o evangelho através da nossa própria vida e irradiaremos as bênçãos que o evangelho tem para oferecer”. Também podes “prestar testemunho do que sabes, do que acreditas e do que sentes”. O Presidente Ballard ensinou: “Um testemunho puro […] pode ser levado, pelo poder do Espírito Santo, ao coração daqueles que estão abertos para o receber”.

O maior desejo do coração do Presidente Ballard era partilhar o evangelho restaurado de Jesus Cristo. Podes estar zelosamente envolvido — como ele esteve — em partilhar o evangelho tanto em palavras como em ações. Nunca se sabe quem está à procura da luz do evangelho, mas não sabe onde encontrá-la (ver Doutrina e Convénios 123:12).

Imagem
M. Russell Ballard e Quentin L. Cook

O Presidente M. Russell Ballard e o Elder Quentin L. Cook em Liverpool, Inglaterra, a 25 de outubro de 2021. Ambos serviram missão em Inglaterra.

Faz Convites Sinceros

Ao ajudares outras pessoas a virem a Cristo, podes convidá-las a sentir a alegria que o Salvador e o Seu evangelho proporcionam. Podes convidá-las a participar numa atividade, a ler o Livro de Mórmon ou a ouvir uma lição dos missionários. Também podes fazer um convite sincero para que elas participem na reunião sacramental contigo.

Frequentamos a reunião sacramental a cada semana para “[adorarmos] a Deus e [tomarmos] o sacramento em lembrança de Jesus Cristo e da Sua Expiação”. É uma ocasião especial para as pessoas sentirem o Espírito, aproximarem-se do Salvador e fortalecerem a sua fé n’Ele.

Ao procurares maneiras de amar, partilhar e convidar, tenta convidar familiares e amigos para assistirem à reunião sacramental contigo. Se eles aceitarem o teu convite e comparecerem, isto vai ajudá-los a progredir no caminho do batismo e da conversão. Creio, do fundo do coração, que terás um grande êxito se convidares as pessoas e as ajudares a reconhecer as bênçãos que podem receber ao assistirem à reunião sacramental contigo.

O Senhor Vai Guiar-te

Não se sabe quais serão os êxitos e os desafios que terás ao amar, partilhar e convidar. Os filhos de Mosias tiveram um grande êxito entre os lamanitas enquanto pregaram e ensinaram a palavra de Deus. Devido aos seus esforços, “milhares foram levados a conhecer o Senhor” e muitos “foram convertidos […] [e] nunca apostataram” (Alma 23:5–6).

Apesar da tua experiência nem sempre ser esta, o Senhor prometeu que vai ajudar-te porque cada alma é preciosa para Ele. Ao confiares no Senhor e te envolveres no Seu serviço, Ele vai guiar-te para saberes como partilhar o Seu evangelho com as pessoas, com amor, partilhando a tua vida e testemunho com elas e convidando-as a juntar-se a ti para O seguirem.

“Quão grande será [a tua] alegria” (Doutrina e Convénios 18:15) quando aproveitares as oportunidades à tua volta para ajudar o Senhor Jesus Cristo na Sua grande obra de trazer almas a Ele.

Notas

  1. Russell M. Nelson, “O Convénio Eterno”, Liahona, out. 2022, p. 9; adaptado para português europeu.

  2. M. Russell Ballard, conferência geral de abril de 2003 (Ensign ou Liahona, mai. 2003, p. 40; adaptado para português europeu).

  3. M. Russell Ballard, conferência geral de abril de 2003 (Liahona, mai. 2023, p. 107).

  4. Pregar [o] Meu Evangelho: Um Guia para [Partilhar] o Evangelho de Jesus Cristo (2023), p. 88; adaptado para português europeu.

  5. Ver Pregar [o] Meu Evangelho, p. 206.

Imprimir