2010–2019
Capacidade Espiritual
Conferência geral de outubro de 2019


Capacidade Espiritual

Como discípulos fieis de Jesus Cristo, podemos receber inspiração e revelação pessoal especialmente talhadas para nós e em consistência com os mandamentos de Deus.

Quando me preparava para sair de um acampamento das Moças, neste verão, uma doce jovem entregou-me um bilhete. Nele, ela perguntava: “Como é que posso saber que Deus me está a tentar dizer alguma coisa?”. Eu adoro a pergunta dela. As nossas almas anseiam por uma ligação com o nosso lar celestial. Queremos sentir-nos necessários e úteis. Mas, às vezes, lutamos para distinguir entre os nossos próprios pensamentos e as inspirações suaves do Espírito. Os profetas, antigos e modernos, ensinaram que “se algo convida e incentiva a fazer o bem, vem de Cristo”.1

O Presidente Russell M. Nelson estendeu um convite simples e poderoso: “Meus amados irmãos e irmãs, imploro que aumentem a vossa capacidade espiritual de receber revelação… Escolham fazer o trabalho espiritual necessário para desfrutar do dom do Espírito Santo e ouvir a voz do Espírito com mais frequência e de modo mais claro.”2

O meu desejo, nesta manhã, é falar-vos do coração, sobre quatro maneiras de aumentar a vossa capacidade espiritual para receber revelação.

1. De Forma Deliberada Arranjem Tempo e Espaço para Ouvir a Voz de Deus

Ao usarem o vosso arbítrio diariamente e dedicarem tempo para se aproximarem da voz de Deus, especialmente através do Livro de Mórmon, com o tempo, a Sua voz irá tornar-se mais clara e familiar.

Pelo contrário, as distrações e o ruído que invade o mundo, os nossos lares e a nossa vida, pode tornar muito difícil ouvir a voz Dele. Essas distrações podem ocupar tanto a nossa mente e coração, que acabamos por não ter espaço para os sussurros gentis do Espírito Santo.

O Profeta Joseph Smith ensinou que, na maioria das vezes, Deus revela-se a “indivíduos em particular, [nos] seus aposentos; no deserto ou nos campos, e geralmente sem barulho ou tumulto”.3

Satanás deseja separar-nos da voz de Deus, mantendo-nos longe desses lugares calmos. Se Deus fala em voz baixa e calma, temos de nos aproximar para O ouvir. Imaginem o que aconteceria se estivéssemos tão empenhados em permanecer ligados aos Céus como estamos em relação a permanecer ligados ao Wi-Fi! Escolham uma hora e um local e oiçam a voz de Deus, todos os dias. E sejam rigorosos em manter este compromisso sagrado, pois muito depende disso!

2. Agir sem Demora

Quando sentem a influência do Espírito Santo e depois agem em conformidade, o Senhor pode usar-vos como Seus instrumentos. Quanto mais agirem, mais familiar se tornará a voz do Espírito. Reconhecerão, com mais frequência, a orientação de Deus e que Ele está “disposto ... a revelar a Sua mente e vontade”.4 Caso se atrasem, poderão esquecer-se da inspiração ou perder a hipótese de ajudar alguém como instrumentos nas mãos de Deus.

3. Obtenham a Vossa Missão do Senhor

A oração que o Pai Celestial parece mais ansiar responder, é a do nosso apelo para sermos levados até alguém que precisa da nossa ajuda. O Presidente Eyring ensinou-nos a buscar revelação, perguntando a Deus quem é que nós podemos ajudar por Ele. “Se fizerem perguntas como esta, o Espírito Santo virá e sentirão um empurrãozinho em relação ao que podem fazer por outras pessoas. E quando fizerem essas coisas, estão em missão para o Senhor e quando estão em missão para o Senhor, qualificam-se para o dom do Espírito Santo”.5

Podem orar e pedir ao Senhor uma missão específica. Ao fazê-lo, Ele pode usar as vossas aptidões comuns, para realizar o Seu trabalho extraordinário.

Imagem
O avô da irmã Craig, Fritz Lundgren

O meu avô, Fritz Hjalmar Lundgren, emigrou da Suécia quando tinha 19 anos. Chegou à América, sozinho, com uma mala e seis anos de formação académica. Sem saber falar inglês, foi para Oregon onde trabalhou como lenhador, e, mais tarde, juntamente com a minha avó e a minha mãe, filiou-se à Igreja. Ele nunca presidiu nenhuma ala, mas, na qualidade de um Mestre familiar fiel, trouxe mais de 50 famílias de volta à atividade na Igreja. Como é que ele fez isto?

Depois da morte do meu avô, eu estava a passar em revista uma caixa de papéis dele e deparei-me com uma carta escrita por um homem que tinha voltado à igreja graças ao amor do meu avô. Na carta lemos: “Acredito que o segredo do irmão Fritz é que ele está sempre em missão para o Pai Celestial”.

Esta carta era do irmão Wayne Simonis. O meu avô visitou-o e conheceu todos os membros da sua família. No devido tempo, o meu avô disse-lhes que eles eram necessários e convidou-os a vir à igreja. Mas, naquele domingo, o irmão Simonis acordou com um dilema — ele não tinha terminado a reconstrução da sua casa e havia previsões de chuva para aquela semana. Ele decidiu que iria à igreja, cumprimentaria o meu avô, mas depois tinha de sair para terminar o telhado. O resto da sua família podia assistir à reunião sacramental sem ele.

O seu plano estava a funcionar lindamente, até que, no telhado, ouviu alguém a subir o escadote. Nas suas próprias palavras, ele diz: “Quando fui ver… no cimo do escadote estava o irmão Fritz. Ele, simplesmente, sorriu com aquele grande sorriso dele. No inicio, fiquei envergonhado e senti-me como uma criança que é apanhada a faltar à escola. Depois… senti raiva. [Mas, o irmão Fritz simplesmente] tirou o casaco e pendurou-o no escadote. Ao arregaçar as mangas da sua camisa branca, ele virou-se para mim e disse: ‘Irmão Simonis, tem mais algum martelo? Este trabalho deve ser muito importante, caso contrário o irmão não deixaria a sua família e, se for assim tão importante, então quero ajudá-lo’. Quando olhei para os seus olhos, só vi bondade e amor cristão. A minha raiva desapareceu… Deixei as minhas ferramentas naquele domingo e segui o meu bom amigo escadote abaixo e de volta para a capela”.

O meu avô tinha recebido a sua missão do Senhor, e ele sabia que devia procurar as ovelhas perdidas. Tal como aconteceu com aqueles quatro homens que carregaram o seu amigo paralítico pelo telhado, para que fosse curado por Jesus Cristo,6 assim também aconteceu com a missão do meu avô, que o conduziu até um telhado. O Senhor envia revelação para aqueles que procuram ajudar os outros.

4. Acreditar e Confiar

Recentemente, li nas escrituras acerca de um outro grande missionário que obteve a sua missão do Senhor. Aarão estava a ensinar o rei dos lamanitas, que lhe perguntou por que é que o irmão de Aarão, Amon, não tinha também vindo ensiná-lo. “E Aarão disse ao rei: Eis que o Espírito do Senhor o chamou para outro lugar”.7

O Espírito falou ao meu coração: cada um de nós tem uma missão diferente a cumprir, e às vezes o Espírito pode chamar-nos “para outro lugar”. Existem muitas maneiras de edificar o reino Deus como discípulos de Jesus Cristo, que fazem convénios e cumprem convénios. Como Seus discípulos fieis, podemos receber inspiração e revelação pessoal especialmente talhadas para nós e em consistência com os mandamentos de Deus. Temos missões e funções únicas para desempenhar na vida e receberemos orientação particular para as cumprir.

Néfi, o irmão de Jared, e até Moisés, todos tinham uma vasta extensão de água para atravessar — e cada um deles fê-lo de maneira diferente. Néfi trabalhou “madeiras de modo esmerado”.8 O irmão de Jared construiu barcos que foram “ajustados como um vaso”.9 E Moisés foi “pelo meio do mar em terra seca”.10

Cada um deles recebeu orientação personalizada, talhada para eles e cada um deles confiou e agiu. O Senhor está atento àqueles que obedecem e, nas palavras de Néfi: “[preparará] um caminho [para nós] pelo qual suas ordens possam ser cumpridas”.11 Notem que Néfi diz: “um caminho” — e não o caminho.

Será que perdemos ou descartamos missões pessoais do Senhor, porque Ele preparou “um caminho” diferente daquele que estávamos à espera?

O meu avô foi levado a um lugar incomum —- a um telhado, vestido de fato e gravata, num domingo. Confiem em Deus para vos guiar, mesmo que esse caminho seja diferente do que estavam à espera ou diferente dos demais.

Os Santos dos Últimos Dias têm muitas formas e tamanhos, mas “todos são iguais perante Deus” — “preto e branco, escravo e livre, homem e mulher”, solteiros e casados, ricos e pobres, jovens e velhos, membros há uma vida inteira e recém conversos.12 Não importa quem são ou as vossas circunstâncias, são convidados para a mesa do Senhor.13

À medida que buscar e fazer a vontade do Pai se tornar na cadência da vossa vida quotidiana, serão, naturalmente, levados a mudar e a arrepender-se.

O novo programa da Igreja para crianças e jovens é construído sobre os alicerces de aprender a obter revelação, de descobrir o que o Senhor gostaria que fizéssemos e depois agir nesse sentido. Cada um de nós, independentemente da idade ou circunstância, pode procurar, receber e agir. Ao seguirem este padrão eterno, ordenado para os nossos dias, aproximar-se-ão de Jesus Cristo — do Seu amor, da Sua luz, da Sua direção, da Sua paz, do Seu poder capacitador e de cura. E aumentarão a vossa capacidade espiritual de se tornarem um instrumento diário nas Suas mãos, para realizar a Sua grande obra. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Imprimir