Conferência Geral
Foquem-se em Jesus Cristo
Conferência geral de abril de 2023


Foquem-se em Jesus Cristo

O Senhor Jesus Cristo é a solução para os nossos problemas, mas devemos levantar os nossos olhos e elevar a nossa visão para O ver.

O meu pai costumava dizer-me: “Não te foques tanto nos teus problemas a ponto de não conseguires ver a solução”.

Testifico que o Senhor Jesus Cristo é a solução até para os nossos problemas mais difíceis. Ele superou, especificamente, quatro problemas que todos nós temos de enfrentar e que nenhum de nós consegue resolver sozinho.

  1. O primeiro problema é a morte física. Podemos tentar atrasá-la ou ignorá-la, mas não conseguimos ultrapassá-la por nós próprios. Jesus Cristo, porém, venceu a morte por nós, e consequentemente, todos iremos ressuscitar um dia.1

  2. O segundo problema inclui as tribulações, experiências difíceis, tristezas, dores e injustiças deste mundo. Jesus Cristo venceu tudo isto. Para aqueles que se esforçam por segui-Lo, Ele um dia “enxugará toda a lágrima” e fará com que as coisas voltem a ser perfeitas.2 Entretanto, Ele pode fortalecer-nos para que passemos pelas nossas provações com confiança, bom ânimo e paz.3

  3. O terceiro problema é a morte espiritual decorrente do pecado. Jesus Cristo venceu este problema assumindo “o castigo que nos traz a paz”.4 Em virtude do Seu sacrifício expiatório, podemos ser libertados das consequências dos nossos pecados se tivermos fé no Salvador, nos arrependermos sinceramente, aceitarmos o convénio que o Pai nos oferece através de ordenanças essenciais, como o batismo, e se perseverarmos até ao fim.5

  4. O quarto problema é a nossa natureza limitada e imperfeita. Jesus Cristo também tem a solução para este problema. Ele não se limita a apagar os nossos erros e a tornar-nos novamente inocentes. Ele pode efetuar “uma vigorosa mudança [nos nossos corações], de modo que não temos mais disposição para praticar o mal, mas, sim, de fazer o bem continuamente”.6 Podemos ser aperfeiçoados pela graça de Cristo e um dia ser como Ele.7

Infelizmente, são demasiadas as vezes em que nos concentramos tanto nos nossos próprios problemas que perdemos o foco da solução, o nosso Salvador Jesus Cristo. Como é que podemos evitar este erro? Creio que a resposta reside nos convénios que somos convidados a fazer com Ele e com o nosso Pai Celestial.

Focarmo-nos em Jesus Cristo através dos Convénios

Os nossos convénios ajudam-nos a focar a nossa atenção, os nossos pensamentos e as nossas ações em Cristo. Ao “[nos apegarmos] aos convénios [que fizemos]”, podemos mais facilmente identificar “as coisas deste mundo” que devemos “deixar” e “as coisas de um [mundo] melhor” que devemos procurar diligentemente.8

Foi isso que o povo de Amon fez no Livro de Mórmon. Quando souberam de Jesus Cristo e começaram a focar as suas vidas Nele, reconheceram que deviam enterrar as suas armas de guerra e tornaram-se perfeitamente honestos e “distinguiram[-se] [pelo] seu zelo para com Deus”.9

Guardar convénios leva-nos a procurar tudo o que convida à influência do Espírito e a rejeitar tudo o que o afasta — “pois sabemos que se formos dignos da companhia do Espírito Santo, também seremos dignos de viver na presença do Pai Celestial e [do Seu Filho], Jesus Cristo”.10 Isto pode significar que temos de mudar o nosso vocabulário e passar a usar palavras mais amáveis. Pode significar substituir hábitos espiritualmente pouco saudáveis por novos hábitos que fortaleçam a nossa relação com o Senhor, tal como a oração diária e o estudo das escrituras, individualmente e em família.

O Presidente Russell M. Nelson disse que “cada pessoa que faz convénios na pia batismal e no templo — e os guarda — tem um maior acesso ao poder de Jesus Cristo. (…)

A recompensa, por guardarmos os convénios com Deus, é o poder celestial — poder este que nos fortalece, para conseguirmos resistir melhor às nossas provações, tentações e sofrimentos”.11

Renovar os nossos convénios durante o sacramento todos os domingos é uma grande oportunidade para nos auto-examinarmos12 e recentrarmos a nossa vida em Jesus Cristo. Ao participarmos no sacramento, declaramos que “[nos recordamos] sempre dele”.13 A palavra sempre é tão significativa. Estende a influência do Salvador em todas as áreas da nossa vida. Não nos lembramos Dele apenas na igreja ou durante as nossas orações matinais ou só quando estamos em apuros e precisamos de algo.

Sim, por vezes distraímo-nos. Esquecemo-nos. Perdemos o nosso foco. Mas, renovar os nossos convénios significa que queremos recordar sempre o Salvador, que assim o tentaremos fazer durante toda a semana, e que voltaremos a focar-nos e a assumir os nosso compromissos com Ele na mesa do sacramento na semana seguinte.

Focarmo-nos em Jesus Cristo nos Nossos Lares

Focarmo-nos em Jesus Cristo deve ser, claramente, mais do que uma atividade dominical, na igreja. Quando o Presidente Nelson apresentou o “Vem e Segue-me” em 2018, disse: “Está na hora de uma Igreja centrada no lar”.14 Ele disse que deveríamos “transformar [o nosso] lar num santuário de fé” e “um centro de aprendizagem do Evangelho”. E ele fez-nos quatro promessas maravilhosas caso o fizermos.15

A primeira promessa: “Os vossos dias do Senhor serão deleitosos”. Tornar-se-á um dia em que nos aproximaremos do nosso Salvador. Como disse uma jovem do Peru: “O dia do Senhor é o dia em que obtenho mais respostas do Senhor”.

A segunda promessa: “Os vossos filhos terão entusiasmo em aprender e em viver os ensinamentos do Salvador”. É por isso que “falamos de Cristo, regozijamo-nos em Cristo, pregamos a Cristo, (…) para que [os] nossos filhos saibam em que fonte procurar a remissão [dos] seus pecados”.16

Fazemos isto para que um dia, quando o nosso filho sair para o trabalho ou para caminhar nas montanhas ou para caçar animais na floresta, como fez Enos, ele se lembre do que lhe ensinámos sobre Cristo e sobre a alegria de viver o evangelho. E quem sabe? Talvez este seja o dia em que ele, finalmente, irá sentir a fome espiritual que o fará voltar-se para Jesus Cristo, para que possa ouvir a voz do Senhor a dizer-lhe: “Perdoados são os teus pecados, e tu serás abençoado”.17.

A terceira promessa: “A influência do adversário na vossa vida e no vosso lar irá diminuir”. Porquê? Porque quanto mais nos focamos em Jesus Cristo, mais o pecado perde a sua atração.18 À medida que os nossos lares são preenchidos com a luz do Salvador, há cada vez menos espaço para as trevas do adversário.

A quarta promessa: “As mudanças na vossa família serão dramáticas e duradouras”. Porquê? Porque a mudança que Jesus Cristo traz é “uma grande transformação”.19 Ele muda a nossa própria natureza; tornamo-nos “novas criaturas”.20 Tornamo-nos gradualmente mais como o Salvador, cheios do Seu puro amor por todos os filhos de Deus.

Quem é que não iria querer que estas promessas fossem cumpridas na sua vida e na sua família? O que é que precisamos de fazer para obtê-las? A resposta é transformar os nossos lares num santuário de fé e num centro de aprendizagem do Evangelho. E como é que o fazemos? Focando-nos no Pai Celestial e em Jesus Cristo, fazendo deles o centro da nossa vida familiar, a influência mais importante no nosso lar.

Posso sugerir-vos que comecem por fazer das palavras de Cristo, encontradas nas escrituras, uma parte diária da vossa vida? Não existe uma fórmula prescrita para o estudo perfeito das escrituras. Pode ser 5 ou 10 minutos por dia — ou mais, se conseguirem. Pode ser um capítulo ou alguns versículos por dia. Algumas famílias preferem estudar de manhã, antes de ir para a escola ou para o trabalho. Outras preferem ler à noite, antes de se deitar. Alguns casais jovens já me disseram que estudam individualmente a caminho do trabalho e depois partilham os seus conhecimentos um com o outro através de mensagens de texto, pelo que os seus comentários e debates ficam registados.

O programa Vem, e Segue-Me tem muitas sugestões de atividades e recursos que podem ajudar os indivíduos e as famílias a aprender os princípios do evangelho a partir das escrituras. Os vídeos da Bíblia e os vídeos do Livro de Mórmon também podem ser ferramentas preciosas para tornar as escrituras mais acessíveis à vossa família. Jovens e crianças são muitas vezes inspirados pelas histórias memoráveis das escrituras. Estas histórias, e os princípios do evangelho que ensinam, irão permanecer com os vossos filhos, como amigos de confiança, quando estes precisarem de bons exemplos de serviço, virtude, obediência, paciência, perseverança, revelação pessoal, caridade, humildade e fé em Jesus Cristo. Com o tempo, a vossa consistência em banquetear-se com a palavra de Deus irá ajudar os vossos filhos a aproximar-se, cada vez mais, do Salvador. Eles passarão a conhecê-Lo como nunca antes.

O Senhor Jesus Cristo vive. Ele pode ser uma presença ativa e diária nas nossas vidas. Ele é a solução para os nossos problemas, mas temos de levantar os nossos olhos e elevar a nossa visão para O poder ver. Ele disse: “Buscai-me em cada pensamento; não duvideis, não temais”.21 À medida que nos focamos Nele e no nosso Pai Celestial, fazemos e guardamos convénios com Eles, e fazemos Deles a influência mais importante no nosso lar e na nossa família, tornar-nos-emos no tipo de pessoas que o Presidente Nelson visionou: “Um povo capaz, pronto e digno de receber o Senhor quando Ele voltar; um povo que já escolheu Jesus Cristo em detrimento deste mundo decaído; um povo que se regozija no seu arbítrio para viver as mais elevadas e sagradas leis de Jesus Cristo”.22 Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Imprimir