Conferência Geral
Fixar a Mente Neste Pensamento de Jesus Cristo
Conferência geral de abril de 2023


Fixar a Mente Neste Pensamento de Jesus Cristo

À medida que continuarem a fixar-se atentamente ao pensamento de Jesus Cristo, prometo-vos não só orientação celestial, mas também poder celestial.

Nesta bela época da Páscoa, faço eco à oração deste poderoso hino: “Jeová, Sê Nosso Guia”.1

No Livro de Mórmon, uma história notável fala de um jovem de uma família importante, chamado Alma, que as escrituras descrevem como sendo um incrédulo idólatra.2 Ele era eloquente e convincente, usando a lisonja para persuadir os outros a segui-lo. Surpreendentemente, um anjo apareceu a Alma e aos seus amigos. Alma caiu por terra e estava tão fraco que foi carregado inerte para a casa do seu pai. Ele permaneceu num aparente estado de coma durante três dias.3 Mais tarde, explicou que, embora parecesse inconsciente às pessoas ao seu redor, a sua mente estava muito ativa enquanto a sua alma sofria, a pensar na sua vida de desrespeito pelos mandamentos de Deus. Ele descreveu que a sua mente estava “[perturbada] pela lembrança de tantos pecados”,4 e “[atormentada] com as penas do inferno”.5

No profundo desespero, lembrou-se de ter sido ensinado na sua juventude sobre “a vinda de um Jesus Cristo, um Filho de Deus, para expiar os pecados do mundo”.6 Em seguida, fez esta declaração fascinante: “Tendo fixado a mente [neste] pensamento, clamei [no] meu coração: Ó Jesus, tu que és Filho de Deus, tem misericórdia de mim”.7 Ao apelar ao poder divino do Salvador, algo milagroso aconteceu: “Quando pensei isto”, disse ele, “já não me lembrei [das] minhas dores”.8 De repente, ele sentiu paz e luz. “Nada pode haver tão belo e doce como o foi [a] minha alegria”,9 declarou.

Alma “fixou-se” à verdade de Jesus Cristo. Se estivéssemos a usar a palavra “fixou-se” no sentido físico, poderíamos dizer: “Ele fixou-se à grade de proteção no momento em que estava a cair”, o que significa que ele estendeu a mão subitamente e agarrou-se com firmeza a algo que estava solidamente cimentado num local seguro.

No caso de Alma, foi a mente que estendeu a mão e segurou-se a esta verdade poderosa do sacrifício expiatório de Jesus Cristo. Por agir com fé nesta verdade, e pelo poder e graça de Deus, ele foi resgatado do desespero e encheu-se de esperança.

Embora as nossas experiências possam não ser tão dramáticas como a de Alma, são de igual forma eternamente significativas. Tendo também “fixado a [nossa] mente [neste] pensamento” de Jesus Cristo e do Seu misericordioso sacrifício, a nossa alma sentiu a luz e a alegria que daí resultam.

Fixar-se ao Pensamento de Jesus Cristo

Nesta época da Páscoa, a minha oração é que, de forma mais consciente, possamos moldar, fortalecer e segurar este pensamento preponderante de Jesus Cristo nas câmaras da nossa alma,10 permitindo que este flua avidamente à nossa mente, para guiar-nos no que pensamos e fazemos e trazer-nos continuamente a doce alegria do amor do Salvador.11

Preencher a nossa mente com o poder de Jesus Cristo não significa que Ele é o único pensamento que temos. Mas significa que todos os nossos pensamentos estão circunscritos no Seu amor, na Sua vida e ensinamentos, e no Seu sacrifício expiatório e gloriosa Ressurreição. Jesus nunca está esquecido num canto, porque os nossos pensamentos sobre Ele estão sempre presentes e tudo em nós leva-nos a “[louvar] a Deus”.12 Oramos e ensaiamos na nossa mente experiências que nos aproximaram Dele. Acolhemos na nossa mente imagens divinas, escrituras sagradas e hinos inspirados para servir de almofada suave aos incontáveis pensamentos diários que invadem as nossas vidas ocupadas. O nosso amor por Ele não nos protege da tristeza e do sofrimento nesta vida mortal, mas permite que enfrentemos os desafios com uma força muito maior do que a nossa.

“Só por em ti, Jesus, pensar,

Sinto-me encher de amor;

Oh, quanto anseio contemplar

Teu rosto, bom Senhor!”.13

Lembremo-nos que somos filhos espirituais do Pai Celestial. Tal como explica o Apóstolo Paulo, somos a “geração de Deus”.14 Vivemos com a nossa própria identidade individual muito antes de vir à Terra. O nosso Pai criou um plano perfeito para virmos à Terra, aprendermos e voltarmos a Ele. Ele enviou o Seu Filho Amado para que, através do poder da Sua infinita Expiação e Ressurreição, possamos viver para além da morte; e, quando estamos dispostos a exercer fé Nele e a arrepender-nos dos nossos pecados,15 somos perdoados e recebemos a esperança da vida eterna.16

Dar Atenção Excecional à Nossa Mente e Espírito

Nesta vida mortal, a nossa mente e espírito precisam de atenção excecional.17 A nossa mente permite-nos viver, escolher e discernir o bem e o mal.18 O nosso espírito recebe o testemunho confirmador de que Deus é o nosso Pai, que Jesus Cristo é o Filho de Deus e que os Seus ensinamentos são o nosso guia para a felicidade aqui e a vida eterna para além da morte.

A mente de Alma fixou-se a este pensamento de Jesus Cristo. Isso mudou a vida dele. A conferência geral é uma altura para compreender o que o Senhor deseja que façamos e nos tornemos. É também uma altura para refletir sobre o nosso progresso. As minhas designações têm-me levado pelo mundo inteiro e tenho observado um aumento de poder espiritual nos membros da Igreja que são retos e devotos.

Há cinco anos, foi-nos solicitado colocar o Salvador com maior proeminência em tudo o que fazemos, ao usar o verdadeiro nome d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.19 Estamos a pronunciar o Seu nome com mais fervor.

Há quatro anos, ao reduzir o tempo da nossa reunião sacramental, aumentamos o nosso foco em tomar o sacramento do Senhor. Estamos a pensar mais em Jesus Cristo e estamos mais determinados na nossa promessa de nos lembrarmos sempre dele.20

Com o isolamento da pandemia mundial e com a ajuda do manual Vem, e Segue-Me, os ensinamentos do Salvador ganharam maior destaque nos nossos lares, ajudando-nos assim a adorar ao Senhor durante a semana.

Ao seguirmos o conselho do Presidente Russell M. Nelson de “ouvi-Lo”,21 estamos a refinar a nossa capacidade de reconhecer os sussurros do Espírito Santo e de ver a mão do Senhor na nossa vida.

À medida que dezenas de templos são anunciados e acabam de ser construídos, estamos a entrar com mais regularidade na casa do Senhor e a receber as Suas bênçãos prometidas. Estamos a sentir, de forma mais poderosa, a beleza transcendente do nosso Salvador e Redentor.

O Presidente Nelson disse: “Não há nada de fácil ou automático no que diz respeito a [tornar-se] um discípulo poderoso. O nosso foco deve estar, firmemente, cravado no Salvador e no Seu evangelho. É necessário muito esforço mental para buscar o Salvador em cada pensamento”.22

Ao focarmos a atenção em Jesus Cristo, vemos tudo ao redor através do nosso amor por Ele, enquanto estamos presentes. As distrações menos importantes desvanecem-se e removemos as coisas que não estão de acordo com a Sua luz e caráter. À medida que continuarem a fixar-se atentamente a este pensamento de Jesus Cristo, confiarem Nele e guardarem os Seus mandamentos, prometo-vos não só orientação celestial, mas também poder celestial — poder esse que traz força aos vossos convénios, paz às vossas dificuldades e alegria às vossas bênçãos.

Lembrar-nos de Jesus Cristo

Há algumas semanas, eu e a Kathy visitámos a casa de Matt e Sarah Johnson. Na parede, havia uma bela fotografia da sua família, uma linda imagem do Salvador e uma gravura do templo.

As suas quatro filhas, Maddy, Ruby, Claire e June, falaram alegremente sobre o quanto amavam a mãe.

Durante mais de um ano, Sarah fez agendamentos regulares aos sábados para frequentarem o templo em família, para que as meninas pudessem participar nos batismos pelos seus antepassados.

Em novembro do ano passado, Sarah fez um agendamento familiar no templo para a última semana de dezembro, numa quinta-feira, em vez de ser no sábado. “Espero que não te importes”, disse ela ao Matt.

Sarah tinha sido diagnosticada com cancro, mas os médicos estimavam que ela vivesse mais dois ou três anos. Durante uma reunião sacramental, Sarah tinha prestado um poderoso testemunho onde disse que, acontecesse o que acontecesse, ela amava o Salvador de todo o coração e que “a vitória já tinha sido conquistada” por Ele. À medida que dezembro avançava, inesperadamente, a saúde de Sarah piorou rapidamente e ela foi internada no hospital. No início da manhã de quinta-feira, dia 29 de dezembro, ela silenciosamente terminou a mortalidade. Matt esteve ao lado dela durante toda a noite.

Com o coração partido e completamente exausto física e emocionalmente, ele chegou triste a casa com as filhas. Ao olhar para o telefone, Matt reparou na notificação do agendamento incomum de quinta-feira, no templo, que Sarah tinha agendado para mais tarde, naquele dia. Matt disse: “Quando vi, o meu primeiro pensamento foi que não ia dar para ir”.

Mas, depois, a mente de Matt fixou-se neste pensamento: “O Salvador vive. Não há lugar em que gostaríamos mais de estar como família do que na Sua casa sagrada”.

Imagem
A família Johnson

Matt, Maddy, Ruby, Claire e June chegaram ao templo para o agendamento que Sarah tinha feito para eles. Com lágrimas a escorrer pelo rosto, Matt realizou os batismos com as suas filhas. Eles sentiram profundamente o amor e o vínculo eterno que tinham com Sarah, e sentiram o imenso amor e a reconfortante paz do Salvador. Matt partilhou com ternura: “Embora sinta profunda tristeza e dor, estou a gritar de alegria por conhecer o maravilhoso plano de salvação do meu Pai”.

Nesta época da Páscoa, testifico da verdade completa e absoluta do incomparável sacrifício expiatório do Salvador e da Sua gloriosa Ressurreição. À medida que a vossa mente permanece firme e para sempre fixa neste pensamento de Jesus Cristo, e à medida que continuam a focar a vossa vida mais plenamente no Salvador, prometo-vos que sentireis a Sua esperança, a Sua paz e o Seu amor. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Notas

  1. “Jeová, Sê Nosso Guia”, Hinos, n.º 40.

  2. Ver Mosias 27:8.

  3. Ver Alma 36:10.

  4. Alma 36:17.

  5. Alma 36:12.

  6. Alma 36:17.

  7. Alma 36:18. Na versão em inglês do Livro de Mórmon, a expressão ter “fixado a mente” é a mesma da escritura usada para referir-se àqueles que se “[agarravam] à extremidade da barra de ferro” (1 Néfi 8:24, 30).

  8. Alma 36:19.

  9. Alma 36:21.

  10. “A maior batalha da vida é travada dentro das câmaras silenciosas da vossa própria alma” (David O. McKay, em Conference Report, abr. de 1967, p. 84).

  11. “Os [pensamentos] são responsáveis por toda as ações. Os nossos pensamentos são o quadro de distribuição, o painel de controlo que governa as nossas ações” (Boyd K. Packer, That All May Be Edified [1982], p. 33).

    O Presidente Dallin H. Oaks ensinou: “Podemos reprimir os desejos maus e substituí-los por desejos retos. Isto envolve educação e prática. O Presidente Joseph F. Smith ensinou que ‘educar (…) os nossos desejos é duma importância profunda’” (Pure in Heart [1988], p. 149).

  12. “Louvai a Deus”, Hinos, n.º 34.

  13. “Só por em Ti, Jesus, Pensar”, Hinos, n.º 84.

  14. Atos 17:29.

  15. Ver Doutrina e Convénios 58:42-43.

  16. Ver Doutrina e Convénios 14:7.

  17. “Ninguém há, a não ser Deus, que conheça [os] teus pensamentos e os intentos [do] teu coração” (Doutrina e Convénios 6:16).

  18. “O homem bom do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca” (Lucas 6:45).

  19. Ver Russell M. Nelson, “O Nome Correto da Igreja”, Conferência Geral, out. de 2018.

  20. O nosso convénio semanal na oração sacramental é de que vamos “recordá-Lo sempre” (Moróni 4:3; Doutrina e Convénios 20:77). O Livro de Mórmon encoraja-nos a usar a palavra duas vezes, uma após a outra: “lembrai-vos, lembrai-vos” (Mosias 2:41; Alma 37:13; Helamã 5:9). A lembrança espiritual vem através do poder do Espírito Santo: “Esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito” (João 14:26).

  21. Russell M. Nelson, “Ouve-O”, Conferência Geral, abr. de 2020.

  22. Russell M. Nelson, “Invocar o Poder de Jesus Cristo na Nossa Vida”, Liahona, maio de 2017, p. 41. O Presidente Nelson também disse: “A alegria que sentimos tem pouco a ver com as circunstâncias [da] nossa vida e tem tudo a ver com o [foco da] nossa vida” (“Alegria e Sobrevivência Espiritual”, Liahona, nov. de 2016, p. 82).

Imprimir