2020
Como uma tigela de kintsugi
Abril de 2020


MENSAGEM DO LÍDER LOCAL DO SACERDÓCIO

Como uma tigela de kintsugi

“O toque mágico do Mestre, que demonstrou Seu infinito amor e desdobrou Seu poder redentor imensurável, a remendar figurativamente cada área de ruptura de meu coração, mente e alma com sua ‘laca dourada de amor’ e fazer com que eu me tornasse um pedaço de cerâmica muito mais valioso — as próprias cicatrizes das quais vieram daquela ‘experiência e [sendo] para [meu] bem.’”

Recentemente aprendi a respeito de uma forma de arte japonesa chamada Kintsugi, que significa literalmente “emenda de ouro”, que consiste em consertar a cerâmica quebrada, remendar as áreas de ruptura com laca polvilhada ou misturada com ouro em pó. Uma vez concluídas, belas costuras de ouro tornam-se visíveis nas rachaduras reparadas, dando uma aparência única a cada peça reparada. Esse método incorpora as fraturas do vaso — em vez de escondê-las ou disfarçá-las. De fato, o Kintsugi geralmente faz a peça emendada parecer ainda mais bonita do que a original, renovando-a com uma nova aparência e dando-lhe uma segunda vida.

Ao refletir sobre isso, percebi que era o que o Senhor estava a fazer comigo. Há muitos anos, eu estava numa situação em que me vi, como escrito em Salmos 31:12, “um vaso quebrado”. Depois de ter tentado repetidamente em vão salvar um relacionamento que eu achava ser idílico, mas realmente mergulhado em mal-entendidos e complicações, eu estava emocional, mental e espiritualmente “quebrado”. Era como se a própria coisa em que eu centralizava toda a minha energia tivesse desaparecido subitamente. Era somente eu que sobrava — sobrecarregado em meus estudos médicos com os exames que se aproximavam. Eu não tinha a mente e a força para prosseguir com um desafio tão difícil — um aluno enfraquecido como estava naquela época. A única coisa que eu podia fazer era apegar-me à pequena chama de fé que começara a arder dentro de mim, encontrar paz na leitura do conjunto de escrituras que acabara de ser dado a mim.

E então ocorreu o toque mágico do Mestre, que demonstrou seu infinito amor e desdobrou seu poder Redentor imensurável. Figurativamente consertar cada área de meu coração, mente e alma com sua “laca de ouro de amor” e resultar em mim tornando-me um “pedaço de cerâmica muito mais valioso” — as próprias cicatrizes das quais vieram daquela “experiência e [sendo] para [meu] bem”.1 Ao longo desse processo de reparo, o Senhor operou em mim e resultou em minha descoberta do livro de Mórmon, depois de passar pela dolorosa — mas ao mesmo tempo alegre — processo de arrependimento e, mais tarde, receber as santas ordenanças do evangelho restaurado de Jesus Cristo.

Valorizar o Poder da Expiação

Toda época de Páscoa, minha família e eu temos uma tradição, onde assistimos a vídeos produzidos pela Igreja apresentando os últimos dias do ministério mortal do Senhor até a manhã da Sua ressurreição suprema. Toda vez que os vejo, fico assombrado com o quanto o Senhor Jesus Cristo ama-me e ama a toda humanidade, que voluntariamente submeteu a Sua vontade à de Seu Pai, sendo — como o Élder Jeffrey R. Holland do Quórum dos doze apóstolos ensinou — “cordeiro sacrificial oferecido em expiação pelos pecados e tristezas de um mundo decaído e de todo o povo decaído nele.”2 O Élder Holland ensinou: “É apenas um apreço por esse amor divino que fará com que nosso próprio sofrimento menor seja primeiro suportável, depois compreensível, e finalmente redentor”.3 É esse amor que me mantém impulsionado em meu desejo de agradar ao Pai Celestial e ao Senhor Jesus Cristo, permanecendo no caminho do meu convênio de arrependimento contínuo e seguindo em frente com perdão pelos outros.

O Poder do Arrependimento e do Perdão

Após Sua ressurreição, Jesus visitou os nefitas e disse: “não me oferecereis mais o derramamento de sangue. …

E oferecer-me-eis como sacrifício um coração quebrantado e um espírito contrito. E todo aquele que a mim vier com um coração quebrantado e um espírito contrito, eu batizarei com fogo e com o Espírito Santo. …

Portanto, arrependei-vos … e salvai-vos.”4

Por mais poderosa que seja essa promessa, “muitas pessoas consideram o arrependimento como punição — algo a ser evitado … mas esse sentimento de ser penalizado é gerado por Satanás. Ele tenta impedir-nos de buscar Jesus Cristo, que está de braços abertos, esperando e disposto a curar, perdoar, limpar, fortalecer, purificar e santificar-nos.”5

Há alguns anos, um amigo da Igreja se aproximou de mim como seu líder do sacerdócio e confessou um pecado grave. Isso durara muitos anos e estava envolto em todas as mentiras que ele havia dito a mim e a muitos outros líderes do sacerdócio. Primeiro senti um grande sentimento de desespero, provavelmente concentrando-me demais na sua traição de confiança. Mas meu coração foi amolecido no domingo seguinte. Enquanto estava sentado no púlpito durante a ordenança sacramental, fui inspirado a ler as três parábolas do capítulo 15 de Lucas, que se expandem na alegria que o Pai Celestial sente por uma alma que se arrepende. Como eu poderia ficar aborrecido ou sentir desespero por meu amigo enquanto o próprio Senhor certamente sente alegria, assim como o pai do filho pródigo? Fui gentilmente lembrado de que “de [mim] é exigido que perdoeis a todos os homens”.6 Essa visão me tornou humilde e, quando comecei a perdoar, um sentimento indescritível de paz e gratidão envolvia todo o meu corpo.

Durante o processo difícil, mas alegre de arrependimento e perdão, o Élder Holland nos aconselha: “Nunca percam a fé no Pai Celestial, que nos ama mais do que podemos compreender. … Busque fielmente as práticas de devocional comprovadas pelo tempo que trazem o Espírito do Senhor para nossa vida. … Tomem o sacramento todas as semanas e apeguem-se às promessas aperfeiçoadoras da expiação de Jesus Cristo.”7

Convite

Convido a cada um de nós a arrepender-se, a ser convertido e a tornar-se mais cristão. O Presidente Russell M. Nelson disse: “quando Jesus pede que você e eu nos ‘arrependamos’, ele está a convidar-nos a mudar a nossa mente, nosso conhecimento, nosso espírito — até mesmo a maneira como respiramos. Ele está a pedir-nos que mudemos o modo como amamos, pensamos, servimos, gastamos nosso tempo, tratamos nossas esposas, ensinamos nossos filhos e até cuidamos de nosso corpo.”8

Que possamos nesta época de Páscoa — ao nos lembrarmos da agonia do Senhor em Getsêmani, Sua morte na cruz e Sua gloriosa ressurreição — renovar nosso compromisso de arrepender-nos diariamente e perdoar aos outros. Ao fazer isso, não importa o quanto sejamos “quebrados”, permitiremos que o Senhor nos conserte com o cimento dourado do sangue de Cristo e que nos tornemos como uma tigela de Kintsugi de muito mais valor. Então teremos acesso à pureza, que nos fará “poderosas ferramentas nas mãos de Deus [e] capacitar-nos para ajudar na coligação de Israel”.9

Ifanomezana Rasolondraibe foi chamado como Setenta de Área em abril de 2019. Atualmente ele trabalha como médico para o Ministério da Economia e Finanças de Madagascar. É casado com Felambolafotsy Cardiss Keithy Suman Ratsitobaina; eles têm três filhos. O Élder e a Irmã Rasolondraibe residem em Antananarivo, Madagascar.

Notas

  1. Ver Doutrina e Convênios 122:7.

  2. Jeffrey R. Holland, “Eis aqui o Cordeiro de Deus”, Liahona, maio de 2019, 44.

  3. Jeffrey R. Holland, “Como um Vaso Quebrado”, A Liahona, nov. de 2013, 40.

  4. 3 Néfi 9:19–22.

  5. Russell M. Nelson, “Podemos agir melhor e ser melhores”, Liahona, maio de 2019, 67.

  6. Doutrina e Convênios 64:10.

  7. Jeffrey R. Holland, “Como um Vaso Quebrado”, 40–41.

  8. Russell M. Nelson, “Podemos agir melhor e ser melhores”, 67.

  9. Russell M. Nelson, “Podemos agir melhor e ser melhores”, 68.