2021
A incomparável dádiva do divino Filho de Deus
Dezembro de 2021


A incomparável dádiva dodivino Filho de Deus

O Pai Celestial nos deu a dádiva de Seu Filho, cuja vida e missão nos proporcionaram muitas outras dádivas preciosas.

Imagem
painting of Nativity

The Nativity, de N. C. Wyeth

Quando o Tabernáculo de Salt Lake foi reformado, sua rededicação aconteceu durante a sessão da tarde de sábado da Conferência Geral de Abril de 2007. Durante aquela sessão, tive uma experiência que me ajudou a compreender, de modo pequeno, o amor que nosso Pai Celestial tem por Seu Filho, Jesus Cristo.

Satomi, nossa segunda filha, estava servindo na Missão da Praça do Templo em Salt Lake. Eu sabia que as missionárias que serviam na Praça do Templo estariam no Tabernáculo para a sessão da tarde, sentadas no pavimento principal. Havia um lugar reservado para mim no mezanino e, por isso, eu esperava ser possível ver minha filha.

Pouco antes de a sessão começar, uma porta se abriu e um grupo de missionárias entrou no recinto. Vi que minha filha e sua companheira estavam no grupo. Elas foram levadas até seus lugares. Então, Satomi olhou em direção ao mezanino. Ela me viu e disse algo. Pude ver lágrimas em seus olhos. Sua companheira colocou o braço no ombro de Satomi e a consolou.

Não pude ouvir o que minha filha disse, mas entendi a palavra: “Pai”. Aquela palavra me fez pensar na infância de Satomi e em seus dias escolares. Lembrei-me de seu desejo de servir a Deus, fazer Sua vontade, servir a Ele como missionária. Logo, eu também estava chorando. Ali estava minha filha, e eu estava muito feliz com ela.

O amor do Pai pelo Filho

Naquele exato momento, pensei nos sentimentos de nosso Pai por Seu Filho enquanto Jesus Cristo sofria no Getsêmani. O Pai Celestial talvez tenha chorado quando ouviu a oração de Seu Filho: “Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; porém não seja o que eu quero, mas o que tu queres” (Marcos 14:36).

“E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia.

E posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor fez-se como grandes gotas de sangue, que corriam até o chão” (Lucas 22:43–44).

Nosso Salvador realizou Sua Expiação ao sofrer no Jardim do Getsêmani, morrer na cruz e ressuscitar. Sou tão grato em saber que, em virtude de Seu grande amor por Seu Pai e por nós, Jesus Cristo fez a vontade do Pai.

Dádivas recebidas

Nesta época de Natal, temos muitas oportunidades de pensar em nosso Salvador, Jesus Cristo. Que dádivas recebemos graças a Ele? Que dádivas ainda receberemos? Podemos encontrar as respostas nas escrituras, no documento “O Cristo Vivo” e por meio de revelação pessoal.

Imagem
painting of Christ in Gethsemane

O próprio Senhor é uma dádiva de nosso Pai Celestial para nós. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

Jesus Cristo disse: “Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (João 10:11). Ele também disse: “Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Marcos 10:45; ver também Mateus 20:28).

“Ele deu Sua vida para expiar os pecados de toda a humanidade. Seu sacrifício foi uma grandiosa dádiva vicária em favor de todos os que viveriam sobre a face da Terra.”1

Sou muito grato por Sua vida e Sua Expiação.

O Senhor nos concedeu a dádiva da esperança. Por meio da Expiação de Jesus Cristo, podemos não apenas sobrepujar a morte física e espiritual, mas ser limpos, santificados, perdoados e fortalecidos. Sua vida nos proporciona ressurreição (ver Alma 11:42–43; Doutrina e Convênios 18:10–12), luz (ver Doutrina e Convênios 50:24), graça e verdade (ver João 1:17), e pode nos trazer vida eterna e salvação (ver João 3:16, 17; 6:35, 51; 10:9; 14:6; Éter 3:14). À medida que exercemos fé Nele, arrependemo-nos, fazemos convênios sagrados e nos esforçamos para guardar esses convênios, Ele nos proporciona luz e esperança (ver Lucas 2:25–32; João 8:12; 1 Coríntios 15:19–23; Morôni 7:41; Doutrina e Convênios 50:24; 84:44–46; 93:7–10).

O Senhor nos concede as dádivas do consolo, dos mandamentos e da força espiritual. Além disso, Jesus Cristo nos concedeu consolo, ajuda, Seus ensinamentos, Seu exemplo (ver 1 Pedro 2:21), a Terra (ver Mosias 3:8), poder, felicidade, força, paz, alegria, revelações e os mandamentos (ver João 13:34; 15:12).

O presidente Russell M. Nelson testificou: “[O] Filho [de Deus], Jesus Cristo, deu Sua vida por nós. E o fez para que tivéssemos acesso ao poder divino, poder suficiente para lidarmos com os fardos, os obstáculos e as tentações de nossos dias”.2

O presidente Nelson disse que podemos invocar o poder do Senhor em nossa vida ao:

  • Aprender sobre Ele.

  • Escolher ter fé Nele e Segui-Lo.

  • Fazer convênios sagrados e os guardar com exatidão.

  • Buscá-Lo com fé.3

Jesus Cristo é o divino Filho de Deus

Como Jesus Cristo é capaz de nos oferecer tantas dádivas? Porque, assim como Deus, o Pai, disse e também o próprio Jesus Cristo, os profetas e os anjos também disseram, Jesus Cristo é o divino Filho de Deus.

Em 29 de abril de 2019, meu sogro, com 95 anos de idade, foi batizado. Foi verdadeiramente um milagre para seus filhos, netos e bisnetos. Aguardamos o batismo dele por muito tempo. Que dádiva para nossa família!

O que fez com que ele mudasse? Por que ele decidiu ser batizado?

Alguns meses antes de seu batismo, ele teve um derrame e foi hospitalizado. Minha esposa, Tazuko, voltou para casa a fim de vê-lo. Ele estava muito feliz por vê-la. Teve medo de que não a veria antes de morrer. Meu sogro começou a dizer a ela muitas coisas que o estavam preocupando. Ele estava pensando em seu funeral.

Mas Tazuko lhe disse: “Pai, se confiar em Deus e deixar tudo em Suas mãos, sua mente se tranquilizará e você sentirá paz”. Ela explicou sobre o plano de felicidade do Pai Celestial e o que o Salvador Jesus Cristo fez por nós. Eles conversaram sobre o mundo espiritual, onde a esposa de meu sogro, seu filho mais velho e outros membros da família já estavam. “O mundo vindouro será maravilhoso”, ela disse.

Ela também lhe disse que seria melhor ir para lá sem pecados. Disse que, graças à Expiação de Jesus Cristo e ao batismo, ele poderia se tornar imaculado perante Deus. Ele pensou um pouco e disse: “Quero ser batizado”.

Então ele disse: “Tem sido maravilhoso ver seus filhos edificarem sua própria fé e continuarem a ir à igreja, guardar os mandamentos e confiar em Deus. Estou muito impressionado com eles”. E gentilmente, com emoção, ele disse: “A família é realmente importante! É maravilhoso saber que nossa família pode ficar unida”.

As dádivas da escolha e da mudança

Após ele se tornar membro da Igreja, perguntei a meu sogro por que ele finalmente havia decidido ser batizado. Ele respondeu sem hesitação: “Escolhi o certo”.

Meu sogro evidencia o que o presidente Nelson ensinou: “O evangelho de Jesus Cristo está repleto de Seu poder, que está disponível a cada filho ou filha de Deus que o busca sinceramente”.4

“Ninguém mais exerceu uma influência tão profunda [como Jesus Cristo] sobre todos os que já viveram e ainda viverão sobre a face da Terra.”5 A influência de Jesus Cristo e de Sua Expiação são infinitas. Ela nos dá poder para escolher e para mudar.

Seu evangelho era uma mensagem de paz e boa vontade. Ele pediu a todos que seguissem Seu exemplo.6

Sei que, por meio de Seus discípulos e servos, Ele ainda caminha pelo mundo, curando os doentes, fazendo os cegos verem e ressuscitando os mortos. Sei que, por meio de muitos membros fiéis, professores, missionários, ministradores e ministradoras, Ele continua a ensinar as verdades da eternidade, a realidade de nossa existência pré-mortal, o propósito de nossa vida na Terra e o potencial dos filhos e das filhas de Deus nesta vida e na vida futura.

Ele é o Filho vivo de Deus. Ele nos convida a trabalhar com Ele. E muitas pessoas têm aceitado Seu convite. Testifico que Ele é uma dádiva incomparável e nos proporcionou muitas dádivas por meio de Sua vida e de Sua missão.

Notas

  1. “O Cristo Vivo: O Testemunho dos Apóstolos”,ChurchofJesusChrist.org.

  2. Russell M. Nelson, “Invocando o poder de Jesus Cristo em nossa vida”, A Liahona, maio de 2017, p. 39.

  3. Ver Russell M. Nelson, “Invocando o poder de Jesus Cristo em nossa vida”, p. 39.

  4. Russell M. Nelson, “Invocando o poder de Jesus Cristo em nossa vida”, p. 42.

  5. “O Cristo Vivo”, https://www.churchofjesuschrist.org/bc/content/shared/content/portuguese/pdf/language-materials/36299_por.pdf?lang=por.

  6. Ver “O Cristo Vivo”, https://www.churchofjesuschrist.org/bc/content/shared/content/portuguese/pdf/language-materials/36299_por.pdf?lang=por.

Imprimir