2022
O sonho do meu avô
Outubro de 2022


“O sonho do meu avô”, Liahona, outubro de 2022.

Vem, e Segue-Me

Daniel 1–6

O sonho do meu avô

O que meu avô viu o ajudou a entender o poder e a verdade do evangelho.

Imagem
homem cortando feno

Ilustrações: Sija Hong

Quando apareceu ao profeta Joseph Smith, Morôni citou escrituras e ensinamentos-chave de Malaquias e Isaías. O interessante é que ele também citou, do segundo capítulo de Joel, a seguinte profecia:

“E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, [e] (…) os vossos jovens verão visões” (Joel 2:28; ver também Joseph Smith—História 1:41).

Os sonhos são uma maneira de o Senhor revelar a verdade a Seus filhos. Eles podem fazer parte de um processo divino que Ele usa para aprofundar o entendimento espiritual.

Em Jó, lemos:

“Antes Deus fala uma e duas vezes, porém ninguém atenta para isso.

Em sonho ou em visão de noite, quando cai sono profundo sobre os homens, e adormecem na cama,

Então o revela ao ouvido dos homens, e lhes sela a sua instrução” (Jó 33:14–16).

Um legado de família

Em um sonho assim, os ouvidos de meu avô foram abertos e instruções foram dadas, ou seladas, que mudariam nossa família para a eternidade.

Brígido Becerra foi criado em Puebla, México. Infelizmente, ele cresceu sem a presença do pai e, aos 11 anos de idade, sua mãe morreu em seus braços. Ele ficou sozinho para viver a vida da melhor maneira possível. Na época, não havia programas sociais ou oportunidades de ajudar um menino órfão como ele. Sem qualquer orientação ou alguém para cuidar dele, Brígido ficou viciado em bebidas alcoólicas. Esse vício afetou negativamente quase todos os aspectos de sua vida.

A certa altura, sua dependência se tornou tão grande que ele sentiu que ia perder a esposa e os filhos. Em desespero, decidiu orar. Ele não havia sido criado com nenhuma religião e, por isso, fez uma oração à sua própria maneira. Brígido suplicou ajuda para vencer sua dependência e procurou sinceramente encontrar uma saída para seus problemas.

Resposta a uma oração

Algum tempo depois de proferir essa sincera oração, as missionárias de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias visitaram sua casa. Elas conheceram sua esposa, Julia, e contaram às crianças sobre a Primária na ala local. Então, pediram a permissão de Brígido para que as crianças participassem.

As missionárias começaram a ensinar Brígido e sua família sobre a Restauração do evangelho de Jesus Cristo. Naquela época, as missionárias usavam painéis de feltro para mostrar gravuras enquanto ensinavam. Durante essa lição, elas mostraram uma gravura do profeta Joseph Smith. Brígido imediatamente reconheceu o homem na gravura. Ele disse às missionárias que conhecia aquele homem. Elas ficaram perplexas com o que Brígido disse. Ele era do México e Joseph Smith tinha vivido e morrido nos Estados Unidos muitos anos antes de Brígido nascer. Não havia como Brígido ter conhecido Joseph Smith.

Imagem
homem nas garras de uma cobra grande

O sonho

Meu avô, então, contou seu sonho para as missionárias. Ele disse que sonhou que estava trabalhando em sua pequena fazenda cortando alfafa com um facão e juntando outros alimentos para dar de comer a suas galinhas e porcos. Enquanto estava atarefado, trabalhando, uma grande serpente o atacou. Meu avô lutou contra a serpente da melhor maneira que pôde, mas ela se enrolou nele, abriu a boca e estava prestes a tragá-lo inteiro.

Naquele exato momento de perigo, um homem vestido de branco, e com uma espada na mão, cortou a cabeça da serpente. Quando a cobra caiu morta aos pés de Brígido, ele levantou os olhos para ver quem havia salvado sua vida. Ele não reconheceu o homem, mas viu que estava vestido de branco. Depois, explicou que o homem na gravura que as missionárias estavam mostrando era o homem em seu sonho. Brígido imediatamente reconheceu que aquele era o homem em seu sonho, o homem que o salvou. Agora, ele sabia que o nome do homem era Joseph Smith.

Esse sonho foi uma experiência vívida de aprendizado para meu avô. Ele sentiu que era uma resposta direta a suas orações e súplicas. Disse que sentia que a serpente era uma representação de sua dependência em álcool. Ele compreendeu que, por meio dos grandes ensinamentos do profeta Joseph Smith e da doutrina do evangelho restaurado de Jesus Cristo, ele seria capaz de vencer sua dependência. Ele sabia que encontraria alívio e receberia todas as bênçãos da Expiação de Jesus Cristo.

Imagem
marido e mulher

Fotografia do avô do élder Becerra, Brígido Becerra e sua esposa, tirada em sua única visita aos Estados Unidos.

Fotografia: cortesia do autor

Uma bênção para as gerações

Pouco depois de compartilhar essa experiência com as missionárias, meu avô Brígido Becerra foi batizado e se tornou membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ele amava o evangelho de Cristo. Tinha um amor especial pelo Livro de Mórmon e por todos os profetas, especialmente por Joseph Smith.

O sonho de meu avô o levou ao verdadeiro evangelho de Cristo e não apenas o salvou de uma vida de dependência e tristeza, mas também abençoou gerações de membros fiéis da Igreja. Quando meu avô faleceu aos 98 anos de idade, deixou aproximadamente 120 descendentes — filhos, netos, bisnetos e tataranetos. Cada um deles foi influenciado por seu sonho e por seu legado de testemunho e fidelidade à Igreja e ao Salvador, Jesus Cristo.

Assim como Daniel, do Velho Testamento, meu avô compreendia que “há um Deus nos céus, o qual revela os segredos” (Daniel 2:28).

Por que temos sonhos?

Talvez nos perguntemos por que alguns de nós ocasionalmente têm sonhos com um propósito espiritual. Na conferência geral, o élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, contou uma experiência com relação a sonhos. Ele falou de um líder inspirado do sacerdócio que sentiu que deveria saber o nome de todos os jovens de sua estaca. Pouco depois de o líder ter aprendido todos os nomes, o Senhor revelou uma verdade por meio de um sonho.

“Certa noite, o líder do sacerdócio sonhou com um dos rapazes que só conhecia por foto”, disse o élder Bednar. “No sonho ele viu o rapaz usando uma camisa branca com uma plaqueta de missionário. Tendo um companheiro a seu lado, o rapaz estava ensinando uma família. O rapaz segurava o Livro de Mórmon nas mãos e parecia testificar sobre a veracidade do livro. O líder do sacerdócio então despertou de seu sono.

Na reunião do sacerdócio seguinte, o líder aproximou-se do rapaz que vira em seu sonho e pediu para falar com ele por alguns minutos. Depois de uma rápida introdução, o líder chamou o rapaz pelo nome e disse: ‘Eu não sou o tipo de pessoa que sonha. Jamais tive um sonho a respeito de um único membro desta estaca, exceto você. Vou lhe contar o meu sonho e então quero que me ajude a entender o que ele significa’.

O líder do sacerdócio contou o sonho e perguntou seu significado ao rapaz. Engasgado pela emoção, o rapaz simplesmente respondeu: ‘Significa que Deus sabe quem eu sou’.”1

Talvez seja por isso que meu avô recebeu seu testemunho em um sonho. Foi uma certeza de que Deus sabia quem ele era e o legado que poderia deixar. Seu sonho foi um testemunho da veracidade do evangelho de Jesus Cristo e teria um impacto poderoso e eterno sobre muitos de sua posteridade.

O Senhor revela Seus segredos para nós. O meio pelo qual recebemos revelação pessoal varia porque somos todos diferentes e porque Ele é um Deus que Se relaciona individualmente com as pessoas. Seja uma visão, um pensamento, uma voz em nossa mente, um sentimento ou um sonho, Ele realmente fala a você e a mim.