2022
Como eu poderia sentir o Espírito novamente?
Outubro de 2022


“Como eu poderia sentir o Espírito novamente?”, Liahona, outubro de 2022.

Vozes da Igreja

Como eu poderia sentir o Espírito novamente?

Quando o coro cantou “Tão humilde ao nascer”, a muralha de trevas que me cercava começou a ruir.

Imagem
Coro do Tabernáculo

Mesmo nos momentos mais sombrios, sempre senti paz em minhas provações graças ao Espírito Santo. Mas isso mudou quando fui submetida a um tratamento para dores crônicas que me deixaram acamada por dois meses.

A dor diminuiu depois que meu tratamento terminou, mas comecei a ter problemas de depressão. Ao mesmo tempo, parecia que eu tinha perdido a capacidade de sentir o Espírito.

Por seis meses, senti-me abandonada e ansiava desesperadamente sentir o Espírito de novo. Minha cura foi longa e dolorosa, o que pareceu ainda mais assustador sem o Espírito.

Conversei com meu bispo, e ele me explicou que a depressão, às vezes, encobre o Espírito para que não possamos senti-lo. Seu conselho me consolou, e uma bênção do sacerdócio de meu marido me deu mais força enquanto esperava sentir o Espírito Santo novamente.

A conferência geral sempre foi uma fonte de força espiritual para mim, mas, durante a sessão de abertura da Conferência Geral de Abril de 2019, não senti nada. Isso mudou durante a sessão seguinte, quando um coro combinado da Universidade Brigham Young cantou “Tão humilde ao nascer”.1

A letra e a imagem de Jesus Cristo como um cordeiro abrandaram meu coração. Dei-me conta de que uma parede de raiva, depressão e sentimentos falsos de abandono tinham encoberto minha capacidade de sentir o Espírito. Uma muralha de trevas tinha me cercado, impedindo que o Espírito entrasse em meu coração. Quando o coro cantou a segunda estrofe, aquela muralha começou a ruir.

O élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, fez seu discurso “Eis aqui o Cordeiro de Deus” depois do hino.2 Com o poder adicional de suas palavras, o amor pelo Salvador e pelo Pai Celestial invadiu-me a alma.

Muitos obstáculos talvez nos impeçam de sentir o Espírito, mas podemos superar essas barreiras com a ajuda do Pai Celestial e de Seu Filho. Jesus Cristo compreende perfeitamente minhas dificuldades. Por amor a nós e a Seu Pai, Ele “gemeu em sangue e lágrimas”.3

O Pai Celestial sabe o que nos trará consolo e sabe quando nos abençoar para que tenhamos o maior crescimento espiritual possível.

Notas

  1. “Tão humilde ao nascer”, Hinos, nº 115.

  2. Jeffrey R. Holland, “Eis aqui o Cordeiro de Deus”, Liahona, maio de 2019, p. 44.

  3. Hymns, nº 196.