2023
Como posso reconhecer o Espírito?
Junho de 2023


“Como posso reconhecer o Espírito?”, Liahona, junho de 2023.

Como posso reconhecer o Espírito?

Para nos ajudar a reconhecer o Espírito, o Senhor forneceu muitas descrições do Espírito Santo nas escrituras.

Imagem
moça sentada e ponderando

Fotografia: Sam Solaita

O presidente Russell M. Nelson ensinou: “Saber como o Espírito fala a vocês nunca foi tão importante como agora”.1 E ainda assim muitos ainda se perguntam: Como posso reconhecer o Espírito? Essa é uma pergunta que já me fizeram repetidas vezes como professor no Centro de Treinamento Missionário, nos Seminários e Institutos e na Universidade Brigham Young. Felizmente, o Senhor Jesus Cristo respondeu a essa pergunta nas escrituras e nos ensinamentos dos profetas modernos.

O apóstolo Paulo ensinou aos coríntios que “ninguém sabe as coisas de Deus, senão o que tem o Espírito de Deus” (Tradução de Joseph Smith, 1 Coríntios 2:11, em 1 Coríntios 2:11, nota de rodapé b). Como as verdades espirituais normalmente não são vistas com nossos olhos naturais, elas não podem ser aprendidas apenas com nossos sentidos naturais ou nosso intelecto. Como resultado, só podemos conhecê-las pelo Espírito (ver 1 Coríntios 2:9–10). O Espírito Santo precisa confirmá-las para nós (ver Morôni 10:4).

É por isso que é essencial que cada um aprenda por si mesmo como reconhecer Espírito e confiar Nele para conhecer a verdade.2 Como ensinou o presidente Boyd K. Packer (1924–2015), presidente do Quórum dos Doze Apóstolos: “Se tudo que vocês sabem é o que veem com seus olhos naturais e escutam com seus ouvidos naturais, então vocês não conhecem muitas coisas”.3

Para nos guiar no reconhecimento de Seu Espírito, o Senhor forneceu as seguintes descrições:

“Paz a tua mente.” Para ajudar Oliver Cowdery a reconhecer o Espírito, o Senhor perguntou: “Não dei paz a tua mente quanto ao assunto?” (Doutrina e Convênios 6:23.)4 O élder Richard G. Scott (1928–2015), do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou: “O sentimento de paz é o testemunho confirmador mais comum que pessoalmente sinto. Quando fico muito preocupado quanto a um assunto importante, debatendo-me sem sucesso para resolvê-lo, continuo a me esforçar fervorosamente para encontrar uma solução. Por fim, uma paz envolvente toma conta de mim, aquietando minhas preocupações, como Ele prometeu”.5

“Em tua mente e em teu coração.” Em uma outra ocasião, o Senhor deu esta descrição sobre revelação: “Eu te falarei em tua mente e em teu coração, pelo Espírito Santo (…). Este é o espírito de revelação” (Doutrina e Convênios 8:2–3). Comentando sobre isso, o élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou: “O Senhor indica [aqui] que a revelação é dada muitas vezes em forma de pensamentos à mente e sentimentos ao coração”.6

Esses pensamentos e sentimentos inspirados podem iluminar a mente (ver Doutrina e Convênios 11:13) e fazer com que o coração “se [encha] de alegria” (Mosias 4:20). O profeta Joseph Smith explicou que as “primeiras impressões do Espírito de revelação” vêm quando “sentimos que a inteligência pura flui em nós” e “de repente podem vir ideias a nossa mente”.7

“Ardia em nós o nosso coração.” Refletindo sobre terem sido ensinados pelo Cristo ressurreto, dois de Seus discípulos disseram: “Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho nos falava, e quando nos abria as escrituras?” (Lucas 24:32.) Da mesma forma, Jesus Cristo disse a Oliver Cowdery: “Farei arder dentro de ti o teu peito” para confirmar a verdade (Doutrina e Convênios 9:8; ver também 3 Néfi 11:3). O presidente Dallin H. Oaks, primeiro conselheiro na Primeira Presidência, explicou que “não é uma sensação de aquecimento físico como numa combustão, mas um sentimento de paz, calor, serenidade e bondade”.8

“Sentirás que está certo.” Jesus Cristo ensinou a Oliver Cowdery que ele saberia que algo era verdadeiro pelo Espírito porque ele “[sentiria] que está certo” (Doutrina e Convênios 9:8). O élder Scott interpretou que isso significa que “a resposta chega sob a forma de um sentimento acompanhado de convicção”.9

“Uma voz mansa e delicada.” O Senhor ensinou a Elias que Ele geralmente não fala drasticamente por meio de fogo, redemoinhos e terremotos, mas, com mais frequência, Sua comunicação espiritual é sutil por meio de “uma voz mansa e delicada” (1 Reis 19:12).10 Essa voz espiritual é como “um sussurro” que penetra “até o âmago da alma” (Helamã 5:30) e, “apesar de ser descrita como uma voz”, ensinou o presidente Packer, “é uma voz mais sentida do que ouvida”.11

“Recebeste instruções de meu Espírito.” Como o Espírito Se comunica de maneira serena e sutil, podemos receber revelação e nem perceber. O Senhor explicou a Oliver Cowdery: “Tantas vezes quantas inquiriste, recebeste instruções de meu Espírito. Se assim não fora, não terias chegado ao lugar onde agora estás” (Doutrina e Convênios 6:14). O Senhor o estava guiando o tempo todo, mas ele não reconheceu isso na época. Somente em retrospectiva, quando o Senhor chamou sua atenção para isso, foi que ele conseguiu reconhecer a orientação do Senhor. Da mesma forma, também estamos “vivendo em revelação”12 e talvez só reconheçamos o Espírito depois que Ele nos guiar.

“Refleti repetidamente sobre ela.” Joseph Smith descreveu uma experiência que teve com o Espírito ao examinar as escrituras, declarando que uma passagem pareceu entrar “com grande força em cada fibra de [seu] coração. Refleti repetidamente sobre ela” (Joseph Smith—História 1:12). Também podemos identificar o Espírito quando os versículos das escrituras e os ensinamentos proféticos tocam nosso coração e nos inspiram a relê-los e ponderar sobre eles.

“Linha sobre linha.” Embora às vezes esperemos que a revelação venha de uma só vez, o Senhor explicou: “Darei aos filhos dos homens linha sobre linha, preceito sobre preceito, um pouco aqui e um pouco ali” (2 Néfi 28:30). Em outras palavras, o método preferido do Senhor é dar revelação gradualmente, pouco a pouco, como ver o aumento gradual de luz que irradia do sol nascente em vez de ver a luz de uma só vez depois de acender uma luz.13 Com frequência, essa revelação só é reconhecida quando vista como um todo.

“Leva a fazer o bem.” Algumas pessoas se perguntam se a inspiração para fazer o bem vem do Espírito ou apenas de seus próprios pensamentos. Jesus Cristo respondeu o seguinte quando ensinou Hyrum Smith a reconhecer Seu Espírito: “Põe tua confiança naquele Espírito que leva a fazer o bem (…); e esse é o meu Espírito” (Doutrina e Convênios 11:12). Devemos supor que os sussurros espirituais para fazer o bem são do Espírito e devemos agir de acordo com eles.

Imagem
rapaz lendo as escrituras

Foto: Clayton Chan

“Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus.” Às vezes, o Senhor não responde por meio de Seu Espírito tão rapidamente quanto esperamos. Isso pode ser difícil e exige que exerçamos fé em Sua orientação para nos aquietar e saber que Ele é Deus (ver Doutrina e Convênios 101:16). O presidente Nelson explicou: “Certamente haverá momentos em que vocês sentirão que os céus estão fechados. Mas prometo que, ao continuarem a ser obedientes, expressando sua gratidão por todas as bênçãos que o Senhor concede, e, ao honrarem pacientemente o tempo do Senhor, vocês receberão o conhecimento e a compreensão que procuram”.14 Quando vivenciamos esse silêncio divino, devemos nos lembrar, como ensinou o presidente Oaks, de que “o Senhor falará conosco por meio do Espírito em Seu próprio tempo e a Seu próprio modo. (…) Depois, esperamos a revelação do Senhor”.15

Embora essas descrições sejam úteis, elas ainda são, em última instância, inadequadas. Como explicou o presidente Packer: “Não dispomos de palavras (nem mesmo as escrituras as têm) para descrever perfeitamente o Espírito. As escrituras costumam utilizar a palavra voz, que não se aplica precisamente. Essas comunicações espirituais delicadas e refinadas não as vemos com os olhos nem as ouvimos com os ouvidos”.16 No final, reconhecer o Espírito é como provar o sal: difícil de descrever em palavras, mas reconhecível depois de termos nossa própria experiência.17

É por isso que precisamos aprender a reconhecer o Espírito por nós mesmos. Embora não possamos forçar experiências espirituais, podemos nos preparar para que elas aconteçam. O Senhor Jesus Cristo revelou algumas das coisas pequenas e simples que podemos fazer para aprender a ouvi-Lo falar conosco por meio de Seu Espírito para que possamos reconhecer melhor essa influência espiritual sempre que Ele falar conosco.

Escrituras. O Senhor Jesus Cristo revelou que podemos ouvir Sua voz espiritual falando a nós quando estudamos as escrituras. Ele disse:

“Estas palavras não são de homens (…), mas são minhas; (…)

Pois é a minha voz que vo-las diz; pois vos são dadas pelo meu Espírito; e pelo meu poder vós as podeis ler (…);

Portanto, podeis testificar que ouvistes a minha voz” (Doutrina e Convênios 18:34–36).

Explicando esse princípio, o élder Bednar ensinou: “Uma das maneiras pelas quais consigo ouvir o Senhor é por intermédio das escrituras. As escrituras são a voz pré-gravada do Senhor. Não é necessariamente uma voz audível embora isso possa acontecer. É ouvir as escrituras em um sentimento — um sentimento em minha mente, um sentimento em meu coração. Para mim, as escrituras são fundamentais para eu receber e reconhecer esses pensamentos e sentimentos”.18

Imagem
imagem: senhora parada em frente ao templo

Templo. O presidente Nelson ensinou que “também podemos ouvir o Senhor no templo. A casa do Senhor é uma casa de aprendizado. (…) Lá, aprendemos a abrir o véu e a nos comunicar de modo mais claro com o céu”.19 O profeta Joseph Smith orou para que aprendamos a reconhecer o Espírito mais plenamente no templo, dizendo: “Que (…) todos os que adorarem nesta casa (…) cresçam em ti e recebam a plenitude do Espírito Santo” (Doutrina e Convênios 109:14–15). Quando adoramos constantemente no templo, adquirimos a experiência de sentir o Espírito e aumentamos nossa capacidade de reconhecer Sua voz em nossa vida.

Profetas. “Finalmente”, ensinou o presidente Nelson, “podemos ouvir o Senhor ao obedecermos às palavras dos profetas, videntes e reveladores”.20 Ao ouvirmos regularmente as mensagens de nossos profetas e apóstolos vivos e agirmos de acordo com seus conselhos, convidamos o Espírito Santo a nos ensinar. Essa é outra importante fonte de experiência com o Espírito que pode nos ajudar a reconhecer Sua influência.

Além disso, podemos orar com sinceridade, servir fielmente na Igreja, registrar impressões espirituais e tomar dignamente o sacramento. Ao fazer essas coisas com fé em Jesus Cristo, o Espírito Se aproximará de nós e conseguiremos reconhecê-Lo pelas descrições das escrituras, familiarizar-nos com Seus sussurros por meio de nossa própria experiência e reconhecer com mais confiança Sua influência em todas as áreas de nossa vida. “Por conhecer e aceitar o Espírito de Deus, poderemos crescer no princípio da revelação até que cheguem a ser perfeitos em Cristo Jesus”21 e obter “a mente de Cristo” (1 Coríntios 2:16).

Imprimir