A Liahona
Jesus Cristo no Livro de Mórmon
Janeiro de 2024


“Jesus Cristo no Livro de Mórmon”, Liahona, jan. de 2024.

Jesus Cristo no Livro de Mórmon

Quantas vezes é mencionado o Senhor no Livro de Mórmon?

Imagem
Jesus Cristo a ministrar ao povo das Américas

Quem diríeis ser a figura central do Livro de Mórmon? Enquanto alguns podem sugerir Néfi, Alma ou Mórmon, a verdadeira figura central é Jesus Cristo. Néfi escreveu:

“Trabalhamos diligentemente para escrever, a fim de persuadir [os] nossos filhos (…) a acreditarem em Cristo (…)

E falamos de Cristo, regozijamo-nos em Cristo, pregamos [de] Cristo, profetizamos de Cristo” (2 Néfi 25:23, 26).

Em 1978, Susan Ward Easton publicou um artigo marcante, demonstrando numericamente que Jesus Cristo é a figura central do Livro de Mórmon. Ela identificou os vários títulos de Jesus Cristo e demonstrou que Ele foi mencionado, por nome ou título, 3.925 vezes no Livro de Mórmon, o que faz uma média de uma vez a cada 1,7 versículos.

Este precioso estudo sublinha a centralidade do Salvador no Livro de Mórmon; contudo, subestima de forma significativa a frequência com que Cristo é mencionado ao excluir os pronomes que a Ele se referem.

Em última análise, o número de referências a Jesus Cristo não é o pormenor mais importante a aprender no Livro de Mórmon; contudo, cada referência a Ele pode ensinar-nos sobre a Sua natureza e missão divinas. Examinámos cuidadosamente o Livro de Mórmon, vendo todas as menções a Jesus Cristo, inclusive títulos e pronomes. Identificámos um total de 7.452 referências — uma média de mais do que uma por versículo.2 Os títulos de Cristo contabilizam perto de 50 porcento das referências a Cristo no Livro de Mórmon, com as remanescentes a virem de pronomes.

Procurar por Jesus Cristo é uma maneira única de aprender sobre Ele. Considere como o seguinte versículo Lhe dá ênfase: “Começai a acreditar no Filho de Deus, que Ele virá para redimir [o] seu povo e que Ele sofrerá e morrerá para expiar os pecados deles; e que Ele se levantará dos mortos, proporcionando-nos a ressurreição; que todos os homens comparecerão diante [d’Ele], a fim de serem julgados no último dia, o dia do juízo final, segundo [as] suas obras” (Alma 33:22; ênfase acrescentada).

No estudo original da irmã Easton, este versículo teria sido contado como uma só referência a Cristo a partir do título “Filho de Deus”. Contudo, o Salvador é mencionado mais cinco vezes. Este versículo, enfatiza não só que Jesus Cristo é o Filho de Deus, como também é Aquele que nos redimirá através da Sua infinita Expiação e Ressurreição e que será o nosso juiz.

Talvez o que seja de maior impacto, é o facto de Cristo se referir a Ele próprio no Livro de Mórmon. Por exemplo, lemos que o Salvador disse: “Se os homens vierem a mim mostrar-lhes-ei [a]sua fraqueza. E dou a fraqueza aos homens a fim de que sejam humildes; e [a] minha graça basta a todos os que se humilham perante mim; porque caso se humilhem perante mim e tenham fé em mim, então farei com que as coisas fracas se tornem fortes para eles” (Éter 12:27; ênfase acrescentada). Embora o nome de Cristo não apareça neste versículo, o Salvador refere-se a Ele próprio oito vezes. O seu papel é salientado à medida que procuramos o Salvador neste trecho.

Os seguintes versículos mostram a ligação pessoal que o Salvador sentiu com cada indivíduo e o que eles sentiram em relação a Ele:

“Levantai-vos e aproximai-vos de mim, para que possais meter as mãos no meu lado e também apalpar as marcas dos cravos [nas] minhas mãos e [nos] meus pés, a fim de que saibais que eu sou o Deus de Israel, e o Deus de toda a Terra, e fui morto pelos pecados do mundo.

(…) a multidão [adiantou-se] e meteu as mãos no seu lado, e apalpou as marcas dos cravos [nas] suas mãos e [nos] seus pés” (3 Néfi 11:14–15; ênfase acrescentada).

Embora ainda não possamos sentir fisicamente as Suas marcas, através do Livro de Mórmon podemos aprofundar o nosso testemunho pessoal de Jesus Cristo.

As referências frequentes ao Senhor no Livro de Mórmon ajudam-nos a ver a Sua centralidade neste trabalho sagrado. Identificar o Salvador no Livro de Mórmon: Outro Testamento de Jesus Cristo, é uma maneira poderosa de nos aproximarmos d’Ele.

Notas

  1. Ver Susan Ward Easton, “Names of Christ in the Book of Mormon”, Ensign, jul. de 1978, p. 60–61.

  2. Alguns versículos têm múltiplas referências a Cristo, enquanto outros não têm nenhuma. Em média, há uma referência a Jesus Cristo a cada 0,88 versículos no Livro de Mórmon.

Imprimir