A Liahona
Procurai Diligentemente e Encontrareis
Janeiro de 2024


“Procurai Diligentemente e Encontrareis”, Liahona, jan. de 2024.

Procurai Diligentemente e Encontrareis

O Senhor tem revelado como podemos procurar verdade e orientação nas nossas vidas.

Imagem
Uma lupa

Quando a minha esposa Regina, e eu, regressámos à nossa casa no Brasil, depois de termos servido na Missão Angola Luanda de 2016 a 2019, tivemos de tomar uma decisão importante. Tínhamos vendido a nossa casa antes da missão. Um ano depois de regressarmos a casa, tínhamos de decidir entre comprar ou arrendar uma casa. Como iríamos saber qual era a melhor opção para nós?

Este tipo de decisão está entre as muitas tarefas, atividades e preocupações do dia a dia com que todos nós nos deparamos. Por vezes, isto pode distrair-nos das bênçãos gloriosas e dos privilégios que só o evangelho restaurado de Jesus Cristo nos oferece. Quando somos confrontados com tantos compromissos e responsabilidades, pode ser desafiador saber o que é verdadeiro ou que direção devemos tomar. Isto pode fazer com que nos sintamos sobrecarregados por imensas exigências.

Felizmente, o nosso amoroso Pai Celestial não nos deixou sozinhos para descobrir o que é verdadeiro ou o que devemos fazer.

A Fonte de Toda a Verdade

Antes de deixar esta Terra, o nosso Salvador, Jesus Cristo, prometeu aos Seus discípulos que o Pai iria enviar o Consolador, ou o Espírito Santo, para os abençoar. O Consolador, disse Jesus: “vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo” (João 14:26).

Um papel chave do Espírito Santo é ser o revelador da verdade (ver João 16:13). O nosso Pai Celestial é a fonte de toda a verdade revelada, venha esta através de profetas, videntes e reveladores, ou a nós individualmente através do Espírito Santo. À medida que nos esforçarmos para ter a companhia do Espírito Santo, o nosso Pai Celestial irá guiar-nos, mesmo através dos tempos mais desafiadores.

Pedi, Buscai e Batei

Uma vez que o nosso Pai Celestial nos quer inspirar, ensinar, instruir e edificar, recebemos o convite que diz: “pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á” (Mateus 7:7; ver também Lucas 11:9; 3 Néfi 14:7).

Quando Néfi ouviu as palavras do seu pai Leí, concernentes à visão de Leí da árvore da vida, Néfi disse que “[desejou] ver e ouvir e conhecer essas coisas pelo poder do Espírito Santo, que é o dom concedido por Deus a todos os que o procuram diligentemente” (1 Néfi 10:17).

Procurar a verdade requer diligência. Quando somos diligentes, esforçamo-nos consistentemente, sincera e vigorosamente para saber a verdade e a vontade do Senhor para as nossas vidas. Diligência em buscar a verdade do Senhor aproxima-nos d’Ele em todas as fases da nossa vida.

O profeta Joseph Smith aprendeu muito cedo na vida que uma das maneiras mais eficientes de encontrar a verdade é procurar fielmente respostas a perguntas (ver Joseph Smith — História 1:10,18). Podemos formular as seguintes perguntas ao procurarmos a verdade. As respostas apresentam um padrão que podemos seguir para saber a verdade.

Imagem
Uma mulher a orar e a segurar as escrituras

A Quem Nos Dirigimos para obter a Verdade?

No final do Livro de Mórmon, o profeta Moróni convida todos a perguntar a Deus com um coração sincero, com real intenção e fé em Cristo “se estas coisas não são verdadeiras”. Moróni testifica que Deus “vos manifestará a verdade [do Livro de Mórmon] pelo poder do Espírito Santo. E pelo poder do Espírito Santo podeis saber a verdade de todas as coisas” (Moróni 10:4–5).

Deus, o nosso Pai Eterno, estabeleceu uma maneira prática e acessível, para os Seus filhos poderem perguntar-Lhe (ver Tiago 1:5.) e aproximar-se d’Ele todos os dias, a toda a hora — até mesmo em todos os momentos. Esta maneira simples, porém poderosa, é a oração.

Os ensinamentos de Alma ao seu filho Helamã, aplicam-se completamente a nós: “Roga a Deus por todo o teu sustento”. Em “(…) todos os teus feitos (…) e aonde quer que fores (…) , que todos os teus pensamentos sejam dirigidos ao Senhor; sim, que o afeto do teu coração seja posto no Senhor para sempre” (Alma 37:36). Alma também ensinou “Aconselha-te com o Senhor em tudo o que fizeres e ele dirigir-te-á para o bem” (Alma 37:37). Não precisamos de um tempo nem de um lugar específico para orar. Embora não possamos orar sempre em voz alta, podemos ter sempre uma oração no nosso coração (ver Alma 34:27).

As respostas que recebemos às nossas orações nem sempre são as que esperamos. Algumas vezes, podem até ser contrárias à nossa vontade. As nossas orações, também podem levar mais tempo a ser respondidas do que gostaríamos. Por vezes, elas podem ser respondidas com silêncio durante algum tempo. Mas, o Pai Celestial está ciente das nossas necessidades. As suas respostas, serão sempre para o nosso bem. Só precisamos seguir em frente com fé em Jesus Cristo (ver Lucas 11:9-13).1

O nosso Salvador e Redentor declarou que nunca chegaremos ao Pai Celestial a não ser através d’Ele. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”, disse Jesus. “Ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6). Isto elimina qualquer outra alternativa, ou mesmo qualquer obstáculo, na nossa comunicação com Deus. Esta é a razão pela qual todas as orações, discursos, testemunhos, aulas e muitas outras coisas que fazemos — na igreja, em casa com as nossas famílias ou individualmente — são feitas em nome de Jesus Cristo.

Como Deve Ser a Nossa Atitude?

Para encontrar a verdade, temos de ser sinceros e ter intenções verdadeiras. Quando clamamos humildemente ao Pai Celestial, tornamo-nos disponíveis para agir de acordo com as respostas que recebemos e expandimos a nossa capacidade para assim o fazer.

Sinceridade e real intenção, impulsionam-nos a fazer coisas que o Pai Celestial quer que façamos e não o que nós queremos fazer. Mostramos claramente ao Pai Celestial a nossa confiança n’Ele quando somos “submissos, mansos, humildes, pacientes, cheios de amor, [dispostos a submetermos] a tudo quanto o Senhor achar que [nos] deva infligir” (Mosias 3:19). Através destes atributos, passamos a compreender e a confiar que o Pai Celestial irá sempre fazer o que é melhor para nós.

Imagem
Uma pessoa sentada e a olhar para uma montanha

Fotografia de Lee Michael Ragsdale

Como Irão Surgir as Respostas?

Para decidir se iríamos comprar ou arrendar uma casa, a minha esposa e eu orámos, ponderámos e falámos muito sobre o assunto. Com o tempo, o sentimento veio às nossas mentes e corações de que não deveríamos comprar uma casa. Com fé, seguimos em frente de acordo com a resposta que tínhamos recebido, não sabendo o que estava prestes a acontecer na nossa vida.

Aproximadamente 18 meses mais tarde, em abril de 2022, fui chamado como Setenta Autoridade Geral. Depois da conferência geral de abril de 2022, tínhamos apenas três semanas para deixar o Brasil rumo à nossa primeira designação. Naquela altura, viver numa casa arrendada fez com que o processo de mudança fosse muito mais fácil. Hoje, a Regina e eu, conseguimos ver claramente que o Senhor guiou a nossa decisão.

Néfi também recebeu de acordo com o seu desejo. Ao procurar a verdade diligentemente e ao acreditar e confiar que o Pai Celestial iria revelar-lhe a verdade, Néfi foi abençoado a ver as coisas que o seu pai tinha visto. Ele viu a árvore da vida, que representa o amor de Deus — o amor que é “a mais desejável de todas as coisas” e “a maior alegria para a alma” (1 Néfi 11: 22, 23).

Através do Espírito Santo, o nosso Pai Celestial revela a verdade que está disponível a todos os Seus filhos. O Senhor revelou, através do Profeta Joseph Smith, que o Espírito Santo pode falar à nossa mente e ao nosso coração (ver Doutrina e Convénios 8:2), “impor-se [aos nossos] sentimentos” (Doutrina e Convénios 128:1), fazer o nosso peito “arder dentro de [nós]” (Doutrina e Convénios 9:8), encher a nossa alma com alegria, iluminar a nossa mente ou dar paz ao nosso coração atribulado (ver Doutrina e Convénios 11:13; ; 6:14–15, 22–23

Testifico que a verdade de Deus dissipa a dúvida, o medo e fortalece o nosso testemunho. Tal como Néfi, declaro: “Pois aquele que procurar diligentemente, achará” (1 Néfi 10:19). Deus revelará a verdade se a procurarmos diligentemente, pois Ele é “galardoador dos que O buscam” (Hebreus 11:6). E Ele irá fazê-lo tão claramente que não restarão dúvidas de que a Sua mão guia as nossas vidas.

Nota

  1. Ver Richard G. Scott, “O Dom Celestial da Oração”, Liahona, maio de 2007, p. 8-11.

Imprimir