A Liahona
Os Filhos de Deus e o Seu Amor
Agosto 2024


Exclusivamente Digital: Ensinamentos dos Líderes da Igreja nas Redes Sociais

Os Filhos de Deus e o Seu Amor

Veja o que os profetas vivos e outros líderes da Igreja ensinaram recentemente nas redes sociais sobre o facto de sermos todos filhos de Deus.

Imagem
Jesus Cristo a ensinar os pequeninos

O Salmos 82:6 relembra-nos da nossa herança divina: “Vós sois deuses, e todos vós sois filhos do Altíssimo”.

Do mesmo modo, o Presidente Russell M. Nelson pediu-nos fervorosamente que conhecêssemos a verdade a respeito de quem somos:

“Meus queridos amigos, vocês são literalmente filhos espirituais de Deus. Já cantam esta verdade desde que aprenderam as palavras ‘Sou um filho de Deus’. Mas será que esta verdade eterna está gravada no vosso coração? […]

Os identificadores mundanos nunca vos darão uma visão de quem podem vir a ser. Eles nunca confirmarão o vosso DNA divino nem potencial divino e ilimitado. […]

Ao aceitarem estas verdades, o nosso Pai Celestial ajudar-vos-á a alcançar o vosso objetivo final de viverem eternamente na Sua santa presença”.

Os líderes da Igreja têm falado na conferência geral sobre a nossa herança divina como filhos de Deus (ver as coleções “natureza divina” e “valor individual”). Eles também têm partilhado mensagens sobre estes temas nas redes sociais, inclusive as que se seguem:

Somos Filhos de Deus, uma Herança Especialmente Divina

Imagem
Dallin H. Oaks

“Esta é uma época stressante para todos nós, mas o evangelho de Jesus Cristo dá-nos uma vasta gama de motivos para termos bom ânimo. Através do Seu profeta, Deus desafiou-nos a perseverar na adversidade e os ensinamentos de Jesus Cristo delineiam o caminho a seguir rumo ao nosso destino divino que é a vida eterna. Lembrem-se de que são filhos de Deus, uma herança especialmente divina. Deus ama-vos. Ele é um poderoso mentor e prometeu ajudar-vos se O procurarem da maneira que Ele ensinou.

Gravem na vossa mente e nas vossas prioridades pessoais a poderosa verdade de que são filhos amados de Deus. O Seu amor dota-vos com respeito próprio, força e motivação para enfrentarem quaisquer problemas que surjam na vossa vida. E nunca se esqueçam de que os Seus servos vos amam. Nós amamos-vos. Perante todas as nossas preocupações e à medida que ultrapassamos todos os nossos desafios, pedimos-vos que tenham bom ânimo, porque Ele venceu o mundo. E nós também conseguiremos vencê-lo. Lembrem-se, o plano do nosso Pai é um plano de felicidade.”

Presidente M. Dallin H. Oaks, Facebook, 22 mai. 2023, facebook.com/dallin.h.oaks.

Deus Nunca Deixará de Nos Amar

Imagem
Dieter F. Uchtdorf

“Independentemente da nossa atitude para com Deus, Ele nunca deixará de nos amar.

Quantas vezes é que o Pai Celestial será paciente connosco?

Mais do que podemos compreender.

Quantas vezes é que Ele nos irá perdoar?

Mais do que aquelas que achamos merecer.

Quantas vezes é que Ele nos irá nutrir e confortar?

Mais do que alguma vez poderemos vir a saber.

A graça e misericórdia do nosso Deus benevolente não têm fim. Não há limites para a profundidade do Seu amor. Não há barreiras para a Sua compaixão pelos Seus filhos.

Deus não é o nosso adversário. Ele é o nosso mentor. O nosso guia. Aquele que nos cura. O nosso Salvador.

O Seu objetivo autoproclamado e a Sua maior alegria é a nossa felicidade através da imortalidade e vida eterna.”

Elder Dieter F. Uchtdorf, Facebook, 8 fev. 2023, facebook.com/dieterf.uchtdorf.

Deus Conhece o Nosso Potencial Infinito

Imagem
Dieter F. Uchtdorf

“Quando o Pai Celestial olha para nós, os Seus filhos, Ele vê-nos como realmente somos. Ele sabe tudo a nosso respeito. Os nossos medos, desespero e solidão. Contudo, Ele também conhece e Se regozija com a nossa fé, os nossos desejos justos e triunfos. Ele festeja os momentos em que superamos obstáculos, sejam eles físicos, mentais, emocionais ou espirituais. Mas, acima de tudo, Ele conhece o nosso potencial infinito. O nosso potencial infinito. Ele consegue ver a nossa melhor versão, a pessoa gloriosa que temos o potencial de vir a ser.

À medida que seguirmos o nosso amado Salvador, Jesus Cristo, a nossa fé irá crescer. A nossa confiança irá aumentar e, um dia, saberemos com segurança que os nossos esforços valeram a pena. Nós somos capazes. Acreditem. Acreditem em Deus. Acreditem em vocês mesmos. Escolham seguir o Salvador. Aproximem-se do Pai Celestial, pois quando o fazemos Ele irá aproximar-se de nós.”

Elder Dieter F. Uchtdorf, Facebook, 18 set. 2023, facebook.com/dieterf.uchtdorf.

Pertencemos à Família do Senhor

Imagem
Quentin L. Cook

“Permitam-me assegurar-vos que, quer sejam casados ou solteiros, tenham uma família grande ou pequena, ainda assim fazem parte da família do Senhor. Regozijo-me com o facto de que o maravilhoso plano de salvação é suficientemente vasto para todos os filhos do Pai Celestial. E quão grato sou especialmente pelo facto do plano de Deus proporcionar uma forma dos relacionamentos familiares se perpetuarem para além da morte. Testifico que, quando regressarmos à presença de Deus, estaremos eternamente unidos àqueles a quem mais amamos.”

Elder Quentin L. Cook, Facebook, 15 mai. 2023, facebook.com/quentin.lcook.

O Pai Celestial Conhece-nos e Ama-nos Individualmente

Imagem
Quentin L. Cook

“É evidente que temos um Pai Celestial que nos conhece e nos ama individualmente e compreende perfeitamente as nossas aflições. O Seu Filho, Jesus Cristo, é o nosso Salvador e Redentor.

O plano de felicidade do nosso Pai para os Seus filhos, inclui tanto uma vida pré-mortal e mortal como o potencial para uma vida eterna, inclusive uma reunião grandiosa e gloriosa com aqueles que perdemos. Todos os males serão corrigidos, e veremos com perfeita clareza e sem limitações de perspetiva e compreensão.”

Elder Quentin L. Cook, Facebook, 19 out. 2023, facebook.com/quentin.lcook.

É Preciso que Todas as Gerações Saibam Quem São

Imagem
Quentin L. Cook

“Cada geração deve compreender quem é e qual é a sua identidade eterna. [Isto pode ser] difícil de discernir porque o adversário não quer que tenhamos uma perceção clara de Deus, o Pai, e de Jesus Cristo e do plano de felicidade d’Eles para todos nós e de quem somos em relação a Eles.

A lição a tirar é não deixar que as dúvidas ou a descrença dominem a nossa fé.”

Elder Quentin L. Cook, Facebook, 7 dez. 2023, facebook.com/quentin.lcook.

Os Templos São uma Expressão do Amor de Deus

Imagem
Ulisses Soares

“A construção dos templos […] pelo mundo inteiro é realmente uma expressão do amor do Pai Celestial pelos Seus filhos. É também um testemunho de que o Pai Celestial vive e Se preocupa com a salvação eterna dos Seus filhos e das Suas filhas de todas as partes do mundo. É um belo testemunho da visão e do plano divino que Deus tem para nós, os Seus filhos, para os nossos antepassados e para a nossa posteridade.”

Elder Ulisses Soares, Facebook, 9 out. 2023, facebook.com/soares.u.

As Nossas Necessidades, Desafios e Desejos Estão Constantemente Diante de Deus

Imagem
Kristin M. Yee

“Queridas irmãs solteiras, saibam que sinto que devo falar convosco e com todas as minhas irmãs que precisam de saber que são amadas pelo Pai Celestial e que Ele vos conhece. […]

Queridas e belas mulheres e filhas de Deus, sei que o nosso Pai Celestial e o Salvador estão cientes de cada uma. Eles amam-vos. Ouvem as súplicas do vosso coração, as vossas preocupações, tristezas e alegrias. Nuncas estão sós. N’Eles, podem encontrar uma plena compreensão. Foram feitas para ser parcerias do Senhor de maneira poderosa através dos nossos convénios. No capítulo 49 de Isaías, o Senhor dá-nos uma visão do Seu grande amor por nós. Nos [versículos 14-16] lemos:

‘Porém Sião diz: O Senhor me desamparou, e o meu Senhor se esqueceu de mim.

Porventura pode uma mulher esquecer-se [do] seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.

Eis que em ambas as palmas das minhas mãos te tenho gravado; os teus muros estão continuamente perante mim’.

Os vossos muros — as vossas necessidades, desafios, desejos — estão continuamente diante d’Ele. Não há um único momento em que não estejam na Sua mente e no Seu coração. Estão gravadas nas palmas das Suas mãos. Amo-vos e oro para que sintam a doce nutrição, cura e paz que advêm do amor infalível de Deus por todas nós, enquanto Suas filhas.”

Irmã Kristin M. Yee, Facebook, 8 mar. 2023, facebook.com/RS2ndCounselor.

O Amor e a Luz de Deus Podem Manter a Nossa Identidade Divina em Destaque

Imagem
Tracy Y. Browning

“Ao crescer em Queens, Nova Iorque, por vezes sentia-me perdida entre a multidão de pessoas que viviam no centro da cidade. De vez em quando, sentia-me completamente isolada e solitária, apesar de estar rodeada por tantas pessoas.

Quando conheci o evangelho de Jesus Cristo, comecei a sentir a Luz de Cristo a entrar na minha vida. Ao aceitar os convites de ler as escrituras, orar e ponderar, a luz dentro de mim começou a crescer. Senti que Deus me conhecia muito bem, ao passo que antes me sentia uma desconhecida perante todos os outros.

Na adolescência, apoiei-me nessa luz desde cedo e, até hoje, continuo a fazê-lo. O Presidente Russell M. Nelson ensina que é ‘vital’ desfrutar do amor do Pai Celestial e de Jesus Cristo — especialmente nos dias de hoje. Sou grata por ter tido essa experiência crucial na minha juventude e pelo Seu amor e luz continuarem a motivar-me a seguir em frente até hoje.

O amor e a luz de Deus mantêm a minha identidade divina como uma filha amada de Deus em destaque e é a forma como escolho apresentar-me e percorrer o meu caminho todos os dias. Isto também me permitiu ver a divindade de todos os filhos de Deus — os meus irmãos e irmãs. O amor de Deus pode penetrar até o âmago do coração dos Seus filhos. Ao senti-lo — ao vivenciá-lo por nós mesmos — passamos a saber porque é que ‘é a mais desejável de todas as coisas […] e a maior alegria para a alma’ (1 Néfi 11:22–23).”

Irmã Tracy Y. Browning, Facebook, 27 jul. 2023, facebook.com/Primary2ndCounselor.

Notas

  1. Russell M. Nelson, “Escolhas Para a Eternidade” (devocional mundial para jovens adultos, 15 mai. 2022), Biblioteca do Evangelho; adaptado para português europeu.

Imprimir