Vem, e Segue-Me 2024
27 de maio a 2 de junho: “Eram chamados povo de Deus”. Mosias 25–28


“27 de maio a 2 de junho: ‘Eram chamados povo de Deus’. Mosias 25–28”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: Livro de Mórmon 2024

“27 de maio a 2 de junho. Mosias 25–28”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: 2024

Imagem
um anjo aparece a Alma e aos filhos de Mosias

A Conversão de Alma, o Filho, de Gary L. Kapp

27 de maio a 2 de junho: “Eram chamados povo de Deus”

Mosias 25–28

Após quase três gerações vivendo em terras separadas, os nefitas estavam unidos em um só povo novamente. O povo de Lími, o povo de Alma, o povo de Mosias, e até mesmo o povo de Zaraenla, que não era descendente de Néfi, agora eram todos “[contados] com os nefitas” (Mosias 25:13). Muitos deles, assim como o povo de Alma, queriam se tornar membros da Igreja do Senhor. Portanto, todos os que “desejavam tomar sobre si o nome de Cristo” foram batizados “e eram chamados povo de Deus” (Mosias 25:23–24). Depois de anos de conflito e cativeiro, parecia que os nefitas finalmente viveriam um período de paz.

Porém, não muito tempo depois, pessoas descrentes começaram a perseguir os santos. O que foi particularmente triste a esse respeito foi que muitos desses descrentes eram os próprios filhos dos santos — a “nova geração” (Mosias 26:1), inclusive os filhos de Mosias e um dos filhos de Alma. O relato fala da visita milagrosa de um anjo. Mas o verdadeiro milagre dessa história não é sobre anjos aparecendo para filhos rebeldes. A conversão é um milagre que, de uma maneira ou de outra, precisa acontecer com todos nós.

Ideias de aprendizado em casa e na igreja

Mosias 26:1–6

Posso ajudar outras pessoas a se achegarem a Jesus Cristo.

A conversão é pessoal — não pode ser passada como herança para os filhos. Ao ler Mosias 26:1–6, pondere sobre os possíveis motivos que levaram “a nova geração” a se desviar e observe as consequências de sua descrença. Pense também nas pessoas que você gostaria de trazer para Cristo. Ao longo de seu estudo de Mosias 25–28, o Espírito pode sussurrar coisas que você pode fazer para ajudá-los a desenvolver a fé em Jesus Cristo.

Mosias 26:6–39

Os servos fiéis de Deus procuram fazer Sua vontade.

Às vezes, podemos achar que um líder da Igreja como Alma sempre sabe exatamente qual é a coisa certa a ser feita. Em Mosias 26, lemos a respeito de um problema na Igreja com o qual Alma nunca tinha lidado. O que Alma fez nessa situação? (Ver Mosias 26:13–14, 33–34, 38–39.) O que a experiência de Alma sugere sobre como você pode lidar com problemas difíceis em sua família ou ao servir na Igreja?

O que o Senhor ensinou a Alma em Mosias 26:15–32? Observe que algumas das respostas do Senhor não estavam diretamente relacionadas à pergunta de Alma. O que isso ensina a respeito da oração e de como receber revelação pessoal?

Os princípios são eternos. Pense em como as histórias e os ensinamentos nas escrituras se aplicam à sua vida. Por exemplo, você poderia se perguntar: “Quais experiências eu tive que são como as de Alma?” ou “Que verdades ensinadas por Alma podem me ajudar?”

Mosias 26:15–31

Deus me perdoa livremente quando me arrependo e perdoo o próximo.

O arrependimento e o perdão são temas recorrentes em Mosias 26–27. Procure palavras e frases que ensinem sobre arrependimento e perdão em Mosias 26:22–24, 29–31; 27:23–37.

Algumas pessoas podem se perguntar se foram realmente perdoadas por Deus. Como você imagina que Alma, o Pai, aconselharia um membro da Igreja em Zaraenla que tivesse essa preocupação? O que Alma aprendeu com o Senhor em Mosias 26:15–31 que poderia ajudar esse membro da Igreja? (Ver também Morôni 6:8 e Doutrina e Convênios 19:16–18; 58:42–43.)

Mosias 27:8–37; 28:1–4

Imagem
ícone do seminário
Por intermédio de Jesus Cristo, podemos mudar para melhor.

Era óbvio que Alma, o Filho, precisava de um renascimento espiritual. Ele e os filhos de Mosias eram “os mais vis pecadores” (Mosias 28:4). Mas, logo após sua conversão, Alma testificou que a conversão é essencial para todos: “Não te admires”, disse ele, “de que toda a humanidade (…) [tenha] de nascer de novo” (Mosias 27:25; grifo do autor).

Ao ler a respeito da experiência de Alma em Mosias 27:8–37, tente se colocar no lugar dele. Você consegue pensar em coisas sobre si mesmo que precisam mudar? Quem, como o pai de Alma, poderia orar por você “com muita fé”? Que experiências o “[convenceram] do poder e da autoridade de Deus”? (Mosias 27:14.) Que “grandes (…) coisas” o Senhor fez por você e sua família das quais você deve se lembrar? (Mosias 27:16.) O que você aprendeu com as palavras e ações de Alma, o Filho, sobre o que significa nascer de novo? Quais exemplos disso você já viu?

Reserve um momento para registrar algumas das maneiras pelas quais o Salvador está ajudando você a mudar — ou a nascer de novo —, mesmo que suas experiências não sejam tão dramáticas ou repentinas quanto às de Alma. Há algum hino que você possa cantar ou ouvir que expresse seus sentimentos, como “Assombro me causa”? (Hinos, nº 112). Quem pode se beneficiar de ouvir sobre suas experiências?

O élder David A. Bednar comparou o renascimento ao processo de um pepino se tornar um picles (ver “Necessário vos é nascer de novo”, A Liahona, maio de 2007, p. 19). O que essa comparação lhe ensina sobre a conversão?

Ver também Tópicos do Evangelho, “Tornar-se semelhante a Jesus Cristo”, na Biblioteca do Evangelho; “Alma, o Filho, Testifica que Nasceu de Deus”, vídeo, na Biblioteca do Evangelho.

Mosias 27:8–24

Deus ouve minhas orações e as responderá de acordo com Sua vontade e em Seu tempo.

Talvez você já tenha se encontrado na situação de Alma, o Pai, na qual um familiar está fazendo escolhas destrutivas. Que mensagem você encontra em Mosias 27:8–24 que lhe traz esperança? Como esses versículos poderiam influenciar suas orações por outras pessoas?

Para mais ideias, leia as edições deste mês das revistas Liahona e Força dos Jovens.

Sugestões para ensinar as crianças

Mosias 26:30–31

O Pai Celestial quer que eu perdoe.

  • Para ajudar seus filhos a descobrir o que o Senhor ensinou a Alma sobre o perdão, peça que leiam Mosias 26:29–31 e contem quantas vezes aparece o verbo “perdoar”. O que esses versículos ensinam sobre perdoar as pessoas? (Ver também “Faze-me, ó Pai, perdoar”, Músicas para Crianças, p. 52.)

  • Para enfatizar o exemplo de perdão do Salvador, você poderia mostrar uma gravura Dele na cruz e ler juntos Lucas 23:33–34. O que Jesus pediu ao Pai Celestial para fazer pelas pessoas que O colocaram na cruz? Após esse debate, seus filhos podem gostar de encenar um perdoando ao outro.

  • Às vezes é difícil nos perdoarmos quando cometemos erros. Como as palavras de Deus a Alma podem ajudar? Seus filhos podem fazer de conta que estão conversando com alguém que ache que Deus jamais vai perdoá-lo. Peça a seus filhos que identifiquem algo em Mosias 26:22–23, 29–30 que possa ajudar essa pessoa.

Mosias 27:8–37

Jesus Cristo me ajuda a me tornar semelhante a Ele.

  • A conversão de Alma, o Filho, e dos filhos de Mosias poderia mostrar a seus filhos que, graças ao poder do Salvador, qualquer pessoa pode mudar. Você ou seus filhos podem usar as pinturas aqui presentes, na página de atividades desta semana e em algumas escrituras-chave de Mosias 27:8–37 para contar a história (ver também “Capítulo 18: Alma, o Filho, arrepende-se”, em Histórias do Livro de Mórmon, pp. 49–52). Enfatize o versículo 24, que ensina que Alma se arrependeu e Jesus Cristo o ajudou a mudar. Permita que seus filhos encenem a história, se quiserem.

Imagem
Alma, o Filho, sendo carregado para a casa de seu pai

Seu Pai Se Regozijou, de Walter Rane

Mosias 27:8–24

Posso orar e jejuar para que Deus abençoe as pessoas que amo.

  • Leiam juntos Mosias 27:8–24 e peça a seus filhos que identifiquem o que Alma e seu povo fizeram para ajudar Alma, o Filho. Você já jejuou e orou por alguém? Conte sua experiência a seus filhos e permita que eles falem das deles.

  • Você ou seus filhos conhecem alguém que precisa da ajuda de Deus? Seguindo o exemplo de Alma, vocês poderiam orar juntos por essa pessoa e, se seus filhos puderem, jejuar por ela também.

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista Meu Amigo.

Imagem
um anjo aparece a Alma, o Filho

Ilustração de um anjo aparecendo a Alma, o Filho, de Kevin Keele

Imprimir