Vem, e Segue-Me 2024
10 a 16 de junho: “Haveis experimentado esta vigorosa mudança em vosso coração?” Alma 5–7


“10 a 16 de junho: ‘Haveis experimentado esta vigorosa mudança em vosso coração?’ Alma 5–7”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: Livro de Mórmon 2024

“10 a 16 de junho. Alma 5–7”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: 2024

Imagem
Alma, o Filho, ensinando os zoramitas

Alma, o Filho, ensinando os zoramitas

10 a 16 de junho: “Haveis experimentado esta vigorosa mudança em vosso coração?”

Alma 5–7

Alma não conhecia as cirurgias de transplante de coração que temos hoje e que salvam a vida de muitas pessoas, substituindo um coração danificado ou doente por um saudável. Mas ele conhecia uma “mudança [de] coração” mais milagrosa (Alma 5:26) — uma mudança pela qual o Salvador nos dá uma nova vida espiritual, como se “[nascêssemos] de novo” (ver Alma 5:14, 49). Alma viu que essa mudança de coração era exatamente do que muitos nefitas precisavam. Alguns eram ricos e outros eram pobres; alguns eram orgulhosos e outros, humildes; alguns perseguiam e outros eram afligidos pela perseguição (ver Alma 4:6–15). Mas todos eles precisavam vir a Jesus Cristo para ser curados — como todos nós precisamos. Seja porque estamos procurando vencer o orgulho ou suportar aflições, a mensagem de Alma é a mesma: “Vinde e não temais” (Alma 7:15). Deixemos que o Salvador transforme o coração endurecido, pecador e ferido em um coração humilde, puro e novo.

Ideias de aprendizado em casa e na igreja

Alma 5:14–33

Preciso passar por uma vigorosa mudança de coração — e depois continuar a senti-la.

O presidente M. Russell Ballard disse: “Preciso frequentemente reservar um tempo para perguntar a mim mesmo: ‘Como estou me saindo?’ Como um guia para mim durante essa entrevista particular e pessoal, gosto de ler e ponderar as palavras de reflexão encontradas no quinto capítulo de Alma” (“Retornar e receber”, A Liahona, maio de 2017, p. 64).

Leia Alma 5:14–33 como se você estivesse entrevistando a si mesmo e examinando seu coração. Você pode anotar suas respostas para essas perguntas. O que você pode aprender sobre si mesmo? O que você se sente inspirado a fazer como resultado dessa entrevista?

Ver também Dale G. Renlund, “Preservar a vigorosa mudança de coração”, A Liahona, novembro de 2009, p. 97.

Imagem
moça orando junto à sua cama

Ao nos voltarmos para Deus, podemos passar por uma “mudança de coração”.

Alma 5:44–51

Posso obter meu próprio testemunho do Salvador e de Seus ensinamentos por meio do Espírito Santo.

Em Alma 5, quando Alma explicou como adquiriu seu testemunho do Salvador, não mencionou sua experiência ao ver um anjo (ver Mosias 27:10–17). Como Alma conseguiu conhecer a verdade por si mesmo? Talvez você possa usar o que você identificou em Alma 5:44–51 para escrever uma “receita” para receber um testemunho de Jesus Cristo e Seus ensinamentos. Quais “ingredientes” (verdades do evangelho) e “instruções” (coisas que podemos fazer para buscar a verdade) Alma incluiu? Quais “ingredientes” e “instruções” tirados de suas próprias experiências, ou das de outras pessoas nas escrituras, você pode acrescentar à receita?

Alma 7

“Porque percebo que estais nas veredas da retidão.”

Às vezes, somos como as pessoas em Zaraenla, que precisavam ser chamadas para se arrepender (ver Alma 5:32). Outras vezes, somos mais parecidos com o povo de Gideão, que tentava andar “pelas veredas da retidão” (Alma 7:19). O que você identificou na mensagem de Alma em Gideão (em Alma 7) que é semelhante ao que ele disse em Zaraenla (em Alma 5)? Que diferenças você observou? Procure por coisas que Alma ensinou que possam ajudá-lo a permanecer “no caminho que conduz ao reino de Deus” (Alma 7:19).

Alma 7:7–16

Imagem
ícone do seminário
O Salvador tomou sobre Si meus pecados, minhas dores e minhas aflições.

Você já sentiu que ninguém entende suas dificuldades e seus desafios? Se esse for o caso, as verdades ensinadas por Alma podem ajudá-lo. Ao ler, pondere sobre como esses versículos ensinam sobre os propósitos do sacrifício do Salvador. Faça um gráfico com os títulos O que o Salvador sofreu e Por que Ele sofreu e escreva o que você identificou em Alma 7:7–16 (ver também Isaías 53:3–5). Você consegue pensar em momentos específicos em que o Senhor sofreu algumas dessas coisas? Aqui estão alguns exemplos das escrituras: Mateus 4:1–13; 26:55–56; 27:39–44; Marcos 14:43–46; Lucas 9:58. Há algo nesses versículos que você possa acrescentar à sua lista?

Uma coisa é acreditar que o Salvador sofreu por você. Mas como o sofrimento Dele faz diferença em sua vida cotidiana? Aqui estão algumas escrituras que mostram como Jesus Cristo pode ajudá-lo ou “socorrê-lo”: Enos 1:5–6; Mosias 16:7–8; 21:15; 24:14–15; 3 Néfi 17:6–7; Éter 12:27–29; Doutrina e Convênios 121:7–10. Que princípio você aprendeu nesses versículos? Quais são outras maneiras pelas quais Ele pode vir em seu auxílio? Quando você experimentou Sua ajuda?

Um hino como “Careço de Jesus” ou “Eu sei que vive meu Senhor” (Hinos, nºs 61 e 70) poderia aprofundar seu apreço pelo socorro do Salvador. Que expressões nesses hinos revelam seus sentimentos em relação a Ele?

Ver também Tópicos do Evangelho, “Expiação de Jesus Cristo”, na Biblioteca do Evangelho; “Sua Graça” (coleção de vídeos), na Biblioteca do Evangelho.

Preste testemunho de Jesus Cristo. Pense em maneiras de compartilhar seu testemunho do Salvador e de Sua divindade, graça e amor. Você pode encorajar as pessoas a quem ensina a testificar Dele fazendo perguntas que os convidem a falar como elas se sentem em relação ao Senhor.

Para mais ideias, leia as edições deste mês das revistas Liahona e Força dos Jovens.

Sugestões para ensinar as crianças

Alma 5:44–48

Posso adquirir meu próprio testemunho por meio do Espírito Santo.

  • Para ajudar seus filhos a aprender como cultivar seu próprio testemunho, mostre a eles a gravura abaixo e pergunte como podemos ajudar filhotes a crescer. Para criar uma correlação, compare isso a cuidar de nosso testemunho. De que cuidados nosso testemunho precisa? Como podemos saber se ele está crescendo?

    Imagem
    dois meninos com filhotinhos de animais

    Quando aceitamos o evangelho, é como começar uma nova vida.

  • Como Alma obteve seu forte testemunho de Jesus Cristo? Leia Alma 5:44–46 com seus filhos para encontrar respostas a essa pergunta. Peça a seus filhos que planejem algo que possam fazer esta semana a fim de fortalecer o testemunho deles.

Alma 7:10–13

O Salvador tomou sobre Si meus pecados, minhas dores e minhas aflições.

  • Como você pode ajudar seus filhos a entender Alma 7:10–13 para que eles saibam que Jesus Cristo Se preocupa com eles e pode ajudá-los? Você poderia pedir a eles que contem uma experiência em que estavam doentes, sentiam alguma dor ou estavam com algum outro problema que os entristecia. Como outras pessoas os ajudaram a se sentir melhor? Preste testemunho de que o Salvador também sofreu essas coisas e fale sobre um momento em que Ele o consolou e o ajudou.

  • Quando você e seus filhos lerem Alma 7:11–13, procurem as coisas que Jesus Cristo sofreu por nós. Peça a seus filhos que usem as palavras e expressões que identificaram para completar esta frase: “Jesus sofreu para que Ele pudesse me ajudar”. Como isso nos ajuda a saber que Jesus entende nossas dificuldades? Como recebemos Sua ajuda? Preste testemunho de Jesus Cristo.

Alma 5:14; 7:19–20

Seguir Jesus Cristo me mantém no caminho reto de volta ao Pai Celestial.

  • Peça a seus filhos que se olhem no espelho enquanto você lê Alma 5:14 (ver também a página de atividades desta semana). O que significa ter a imagem do Salvador em nosso semblante?

  • Como você pode usar a descrição que Alma fez do caminho de volta ao Pai Celestial para ajudar seus filhos a aprender a fazer boas escolhas? Você poderia ler Alma 7:19–20 para eles e deixá-los encenar, andando em “caminhos tortuosos” e em um caminho reto. Ajude-os a pensar em escolhas que nos ajudem a permanecer no caminho certo e, outras, que nos desviem do caminho. Vocês também podem observar gravuras de Jesus e falar sobre as coisas que Ele fez para nos mostrar o caminho de volta ao Pai Celestial. Uma canção como “Eu quero ser como Cristo” (Músicas para Crianças, pp. 40–41) poderia fornecer algumas ideias.

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista Meu Amigo.

Imagem
Jesus usando um manto vermelho

Nosso Advogado, de Jay Bryant Ward

Imprimir