Vem, e Segue-Me 2024
22 a 28 de julho: “Planteis esta palavra em vosso coração”. Alma 32–35


“22 a 28 de julho: ‘Planteis esta palavra em vosso coração’. Alma 32–35”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: Livro de Mórmon 2024

“22 a 28 de julho. Alma 32–35”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: 2024

Imagem
semente na mão da criança

22 a 28 de julho: “Planteis esta palavra em vosso coração”

Alma 32–35

Para os zoramitas, a oração consistia em ficar em pé, onde todos podiam ver, e repetir palavras vazias e cheias de orgulho. Os zoramitas não tinham fé em Jesus Cristo — até negavam Sua existência — e perseguiam os pobres (ver Alma 31:9–25). Por outro lado, Alma e Amuleque ensinavam que a oração tem mais a ver com o que acontece em nosso coração do que em uma plataforma pública. E, se não mostrarmos compaixão pelas pessoas necessitadas, nossa oração é “vã e de nada (…) vale” (Alma 34:28). Mais importante, oramos porque temos fé em Jesus Cristo, que oferece redenção por meio de Seu “sacrifício infinito e eterno” (Alma 34:10). Alma explicou que essa fé começa com a humildade e o “desejo de acreditar” (Alma 32:27). Com o tempo e nutrição constante, a palavra de Deus se enraíza em nosso coração, até que se torne “uma árvore que brotará para a vida eterna” (Alma 32:41).

Ideias de aprendizado em casa e na igreja

Alma 32:17–43

Exerço fé em Jesus Cristo ao plantar e nutrir Sua palavra em meu coração.

Ao ler Alma 32:17–43, observe palavras e frases que o ajudam a entender como exercer fé em Jesus Cristo. O que você aprendeu sobre o que é fé e o que não é?

Outra maneira de estudar Alma 32 é fazer desenhos que representem os diferentes estágios de crescimento de uma semente. Em seguida, identifique cada figura com palavras extraídas de Alma 32:28–43 que ajudem a entender como plantar e nutrir a palavra em seu coração.

Ver Russell M. Nelson, “Cristo ressuscitou; a fé que temos Nele moverá montanhas”, Liahona, maio de 2021, p. 101.

Alma 32:26–43

Posso saber por mim mesmo.

Para os zoramitas que ainda não tinham certeza sobre o testemunho de Cristo dado por Alma, ele sugeriu “um experimento” (ver Alma 32:26). Experimentos necessitam de desejo, curiosidade, ação e pelo menos um pouco de fé — e eles podem levar a descobertas maravilhosas! Pense em experimentos que você já viu ou dos quais participou. De acordo com Alma 32:26–36, que tipo de experimento pode levar à fé em Jesus Cristo?

Como você “experimentou” a palavra de Deus e veio a saber que “a palavra é boa”? (Alma 32:28.)

Alma 33:2–11; 34:17–29

Posso adorar a Deus em oração, a qualquer hora e em qualquer lugar.

O conselho de Alma e Amuleque sobre adorar e orar visava a corrigir alguns equívocos específicos dos zoramitas. Considere a possibilidade de listá-los (ver Alma 31:13–23). Faça uma lista das verdades sobre a oração em Alma 33:2–11 e 34:17–29. Como os princípios que você aprendeu com esses versículos influenciarão sua maneira de orar e adorar?

Você também pode encontrar ideias em um hino sobre oração, como “Ó doce, grata oração” (Hinos, nº 79).

Alma 34:9–16

Imagem
seminary icon
Preciso de Jesus Cristo e de Sua Expiação.

Observe quantas vezes Amuleque usou as palavras infinito e eterno para descrever o sacrifício expiatório do Salvador em Alma 34:9–14. Por que é importante saber que a Expiação do Salvador é infinita e eterna? Procure palavras e frases nestes versículos que também descrevam a Expiação do Salvador: Hebreus 10:10; 2 Néfi 9:21; Mosias 3:13.

Mesmo quando sabemos que o poder de Jesus para salvar é infinito e eterno, às vezes podemos duvidar que isso se aplique a nós — ou a alguém que pecou contra nós. O élder David A. Bednar falou certa vez de pessoas que “aparentemente têm fé no Salvador, mas não acreditam que as bênçãos que Ele prometeu estão disponíveis para elas” (“Se vós me conhecêsseis a mim”, A Liahona, novembro de 2016, p. 104). O que pode nos impedir de receber plenamente o poder do Salvador? Pense em como você pode saber que a Expiação de Jesus Cristo é infinita e eterna.

Para ponderar sobre o quanto você precisa da Expiação do Salvador, pense em algo de que você precisa todos os dias. Pergunte a si mesmo: “Como seria minha vida sem isso?” Em seguida, ao estudar Alma 34:9–16, pondere sobre como seria sua vida sem Jesus Cristo. Você pode encontrar outras informações em 2 Néfi 9:7–9. Como você resumiria Alma 34:9–10 em uma frase?

Ver também Michael John U. Teh, “Nosso Salvador pessoal”, Liahona, maio de 2021, p. 99; Tópicos do Evangelho, “Expiação de Jesus Cristo”, Biblioteca do Evangelho; “Recuperado” (vídeo), Biblioteca do Evangelho.

Alma 34:30–41

“Agora é o tempo e o dia de vossa salvação.”

Imagine que você deseja participar de uma maratona ou de uma apresentação musical. O que aconteceria se você esperasse até o dia do evento para se preparar? Como esse exemplo se relaciona às advertências de Amuleque em Alma 34:32–35? Qual é o perigo de adiar nossos esforços para nos arrepender e mudar?

O versículo 31 também tem uma mensagem para as pessoas que podem se preocupar em ter demorado muito e ser tarde demais para se arrepender. Do que se trata essa mensagem?

Para mais ideias, leia a edição deste mês das revistas Liahona e Força dos Jovens.

Sugestões para ensinar as crianças

Alma 32:1–16

O Senhor pode me ensinar se eu escolher a humildade.

  • Ele disse que Alma e Amuleque tiveram sucesso ensinando os zoramitas que eram humildes. O que significa ser humilde? Ajude seus filhos a encontrar uma definição de humildade no Guia para Estudo das Escrituras. Que outras pistas sobre o significado dessa palavra podemos encontrar em Alma 32:13–16? Peça a seus filhos que completem uma frase como “Sou humilde quando…”.

Alma 32:28–43

Meu testemunho de Jesus Cristo cresce à medida que consigo nutri-lo.

  • Sementes, árvores e frutos são objetos conhecidos que podem ajudar as crianças a entender princípios abstratos como fé e testemunho. Deixe seus filhos segurarem uma semente enquanto você lê Alma 32:28. Peça-lhes que o ajudem a pensar em maneiras pelas quais aprimorar o testemunho de Jesus Cristo é como plantar e nutrir uma semente (ver “Capítulo 29: Alma ensina a respeito da fé e da palavra de Deus”, Histórias do Livro de Mórmon, p. 81). Você poderia plantar sua semente e falar sobre o que é necessário para ajudar uma semente — ou um testemunho — a crescer.

  • A figura de uma árvore acompanha este esboço; ela pode ser usada para ilustrar as palavras de Alma em Alma 32:28–43. Ou façam uma caminhada para encontrar plantas em estágios diferentes de crescimento e leiam os versículos de Alma 32 que comparam o crescimento de uma planta a nosso testemunho. Seus filhos podem gostar de desenhar uma árvore no quadro e adicionar uma folha ou uma fruta toda vez que pensarem em algo que possam fazer para ajudar a crescer seu testemunho de Jesus Cristo.

  • Você poderia deixar seus filhos enterrarem uma semente (representando a palavra de Deus) em uma pedra (representando um coração orgulhoso) e em solo macio (representando um coração humilde). Leiam juntos Alma 32:27–28. Fale sobre o que significa “dar lugar” (versículo 27) para a palavra de Deus em nosso coração.

Faça um desenho. Algumas pessoas aprendem melhor quando fazem um desenho do que estão aprendendo. Seus filhos podem gostar de desenhar uma semente crescendo até se transformar em uma árvore enquanto estudam Alma 32.

Alma 33:2–11; 34:17–27

Posso orar ao Pai Celestial a qualquer hora, por qualquer coisa.

  • Ajude seus filhos a encontrar frases que descrevam lugares onde podemos orar (em Alma 33:4–11) e coisas sobre as quais podemos orar (em Alma 34:17–27). Eles poderiam desenhar a si mesmos orando nesses lugares. Conte experiências uns aos outros de quando o Pai Celestial ouviu suas orações. Você também pode cantar uma música sobre oração, como “Oração de uma criança” (Músicas para Crianças, pp. 6–7).

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista Meu Amigo.

Imagem
frutas em uma árvore

“E por causa de vosso esforço e de vossa fé e de vossa paciência em cultivar a palavra (…), eis que pouco a pouco colhereis o seu fruto, que é sumamente precioso” (Alma 32:42).