Vem, e Segue-Me 2024
29 de julho a 4 de agosto: “Confiar em Deus para que vivas”. Alma 36–38


“29 de julho a 4 de agosto: ‘Confiar em Deus para que vivas’. Alma 36–38”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: Livro de Mórmon 2024

“29 de julho a 4 de agosto. Alma 36–38”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: 2024

Imagem
mulher orando

Mulher, de Jen Tolman, reprodução proibida

29 de julho a 4 de agosto: “Confiar em Deus para que vivas”

Alma 36–38

Quando Alma viu a iniquidade que o cercava, sentiu-se profundamente abatido por “tristeza”, “tribulações” e “angústias” (Alma 8:14). A respeito dos zoramitas, ele afirmou: “A iniquidade deste povo contrista-me a alma” (Alma 31:30). Após retornar da missão entre os zoramitas, ele sentiu algo parecido — notou que muitos dos nefitas “[começavam] a endurecer o coração e a sentir-se [ofendidos] devido à severidade da palavra”, e isso “afligiu-se-lhe muito o coração” (Alma 35:15). O que Alma fez a respeito do que viu e sentiu? Ele não se deixou abater simplesmente nem ficou cético com relação ao estado do mundo. Em vez disso, “[reuniu] seus filhos” e lhes ensinou “quanto às coisas que diziam respeito à retidão” (Alma 35:16). Ensinou que “não há outro caminho ou meio pelo qual o homem possa ser salvo, a não ser em Cristo e por intermédio dele. (…) Eis que ele é a palavra da verdade e da retidão” (Alma 38:9).

Ideias de ensino no lar e na igreja

Alma 36; 38:5–6

Posso nascer de Deus.

Poucas pessoas terão uma experiência tão dramática quanto foi a conversão de Alma. Mas todos devem “[nascer] de Deus”, embora geralmente isso aconteça de modo gradual (Alma 36:2338:6). Ao ler Alma 36, pense sobre o que significa nascer de Deus. Por exemplo, no processo de nascer de Deus, como você se sente em relação ao pecado? E em relação a Jesus Cristo? Como nascer de Deus afeta o que você faz em resposta a seus próprios erros? Que outras mudanças ocorrem em suas crenças e ações? Pondere sobre como você está vivenciando essas mudanças.

Ver também Mosias 5:7; 27:25–26; Alma 5:14; 22:15; Helamã 3:35; e o vídeo “Alma, o Filho, é Convertido ao Senhor”, Biblioteca do Evangelho.

Alma 36:12–24; 38:8–9

Jesus Cristo substitui a tristeza pela alegria.

Às vezes, as pessoas têm medo de se arrepender porque veem o arrependimento como um castigo doloroso para o pecado. O que você acha que Alma diria a respeito disso? Para descobrir, você poderia contrastar como era a vida de Alma antes de ele se arrepender (ver Alma 36:6–17) com sua descrição de si mesmo depois que ele se arrependeu (ver os versículos 18–27). De acordo com Alma 36:17–18, como Alma recebeu esse perdão?

Ver também Matthew S. Holland, “A grandiosa dádiva do Filho”, Liahona, novembro de 2020, p. 45.

Alma 37

As escrituras foram preservadas “para um sábio propósito”.

Considere o milagre e a bênção que é ter as escrituras disponíveis nos dias de hoje! Ao ler Alma 37, identifique as bênçãos provenientes de se ter as escrituras (ver, por exemplo, os versículos 7–10, 18–19, 44–45).

Em Alma 37:38–47, Alma comparou a “palavra de Cristo” à Liahona. Ao refletir sobre essa comparação, pense em como você tem experimentado o milagre e o poder dos ensinamentos de Cristo “dia após dia” (Alma 37:40).

Ver também D. Todd Christofferson, “A bênção das escrituras”, A Liahona, maio de 2010, p. 32; “Estudando as escrituras”, Hinos, nº 176; “Alma Testifica a Seu Filho Helamã” (vídeo), Biblioteca do Evangelho.

Imagem
mulher lendo as escrituras

As escrituras nos ensinam como seguir a Deus

Alma 37:1–14

Imagem
seminary icon
“É por meio de coisas pequenas e simples que as grandes são realizadas.”

Às vezes, achamos que nossos problemas são tão grandes e complicados que as soluções devem ser grandes e complicadas também. Mas essa nem sempre é a maneira do Senhor. Ao ler Alma 37:1–14, considere o que o impressiona sobre como Ele faz Sua obra. Depois, você poderia ponderar e registrar maneiras pelas quais viu esse princípio em sua vida.

Se fosse ensinar esse princípio a alguém, que exemplos da natureza ou da vida cotidiana você escolheria para ilustrá-lo? Você pode encontrar alguns exemplos na mensagem do presidente Dallin H. Oaks “Coisas pequenas e simples” (Liahona, maio de 2018, p. 89).

Quais são algumas coisas pequenas e simples que o aproximam do Pai Celestial e de Jesus Cristo?

Muitas vezes, nossas escolhas “pequenas e simples” fazem grande diferença em nossa vida. Considere escolher um tópico de Força dos Jovens: Um Guia para Fazer Escolhas e fazer perguntas como estas: Como minhas escolhas a respeito disso afetam a mim e às pessoas ao meu redor? Que mudanças pequenas e simples posso fazer que resultarão em maior paz e felicidade?

Ver também Michael A. Dunn, “Um por cento melhor”, Liahona, novembro de 2021, p. 106; Tópicos do Evangelho, “Arbítrio”, Biblioteca do Evangelho.

Use coisas pequenas e simples. Como muitas outras coisas na vida, o ensino e o aprendizado do evangelho podem ser feitos por meio de coisas pequenas e simples. Por exemplo, como poderia um pouco de sal ou fermento ser usado para ensinar o poder de coisas pequenas e simples? (Ver Mateus 5:13; 13:33.)

Alma 37:35–37

“[Aconselhar-nos] com o Senhor.”

Em Alma 37:35–37, procure os convites de Alma a seu filho Helamã. Em quais desses convites você se sente inspirado a agir? Por exemplo, você poderia refletir sobre o que significa “aconselhar-se com o Senhor” (versículo 37). De que maneira você já procurou fazer isso? Como Ele o orientou para o bem?

Alma 38

Compartilhar meu testemunho de Jesus Cristo fortalece as pessoas que amo.

As palavras de Alma a seu filho Siblon nos dão um bom exemplo de como fortalecer e incentivar as pessoas que amamos a viver o evangelho. Estudar Alma 38 pode lhe dar algumas ideias de como ajudar seus amigos e familiares a encontrar força em Jesus Cristo. Escreva o que você descobrir.

Para mais ideias, leia a edição deste mês das revistas Liahona e Força dos Jovens.

Sugestões para ensinar as crianças

Alma 36:6–24

O arrependimento me traz alegria em Jesus Cristo.

  • Para ajudar seus filhos a entender que o arrependimento traz alegria, você pode dar a eles um pedaço de papel com um rosto feliz de um lado e um rosto triste do outro. Peça-lhes que prestem atenção enquanto você lê ou resume Alma 36:13, 17–20 e escolham um dos rostos para mostrar como Alma estava se sentindo. As crianças mais velhas poderiam escrever palavras ou frases descrevendo como ele se sentiu. O que deixou Alma triste e o que lhe trouxe alegria? Depois, você poderia lhes contar sobre a alegria que sente quando se arrepende.

Alma 37:6–7

“É por meio de coisas pequenas e simples que as grandes são realizadas.”

  • Seus filhos podem gostar de encontrar pequenos itens que fazem grandes coisas acontecerem. Itens como uma pilha, a chave do carro ou, até mesmo, um brinquedo de que gostem muito podem ser exemplos disso. Depois, leiam Alma 37:6–7 juntos e pensem em algumas coisas pequenas ou simples que Deus quer que façamos. Que grandes coisas podem acontecer quando obedecemos a esses mandamentos pequenos ou simples?

  • Seus filhos também podem encher um copo com água, uma gota de cada vez. Como isso se relaciona com Alma 37:6–7? Considere falar a respeito de como as “coisas pequenas e simples” do Senhor, como ler as escrituras diariamente, são como gotas de água em um copo.

  • Ajude seus filhos a pensar em maneiras como eles fazem grandes coisas em casa, na escola ou na igreja. A música “O riachinho faz” (Músicas para Crianças, pp. 116–117) também ilustra esse princípio.

Alma 37:38–47

As escrituras podem me ajudar todos os dias.

  • Como você pode ajudar seus filhos a desenvolver o amor pela palavra de Deus, como Alma fez por Helamã? Mostre a gravura da Liahona (como a do Livro de Gravuras do Evangelho, nº 68) ou peça que desenhem uma enquanto falam sobre o que sabem a respeito dela (ver Alma 37:38–47; 1 Néfi 16:10, 28–29). De que modo as escrituras se assemelham à Liahona?

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista Meu Amigo.

Imagem
um anjo aparece a Alma e aos filhos de Mosias

Um Anjo Aparece a Alma e aos Filhos de Mosias, de Clark Kelley Price

Imprimir