Vem, e Segue-Me 2024
30 de setembro a 6 de outubro: “Eis que eu sou a lei e a luz”. 3 Néfi 12–16


30 de setembro a 6 de outubro: “Eis que eu sou a lei e a luz”. 3 Néfi 12–16, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: Livro de Mórmon 2024 (2023)

“30 de setembro a 6 de outubro. 3 Néfi 12–16”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: 2024 (2023)

Imagem
Jesus indicando os Doze Apóstolos

Terceiro Néfi: Estes Doze a Quem Escolhi, de Gary L. Kapp

30 de setembro a 6 de outubro: “Eis que eu sou a lei e a luz”

3 Néfi 12–16

Assim como os discípulos de Jesus, que se reuniram para ouvir o sermão no monte da Galileia, o povo que se reuniu no Templo de Abundância também vivia a lei de Moisés. Eles viviam essa lei porque ela direcionava a alma para Cristo (ver Jacó 4:5) e, naquele momento, Cristo estava diante deles, declarando uma lei maior. Mas, mesmo aqueles de nós que nunca viveram a lei de Moisés podem reconhecer que o padrão estabelecido por Jesus a Seus discípulos era elevado. Ele declarou: “Quisera que fôsseis perfeitos” (3 Néfi 12:48). Se isso o faz se sentir inadequado, lembre-se de que Jesus também disse: “Bem-aventurados são os pobres em espírito que vêm a mim, porque deles é o reino dos céus (3 Néfi 12:3). Essa lei maior é um convite, uma outra maneira de dizer: “Vinde a mim e sede salvos” (3 Néfi 12:20). Assim como a lei de Moisés, essa lei nos guia a Cristo, o Único que pode nos salvar e nos aperfeiçoar. Ele disse: “Eis que eu sou a lei e a luz. Confiai em mim e perseverai até o fim e vivereis” (3 Néfi 15:9).

Ideias de aprendizado em casa e na igreja

3 Néfi 12–14

Imagem
ícone do seminário
Posso ser um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo.

Um modo de estudar e aplicar os ensinamentos do Salvador em 3 Néfi 12–14 é escolher um conjunto de versículos e fazer um resumo de apenas uma frase começando com: “Os verdadeiros discípulos de Cristo…”. Por exemplo, um resumo de 3 Néfi 13:1–8 poderia ser: “Os verdadeiros discípulos de Cristo não buscam elogios públicos por fazer o bem”. Procure fazer isso com estas passagens:

Depois de ler esses versículos, o que você se sente inspirado a fazer para seguir a Jesus Cristo?

O mandamento registrado em 3 Néfi 12:48 pode parecer desafiador — até mesmo impossível. O que você aprende com a mensagem do élder Jeffrey R. Holland em “Sede vós pois perfeitos — No final” (A Liahona, novembro de 2017, p. 40) que o ajuda a entender as palavras do Salvador nesse versículo? De acordo com Morôni 10:32–33, o que possibilita ser perfeito como o Salvador?

Ver também Dallin H. Oaks, “O desafio de tornar-se”, A Liahona, janeiro de 2001, p. 40; “Sim, eu Te seguirei”, Hinos, nº 134; “Jesus Cristo Ensina Como Viver a Lei Maior” (vídeo), Biblioteca do Evangelho.

Use atividades com objetos. O Salvador ensinou verdades profundas usando como exemplo objetos comuns. Você pode fazer algo semelhante enquanto estuda ou ensina a respeito de 3 Néfi 12. Olhar ou segurar um pouco de sal, uma vela ou um casaco poderia tornar mais real o debate a respeito das verdades eternas que o Salvador ensinou.

3 Néfi 12:1–215:23–2416:1–6

Bem-aventurados os que acreditam sem ter visto.

Pouquíssimos dos filhos de Deus viram o Salvador e ouviram Sua voz, como aconteceu com o povo em Abundância. A maioria de nós está entre as pessoas descritas em 3 Néfi 12:2; 15:23 e 16:4–6. Que promessas foram feitas a essas pessoas nesses versículos? Como essas promessas têm se cumprido em sua vida?

Ver também João 20:26–29; 2 Néfi 26:12–13; Alma 32:16–18.

3 Néfi 12:21–30; 13:1–8, 16–18; 14:21–23

Posso me esforçar para purificar os desejos de meu coração.

Um tema que podemos observar nesses capítulos é o convite do Salvador para vivermos uma lei maior — sermos corretos não somente nas ações, mas também em nosso coração. Identifique esse tema quando o Salvador fala sobre contendas (3 Néfi 12:21–26), imoralidade (3 Néfi 12:27–30), oração (3 Néfi 13:5–8) e jejum (3 Néfi 13:16–18). Que outros exemplos você encontrou? O que você pode fazer para purificar os desejos de seu coração?

3 Néfi 14:7–11

O Pai Celestial me dará coisas boas quando eu pedir, buscar e bater.

Ao ler o convite do Salvador em 3 Néfi 14:7–11 de pedir, buscar e bater, pense nas “boas dádivas” que Ele gostaria que você pedisse. As seguintes escrituras adicionais podem ajudá-lo a compreender como pedir, buscar e bater. Elas podem também ajudar a explicar por que algumas orações não são respondidas como você espera: Isaías 55:8–9; Helamã 10:4–5; Morôni 7:26–27, 33, 37 e Doutrina e Convênios 9:7–9; 88:64. Como essas passagens podem afetar o modo como você pede, busca e bate?

Ver também Milton Camargo, “Pedir, buscar e bater”, Liahona, novembro de 2020, p. 106.

Para mais ideias, leia a edição deste mês das revistas Liahona e Força dos Jovens.

Sugestões para ensinar as crianças

3 Néfi 12:14–16

Posso ser um bom exemplo seguindo a Jesus.

  • Às vezes, as crianças podem não perceber o quanto o exemplo delas pode abençoar outras pessoas. Use 3 Néfi 12:14–16 para incentivá-las a deixar que sua luz brilhe. Por exemplo, ao ler “vossa” ou “vossas” nesses versículos, peça aos seus filhos que apontem para si mesmos. Fale às crianças sobre a luz que você vê nelas quando seguem a Jesus Cristo e como isso o inspira a segui-Lo também. Cantem juntos uma música que incentive as crianças a brilhar como uma luz, como “Sou como uma estrela” (Músicas para Crianças, p. 84).

  • Para encorajar seus filhos a não esconderem sua luz (ver 3 Néfi 12:15), peça que se revezem escondendo ou cobrindo uma lâmpada ou outra fonte de luz. Eles poderiam descobrir a luz toda vez que citarem algo que podem fazer a fim de ser um bom exemplo para outras pessoas.

3 Néfi 13:19–21

“Mas ajuntai tesouros nos céus.”

  • Ler esses versículos pode dar início a um debate sobre as coisas que valorizamos. Você poderia levar seus filhos em uma caça ao tesouro para encontrar coisas que os lembrem dos tesouros com valor eterno.

3 Néfi 14:7–11

O Pai Celestial responde às minhas orações.

  • Ao ler 3 Néfi 14:7, peça às crianças que ajam de maneira a representar cada um dos convites do Salvador nesse versículo. Por exemplo, elas podem levantar as mãos (pedir), fazer binóculos com as mãos (buscar) ou fazer de conta que estão batendo na porta (bater). Ajude seus filhos a pensar em coisas que podem dizer e pedir em suas orações.

  • Seus filhos podem gostar de fazer um jogo no qual eles pedem uma coisa e recebem algo totalmente diferente. Em 3 Néfi 14:7–11, o que o Salvador queria que soubéssemos a respeito do Pai Celestial?

3 Néfi 14:21–27; 15:1

O Salvador quer que eu ouça e faça o que Ele ensina.

  • Pense em maneiras pelas quais você pode ajudar seus filhos a visualizar a parábola ensinada nesses versículos. Eles podem desenhar, fazer gestos ou montar algo em uma fundação sólida e na areia. Eles também poderiam substituir seus nomes por “homem prudente” ao lerem 3 Néfi 14:24–27 ou cantarem “O sábio e o tolo” (Músicas para Crianças, p. 132). Ou poderiam se levantar toda vez que ouvissem, em 3 Néfi 14:21–27 e 15:1, palavras que falam sobre ouvir e praticar as palavras de Deus e fazer Sua vontade.

  • Esta é uma lição que você poderia fazer usando objetos: peça a seus filhos que imaginem que uma de suas pernas representa ouvir as palavras do Salvador e a outra representa fazer o que o Salvador ensinou. Convide seus filhos a se equilibrar apenas na perna “ouvir”. O que aconteceria se um vento forte soprasse pela sala? Então você e seus filhos poderiam procurar coisas específicas que o Salvador nos ensinou a fazer: ver 3 Néfi 12:3–12, 21–26; 13:5–8.

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista Meu Amigo.

Imagem
Jesus ensina os nefitas

A Visita do Salvador ao Povo na América, de Glen S. Hopkinson.

Imprimir