Vem, e Segue-Me 2024
7 a 13 de outubro: “Eis que é completa a minha alegria”. 3 Néfi 17–19


“7 a 13 de outubro: ‘Eis que é completa a minha alegria’. 3 Néfi 17–19”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: Livro de Mórmon 2024

“7 a 13 de outubro. 3 Néfi 17–19”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: 2024

Imagem
Jesus aparece aos nefitas

A Luz de Seu Semblante Iluminou-os, de Gary L. Kapp

7 a 13 de outubro: “Eis que é completa a minha alegria”

3 Néfi 17–19

Jesus Cristo tinha acabado de passar o dia ministrando na terra de Abundância, ensinando Seu evangelho, dando ao povo a oportunidade de ver e sentir as marcas em Seu corpo ressurreto e testificando que Ele era o Salvador prometido. Havia chegado a hora de partir. “Meu tempo está próximo”, disse Ele (3 Néfi 17:1). Ele precisava voltar a Seu Pai e sabia que as pessoas precisavam de tempo para meditar a respeito das coisas que lhes havia ensinado. Assim, com a promessa de voltar no dia seguinte, Ele disse à multidão que fosse para casa. Porém, ninguém foi embora. As pessoas não disseram o que sentiam, mas Jesus entendeu: elas tinham esperança de que Ele “permanecesse um pouco mais” (3 Néfi 17:5). Ele tinha outras coisas importantes a fazer, mas mostrar compaixão pelos filhos de Deus é sempre uma alta prioridade para Ele. Então Jesus ficou um pouco mais. O que aconteceu em seguida talvez seja o exemplo mais terno de ministração registrado nas escrituras. Os que estavam presentes só foram capazes de dizer que foi algo indescritível (ver 3 Néfi 17:16–17). O próprio Jesus resumiu a incrível manifestação espiritual imprevista com estas palavras simples e poderosas: “E agora, eis que é completa a minha alegria” (3 Néfi 17:20).

Ideias de aprendizado em casa e na igreja

3 Néfi 17; 18:24–25, 30–32

O Salvador é meu exemplo perfeito de ministração.

Cerca de 2.500 pessoas estavam presentes quando o Salvador apareceu, mas Ele encontrou uma maneira de ministrar um a um. O que você nota a respeito da maneira como Ele ministrou em 3 Néfi 17; 18:24–25, 28–32? Para que tipo de necessidades Ele ministrou? Que atributos tornaram Seu ministério eficaz? Pense também em como Ele ministra a você. Como você pode seguir o exemplo Dele? (Ver também 3 Néfi 18:24–25 e 28–32.)

Ver também “Jesus Cristo Tem Compaixão e Cura o Povo” (vídeo), Biblioteca do Evangelho.

3 Néfi 17:13–22; 18:15–25; 19:6–9, 15–36

O Salvador me ensinou como orar.

Imagine como seria ouvir o Salvador orando por você. Como essa experiência afetaria a maneira como você ora? Pondere sobre isso ao estudar 3 Néfi 17:13–22; 18:15–25 e 19:6–9, 15–36. O que aprendemos com o exemplo e os ensinamentos de Jesus Cristo a respeito da oração? Pense em procurar ideias sobre como, quando, onde, por quem e por que orar. O que mais você aprende com esses versículos?

Ver também Doutrina e Convênios 10:5.

3 Néfi 18:1–12

Imagem
ícone do seminário
Posso me sentir nutrido pelo Espírito quando tomo o sacramento.

Quando fazemos algo com frequência, isso pode se tornar rotineiro ou casual. Às vezes, acabamos fazendo coisas sem pensar. Como você pode evitar que isso aconteça com a ordenança semanal do sacramento? Ao ler 3 Néfi 18:1–12, pondere sobre como você pode ser espiritualmente “farto” cada vez que toma o sacramento (ver também 3 Néfi 20:1–9). De acordo com os versículos 5–7, 11, quais são algumas coisas que você deve “sempre” fazer? Você também pode ponderar por que Jesus nos deu a ordenança do sacramento — e se o sacramento está cumprindo Seus propósitos em sua vida. Por que o sacramento é sagrado para você?

Em sua mensagem “Recordá-Lo sempre” (Liahona, fevereiro de 2018, p. 4), o presidente Henry B. Eyring deu “algumas sugestões do que você pode se lembrar a cada semana ao tomar os sagrados emblemas do sacramento”. O que chama sua atenção nessas sugestões? O que você pode fazer para melhorar sua adoração durante o sacramento e por toda a semana?

O que mais você pode fazer para adorar de maneira mais significativa? Faça a si mesmo perguntas como estas: “Como o sacrifício do Salvador está influenciando minha vida diária?” “O que tenho feito bem como Seu discípulo e em que posso melhorar?”

Ver também Mateus 26:26–28; Jeffrey R. Holland, “Eis aqui o cordeiro de Deus”, Liahona, maio de 2019, p. 44; “Jesus Cristo Apresenta o Sacramento” (vídeo), Biblioteca do Evangelho; Tópicos do Evangelho, “Sacramento”, Biblioteca do Evangelho.

Reserve tempo para ponderar. Às vezes, estudar as escrituras se torna uma combinação de ler, orar e ponderar. Ao se permitir um momento de silêncio para refletir e falar com Deus sobre o que está aprendendo, você pode aumentar o poder de Sua palavra em sua vida.

3 Néfi 18:22–25

Posso “levantar” a luz de Jesus Cristo.

Imagine que você tem um amigo que não sabe nada sobre Jesus Cristo, exceto que você é um de Seus seguidores. O que seu amigo concluiria sobre o Salvador com base em suas ações? Em sua opinião, o que significa “[levantar sua] luz para que brilhe perante o mundo”? (3 Néfi 18:24.) Que outros convites o Salvador fez em 3 Néfi 18:22–25 que o ajudam a manter essa luz?

Ver também Bonnie H. Cordon, “De tal forma que vejam”, Liahona, maio de 2020, p. 78.

3 Néfi 18:36–37; 19:6–22

Os discípulos de Jesus Cristo buscam o dom do Espírito Santo.

Pense em suas orações recentes. O que suas orações lhe ensinam sobre seus desejos mais profundos? Após passar um dia na presença do Salvador, as pessoas na multidão “oraram por aquilo que mais desejavam” — o dom do Espírito Santo (3 Néfi 19:9). Por que o dom do Espírito Santo é tão desejável? Ao ler essas passagens, reflita sobre seu desejo pessoal de ter a companhia do Espírito Santo. Como você pode buscar sinceramente essa companhia?

Para mais ideias, leia a edição deste mês das revistas Liahona e Força dos Jovens.

Sugestões para ensinar as crianças

3 Néfi 17:7, 20–25

O Salvador ama cada um dos filhos do Pai Celestial.

  • Você pode usar uma gravura como as deste esboço ou o vídeo “Jesus Cristo Ora e Anjos Ministram às Criancinhas” (Biblioteca do Evangelho) para ajudar seus filhos a visualizar o relato de 3 Néfi 17. Leiam as frases ou os versículos de 3 Néfi 17 que enfatizem o amor do Salvador pelo povo (como os versículos 7 e 20–25). Depois, peça aos seus filhos que façam um desenho de si mesmos com Jesus. Ao desenharem, ajude-os a pensar em como Jesus já demonstrou Seu amor por eles.

Imagem
Jesus abençoando as criancinhas

Olhai para Vossas Criancinhas, de Gary L. Kapp

3 Néfi 18:1–12

Posso pensar em Jesus quando tomo o sacramento.

  • Peça a seus filhos que contem o que acontece durante o sacramento. Depois, leia 3 Néfi 18:1–12 e peça-lhes que levantem a mão quando ouvirem algo semelhante ao que fazemos hoje. O que Jesus Cristo quer que nos lembremos ou pensemos durante o sacramento? (Ver 3 Néfi 18:7, 11.)

3 Néfi 18:15–24; 19:6–9, 15–36

Jesus me ensinou a orar.

  • Cantar juntos uma música sobre a oração, como “Oração de uma criança” (Músicas para Crianças, pp. 6–7), é uma boa maneira de ajudar seus filhos a pensar a respeito do motivo de orarmos. Depois, você e seus filhos poderiam ler 3 Néfi 18:18–21 e conversar sobre o que Jesus ensinou sobre a oração. Convidar seus filhos a lhe contar como se sentem quando oram pode ajudá-los a compartilhar um testemunho sobre a oração.

  • As crianças podem gostar de fazer uma caça ao tesouro de algumas das preciosas bênçãos da oração. Você poderia escrever as seguintes referências de escritura em pedaços de papel e escondê-las: 3 Néfi 18:15; 3 Néfi 18:20; 3 Néfi 18:21; 3 Néfi 19:9 e 3 Néfi 19:23. Seus filhos poderiam, em seguida, encontrar os papéis, ler os versículos e identificar o que Jesus Cristo ou Seus discípulos ensinaram sobre a oração.

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista Meu Amigo.

Imagem
anjos ao redor de Jesus e das crianças nefitas

Anjos Ministram a Eles, de Walter Rane.

Imprimir