Vem, e Segue-Me 2024
4 a 10 de novembro: “Eu vos falo como se estivésseis presentes”. Mórmon 7–9


“4 a 10 de novembro: ‘Eu vos falo como se estivésseis presentes’. Mórmon 7–9”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: Livro de Mórmon 2024

“4 a 10 de novembro. Mórmon 7–9”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: 2024

Imagem
Morôni escreve nas placas de ouro

Morôni Escrevendo nas Placas de Ouro, de Dale Kilborn

4 a 10 de novembro: “Eu vos falo como se estivésseis presentes”

Mórmon 7–9

Morôni sabia o que era estar sozinho em um mundo de iniquidade — especialmente depois que seu pai morreu em batalha e os nefitas foram destruídos. “E eu fiquei sozinho”, ele escreveu. “Não tenho amigos nem tenho para onde ir” (Mórmon 8:3, 5). Parecia não haver esperança, mas Morôni a encontrou em Jesus Cristo e em seu testemunho de que “os eternos desígnios do Senhor irão avante” (Mórmon 8:22). E Morôni sabia que uma parte fundamental desses propósitos eternos seria o Livro de Mórmon — o registro que ele agora estava terminando diligentemente, o registro que um dia levaria muitas pessoas ao “conhecimento sobre Cristo” (Mórmon 8:16; 9:36). A fé que Morôni tinha nessas promessas tornou possível a declaração que fez aos futuros leitores desse livro: “Eis que eu vos falo como se estivésseis presentes” e “sei que tereis minhas palavras” (Mórmon 8:35; 9:30). Agora temos as palavras que ele escreveu e o trabalho do Senhor está seguindo avante, em parte porque Mórmon e Morôni permaneceram fiéis à sua missão mesmo quando estavam sozinhos.

Ideias de aprendizado em casa e na igreja

Mórmon 7

“[Crede] em Jesus Cristo” e “apegai-vos ao [Seu] evangelho”.

Depois de resumir o registro de seu povo, Mórmon deu sua mensagem final em Mórmon 7. Por que você acha que ele escolheu essa mensagem? Para você, o que significa “[apegar-se] ao evangelho de Cristo”? (Mórmon 7:8.)

Ver também “Creio em Cristo”, Hinos, nº 66.

Mórmon 7:8–10; 8:12–16; 9:31–37

O Livro de Mórmon é de grande valor.

O presidente Russell M. Nelson perguntou: “Se lhes oferecessem diamantes, rubis ou o Livro de Mórmon, o que vocês escolheriam? Falando honestamente, o que tem mais valor para vocês?” (“Como seria sua vida sem o Livro de Mórmon?”, A Liahona, novembro de 2017, p. 61.)

O que você encontra em Mórmon 7:8–10; 8:12–22 e 9:31–37 que o ajuda a entender por que o Livro de Mórmon é valioso nos dias de hoje? Por que ele é importante para você? Você pode encontrar mais informações em 1 Néfi 13:38–41; 2 Néfi 3:11–12 e Doutrina e Convênios 33:16; 42:12–13.

Imagem
exemplares do Livro de Mórmon em diferentes idiomas

Os escritos dos profetas do Livro de Mórmon se aplicam a nós

Mórmon 8:1–11

Posso guardar os mandamentos mesmo quando outros não o fazem.

Às vezes, você pode se sentir sozinho enquanto se esforça para guardar os mandamentos. O que você pode aprender com o exemplo de Morôni que poderia ajudar? (Ver Mórmon 8:1–11.) Se você pudesse perguntar a Morôni como ele permaneceu fiel, o que acha que ele diria?

Ver também “Todos Podem Saber a Verdade: A Promessa de Morôni” (vídeo), Biblioteca do Evangelho.

Mórmon 8:26–41; 9:1–30

O Livro de Mórmon foi escrito para nossos dias.

Jesus Cristo mostrou a Morôni o que aconteceria quando o Livro de Mórmon fosse revelado (ver Mórmon 8:34–35), o que o levou a fazer advertências vigorosas para nossos dias. Ao ler Mórmon 8:26–41 e 9:1–30, pondere de que maneira as palavras dele podem se aplicar a você. Por exemplo, nesses versículos, Morôni faz 24 perguntas. Que evidências você vê nessas perguntas de que Morôni viu nossos dias? Como o Livro de Mórmon pode ajudar com os desafios previstos por Morôni?

Ouça o Espírito. Preste atenção aos pensamentos e sentimentos que tiver mesmo que eles pareçam não ter nada a ver com o que você está lendo. Essas impressões podem ser o que o Pai Celestial quer que você saiba. Por exemplo, que impressões você tem depois de ponderar as perguntas que Morôni faz em Mórmon 9:1–30?

Mórmon 9:1–25

Imagem
ícone do seminário
Jesus Cristo é um Deus de milagres.

Morôni concluiu os escritos de seu pai com uma mensagem poderosa para as pessoas de nossos dias que não acreditam em milagres (ver Mórmon 8:26; 9:1, 10–11). Por que você acha que a crença em milagres é necessária nos dias de hoje? Pesquise Mórmon 9:9–11, 15–27 e Morôni 7:27–29 e reflita sobre perguntas como:

  • O que aprendo sobre o Salvador nesses versículos?

  • O que eles ensinam sobre milagres do passado e do presente?

  • Quais são os benefícios de crer que Jesus Cristo é um Deus de milagres? Quais são as consequências de não acreditar nisso?

  • Que milagres — grandes e pequenos — o Salvador operou em minha vida? O que esses milagres me ensinam a respeito Dele?

O presidente Russell M. Nelson ensinou: “Nosso Salvador e Redentor, Jesus Cristo, realizará algumas de Suas obras mais poderosas no período entre agora e quando Ele vier novamente. Veremos indicações milagrosas de que Deus, o Pai, e Seu Filho Jesus Cristo presidem esta Igreja com majestade e glória” (“Revelação para a Igreja, revelação para nossa vida”, Liahona, maio de 2018, p. 96). Em sua opinião, que milagres alguns deles podem ser? O que você pode fazer para ajudar o Salvador a cumpri-los?

O que aprendemos com a experiência de santos em Samoa, Tonga, Fiji e Taiti quando o presidente e a irmã Nelson os visitaram? (Ver Russell M. Nelson, “Cristo ressuscitou; a fé que temos Nele moverá montanhas”, Liahona, maio de 2021, p. 101.)

Ver também Ronald A. Rasband, “Porque eis que (…) sou um Deus de milagres”, Liahona, maio de 2021, p. 109; Tópicos do Evangelho, “Milagres”, Biblioteca do Evangelho.

Sugestões para ensinar as crianças

Mórmon 7:8–10

Tanto o Livro de Mórmon quanto a Bíblia testificam de Jesus Cristo.

  • Para salientar a relação entre a Bíblia e o Livro de Mórmon, como Morôni fez, você poderia jogar um jogo como este com seus filhos: Peça-lhes que digam “Velho Testamento, Novo Testamento” quando você segurar uma cópia da Bíblia e “Outro Testamento” quando você segurar uma cópia do Livro de Mórmon. Você também pode escolher vários eventos que tanto a Bíblia quanto o Livro de Mórmon testemunham — como o nascimento, a morte e a Ressurreição de Cristo —, depois, convide seus filhos a encontrar gravuras desses eventos (por exemplo, o Livro de Gravuras do Evangelho).

  • Para ajudar seus filhos a aprender a oitava regra de fé, escreva cada palavra em pedaços de papel separados. Peça aos seus filhos que trabalhem juntos para colocar as palavras na ordem correta e repita isso várias vezes.

Mórmon 8:1–7

Posso guardar os mandamentos mesmo quando me sinto sozinho.

  • O exemplo de Morôni pode inspirar seus filhos a obedecer aos mandamentos de Deus mesmo quando se sentirem sozinhos. Depois de ler Mórmon 8:1–7 com eles, peça que contem como teriam se sentido se fossem Morôni. Nos versículos 1, 3 e 4, o que foi ordenado que Morôni fizesse e como ele obedeceu? Como podemos ser mais semelhantes a Morôni?

  • Você e seus filhos poderiam conversar a respeito de situações em que precisam escolher entre o certo e o errado quando ninguém está olhando. Como a fé em Jesus Cristo nos ajuda nessas situações? Uma música como “Sê fiel(Músicas para Crianças, p. 81) poderia ser útil para essa conversa.

Mórmon 8:24–26; 9:7–26

Jesus Cristo é um “Deus de milagres”.

  • Você pode querer explicar aos seus filhos que um milagre é algo que Deus faz para mostrar Seu poder e abençoar nossa vida. Leia frases de Mórmon 9:11–13, 17 que descrevem alguns dos milagres de Deus, e seus filhos podem pensar em outros milagres (as gravuras do Livro de Gravuras do Evangelho, como nº 26, nº 40, nº 41 e nº 83, podem ajudar). Fale sobre os milagres que Deus fez em sua vida.

  • Mostre a seus filhos uma receita e fale sobre o que aconteceria se você deixasse de fora um ingrediente indispensável. Leiam juntos Mórmon 8:24 e 9:20–21 para encontrar os “ingredientes” que podem levar aos milagres de Deus.

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista Meu Amigo.

Imagem
Morôni observa a destruição dos nefitas

Morôni Observa a Destruição dos Nefitas, de Joseph Brickey

Imprimir