Vem, e Segue-Me 2024
18 a 24 de novembro: “Para que o mal seja reprimido”. Éter 6–11


18 a 24 de novembro: “Para que o mal seja reprimido”. Éter 6–11, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: Livro de Mórmon 2024 (2023)

“18 a 24 de novembro. Éter 6–11”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: 2024 (2023)

Imagem
Barcos jareditas no mar

Tirar-vos-ei Novamente das Profundezas, de Jonathan Arthur Clarke

18 a 24 de novembro: “Para que o mal seja reprimido”

Éter 6–11

Centenas de anos após a destruição dos jareditas, os nefitas descobriram as ruínas de sua antiga civilização. Entre as ruínas, encontraram um registro misterioso — placas de “ouro puro” que estavam “cobertas de gravações”, e os nefitas “tinham grande desejo” de lê-las (Mosias 8:9; 28:12). Hoje em dia, você tem um resumo desse registro, chamado livro de Éter. Quando os nefitas leram as placas, “encheram-se de tristeza” ao saber da trágica queda dos jareditas. “Não obstante, proporcionou-lhes muitos conhecimentos, com os quais se regozijaram” (Mosias 28:18). Você poderá encontrar momentos tristes neste livro. Mas também pode se regozijar com este dom do conhecimento. Como escreveu Morôni: “É sabedoria de Deus que estas coisas vos sejam mostradas (…) para que o mal seja reprimido e para que chegue o tempo em que Satanás já não tenha poder sobre o coração dos filhos dos homens” (Éter 8:23, 26).

Ideias de aprendizado em casa e na igreja

Éter 6:1–12

O Senhor vai me guiar durante minha jornada na mortalidade.

Você pode adquirir conhecimento espiritual ao comparar a travessia dos jareditas pelo oceano à sua jornada pela vida. Por exemplo, o que o Senhor tem lhe dado que ilumina seu caminho como as pedras nos barcos dos jareditas? O que os barcos poderiam representar, ou os ventos que “[sopravam] em direção à terra prometida”? (Éter 6:8.) O que você aprende com as ações dos jareditas antes, durante e depois da viagem? Como o Senhor o está conduzindo em direção à sua terra prometida?

“[Cantai] louvores ao Senhor.” Os jareditas expressaram gratidão e amor a Deus por meio de cânticos e louvores (ver Éter 6:9). Você pode procurar ou criar oportunidades de usar a música e o testemunho sincero para louvar a Deus no lar e na igreja. Por exemplo, pode ser apropriado cantar um hino de louvor como “Corações, pois, exultai” (Hinos, nº 39) ao estudar Éter 6:1–12.

Imagem
Família jaredita dentro de um barco

Bebê a Bordo, de Kendal Ray Johnson

Éter 6:5–18, 30; 9:28–35; 10:1–2

“[Andai] humildemente perante o Senhor.”

Embora o orgulho e a iniquidade pareçam dominar a história dos jareditas, encontramos também exemplos de humildade nesses capítulos, especificamente em Éter 6:5–18, 30; 9:28–35 e 10:1–2. Você pode aprender com esses exemplos ao ponderar as seguintes perguntas: Por que os jareditas se humilharam nessas situações? De que modo eles demonstraram sua humildade? Como Deus os abençoou por causa disso? Pense no que você pode fazer para “andar com humildade perante o Senhor” por vontade própria (Éter 6:17) em vez de ser compelido a ser humilde (ver Mosias 4:11–12; Alma 32:14–18).

Ver também Dale G. Renlund, “Praticar a justiça, amar a benevolência e andar humildemente com Deus”, Liahona, novembro de 2020, p. 109.

Éter 7–11

Imagem
ícone do seminário
Posso me tornar um líder cristão.

Os capítulos 7–11 de Éter abrangem pelo menos 28 gerações. Embora seja possível dar poucos detalhes em tão pouco espaço, surge rapidamente um padrão sobre as consequências de uma liderança reta e iníqua. O que você aprendeu sobre liderança — negativa e positiva — nos exemplos dos reis listados a seguir?

O élder Dieter F. Uchtdorf compartilhou conselhos úteis sobre liderança em sua mensagem “O maior dentre vós” (A Liahona, maio de 2017, p. 78). Considere estudar essa mensagem — especialmente as histórias que ela conta — identificando princípios ou padrões de liderança cristã. Quando você viu esses princípios ou padrões demonstrados em pessoas que lideram?

Ao refletir sobre o que aprendeu, pense nas oportunidades que você tem de liderar ou influenciar as pessoas no seu lar, na comunidade, em seu chamado da Igreja e assim por diante. Como você pode desenvolver qualidades de liderança cristã mesmo sem ter um chamado de liderança específico?

Ver também “Princípios de liderança na Igreja”, Manual Geral: Servir em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, item 4.2, Biblioteca do Evangelho.

Éter 8:7–26

O Senhor não trabalha nas trevas.

Combinação secreta é quando pessoas fazem juramentos para manter em segredo seus atos iníquos. Além das combinações secretas descritas em Éter 8:7–18, outros exemplos podem ser encontrados em Helamã 1:9–12; 2:2–11; 6:16–30; Moisés 5:29–33. Compare esses versículos com 2 Néfi 26:22–24, em que Néfi descreve como o Senhor realiza Sua obra. Por que você acha que Morôni foi ordenado a escrever o que ele fez sobre combinações secretas?

O que você aprendeu com o livro de Éter que pode ajudá-lo a obter as bênçãos descritas em Éter 8:26?

Sugestões para ensinar as crianças

Éter 6:1–12

Posso confiar no Pai Celestial para me consolar quando estou com medo.

  • Todas as pessoas têm dias difíceis — até mesmo as criancinhas. Você poderia ajudar seus filhos a encontrar palavras e frases em Éter 6:1–12 que mostrem como os jareditas confiaram em Deus durante alguns dias de grande pavor e dificuldade. Considere contar experiências de quando Deus o ajudou em momentos difíceis de sua vida.

Éter 6:9, 12, 30; 7:27; 10:2

Lembrar-se do que o Senhor fez traz gratidão e paz.

  • Depois de chegarem em segurança à terra prometida, os jareditas ficaram tão agradecidos que “verteram lágrimas de alegria” (Éter 6:12). Você pode inspirar seus filhos a se sentirem gratos pelas bênçãos de Deus, ajudando-os a encontrar frases de Éter 6:9, 12 que mostram como os jareditas expressaram sua gratidão a Deus. Eles podem gostar de cantar, assim como os jareditas fizeram, uma canção que expressa gratidão, como “Meu Pai Celestial me tem afeição” (Músicas para Crianças, pp. 16–17). Peça a seus filhos que contem algumas coisas pelas quais são gratos.

  • Seus filhos poderiam ler Éter 6:30; 7:27 e 10:2 e descobrir do que esses reis justos se lembraram. Como isso afetou a maneira como eles lideravam o povo? Vocês e seus filhos podem debater sobre maneiras de se lembrar do que Deus fez por vocês. Por exemplo, peça que escrevam ou desenhem sobre isso. Você pode sugerir que desenvolvam o hábito de escrever regularmente as bênçãos que notarem que vieram de Deus (ver “Oh, Lembrai-Vos, Lembrai-Vos” [vídeo], Biblioteca do Evangelho).

Éter 7:24–27

Sou abençoado quando sigo o profeta de Deus.

  • Você e seus filhos poderiam encenar algumas coisas que o profeta nos ensinou a fazer. Vocês podem até transformar isso em um jogo no qual se deve adivinhar o que as ações representam. Isso pode preparar seus filhos para debater sobre a importância de seguir o profeta de Deus. Depois, vocês poderiam ler Éter 7:24–27 para descobrir o que aconteceu quando o povo obedeceu ao profeta de Deus. Como somos abençoados por seguir o profeta hoje em dia?

Éter 9:28–35; 11:5–8

O Senhor é misericordioso quando me arrependo.

  • Procurar padrões é uma habilidade útil para o estudo das escrituras. O livro de Éter contém um padrão repetido que salienta a misericórdia do Senhor. Para ajudar seus filhos a encontrar esse padrão, convide-os a ler Éter 9:28–35 e Éter 11:5–8 e procurar semelhanças entre os dois relatos. O que aprendemos com essas histórias? Eles podem procurar gravuras no Livro de Gravuras do Evangelho de pessoas nas escrituras que se arrependeram e foram perdoadas.

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista Meu Amigo.

Imagem
Barcos jareditas no mar

Os Barcos Jareditas, de Gary Ernest Smith

Imprimir