Vem, e Segue-Me 2024
25 de novembro a 1º de dezembro: “Pela fé, todas as coisas se cumprem”. Éter 12–15


“25 de novembro a 1º de dezembro: ‘Pela fé, todas as coisas se cumprem’. Éter 12–15”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: Livro de Mórmon 2024

“25 de novembro a 1º de dezembro. Éter 12–15”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: 2024

Imagem
Éter entrando em uma caverna

Éter Se Escondendo na Cavidade de uma Rocha, de Gary Ernest Smith

25 de novembro a 1º de dezembro: “Pela fé, todas as coisas se cumprem”

Éter 12–15

As profecias de Éter aos jareditas foram “grandes e maravilhosas” (Éter 12:5). Ele “lhes falou de todas as coisas, desde a origem do homem” (Éter 13:2). Ele “viu os dias de Cristo” e uma Nova Jerusalém nos últimos dias (Éter 13:4). Falou sobre “esperar por um mundo melhor, sim, até mesmo um lugar à mão direita de Deus” (Éter 12:4). Porém, os jareditas rejeitaram suas palavras pelo mesmo motivo que as pessoas com frequência rejeitam as profecias dos servos de Deus em nossos dias — “porque não as [veem]” (Éter 12:5). É preciso fé para acreditar em promessas ou advertências a respeito de coisas que não podemos ver, assim como foi necessário que Éter tivesse fé para profetizar “coisas grandes e maravilhosas” para um povo descrente. Foi preciso fé para que Morôni confiasse que o Senhor poderia transformar sua “deficiência na escrita” em força (ver Éter 12:23–27). É esse o tipo de fé que nos faz “seguros e constantes, sempre abundantes em boas obras, sendo levados a glorificar a Deus” (Éter 12:4). E é essa fé por meio da qual “todas as coisas se cumprem” (Éter 12:3).

Ideias de aprendizado em casa e na igreja

Éter 12

A fé em Jesus Cristo produz milagres.

Nos dias de hoje, assim como nos dias de Éter, é comum as pessoas quererem evidências antes de acreditarem em Deus e em Seu poder. O que você aprendeu com Éter 12:5–6 sobre essa ideia?

Ao ler Éter 12, você poderia anotar toda vez que encontrar a palavra “fé”. Pense no que cada exemplo ensina sobre fé. Perguntas como essas podem ajudar: O que é fé? O que significa exercer fé? Quais são os frutos da fé em Jesus Cristo? Você também pode anotar seus pensamentos sobre os testemunhos que obteve “depois da prova de [sua] fé” (Éter 12:6).

Ver Russell M. Nelson, “Cristo ressuscitou; a fé que temos Nele moverá montanhas”, Liahona, maio de 2021, p. 101.

Deixe que as outras pessoas compartilhem e, às vezes, ensinem. As pessoas aprendem melhor quando têm a oportunidade de compartilhar o que estão aprendendo ou, até mesmo, ensinar em um ambiente formal. Seja em casa ou na igreja, peça a outras pessoas, inclusive aos jovens, que ensinem parte da lição.

Éter 12:1–9, 28, 32

Jesus Cristo nos dá “uma esperança mais excelente”.

Além das profundas impressões sobre fé, Éter 12 também fala muito a respeito de esperança. As perguntas a seguir podem orientar seu estudo:

  • Que motivos Éter teve para “esperar por um mundo melhor”? (Ver Éter 12:2–5.)

  • Qual é o propósito de uma âncora? O que a esperança faz por sua alma que é semelhante ao que uma âncora faz por um barco? (Ver Éter 12:4.)

  • Pelo que devemos esperar? (Ver Éter 12:4; Morôni 7:41.)

  • Como o evangelho de Jesus Cristo tem dado a você “uma esperança mais excelente”? (Éter 12:32.)

Ver também Morôni 7:40–41; Jeffrey R. Holland, “Um perfeito esplendor de esperança”, Liahona, maio de 2020, p. 81.

Éter 12:23–29

Imagem
ícone do seminário
Jesus Cristo pode transformar minha fraqueza em força.

Quando lemos os vigorosos registros de Morôni, é fácil esquecer que ele se preocupava com sua “deficiência na escrita” e temia que as pessoas zombassem de suas palavras (ver Éter 12:23–25). Se você já se sentiu ansioso sobre sua própria fraqueza, leia a respeito das dificuldades de Morôni — e a resposta do Salvador — em Éter 12:23–29. Você também pode pensar nos momentos em que Jesus Cristo o ajudou a reconhecer sua fraqueza e o fez forte mesmo sem tê-la removido completamente. Pense também nas fraquezas com as quais você tem lutado atualmente. O que você precisa fazer para receber a promessa do Salvador de fazer com que “as coisas fracas se tornem fortes”? (Éter 12:27.)

Você pode pesquisar as seguintes passagens para descobrir como outras pessoas nas escrituras ganharam força por meio da graça de Jesus Cristo:

Ver também Tópicos do Evangelho, “Graça”, Biblioteca do Evangelho; “Jesus, minha luz”, Hinos, nº 44.

Éter 13:13–22; 14–15

Rejeitar os profetas do Senhor me coloca em perigo espiritual.

Ser rei dos jareditas era algo historicamente perigoso. E isso era particularmente verdadeiro para Coriântumr, pois muitos “homens poderosos (…) pretendiam destruí-lo” (Éter 13:15–16). Em Éter 13:15–22, observe o que Coriântumr fez para se proteger e o que o profeta Éter na verdade o aconselhou a fazer. Ao estudar o restante do livro de Éter, pense sobre as consequências de se rejeitar o conselho dos profetas. O que acontece com as pessoas quando “o Espírito do Senhor [deixa] de lutar com [elas]”? (Éter 15:19.) O que o Senhor quer que você aprenda com esses relatos? Pense no que você fará para seguir Seus profetas.

Para mais ideias, leia a edição deste mês das revistas Liahona e Força dos Jovens.

Sugestões para ensinar as crianças

Éter 12:6–22

Fé é acreditar em coisas que não posso ver.

  • Ajude seus filhos a repetir com você: “Fé são coisas que se esperam, mas não se veem”, de Éter 12:6. Eles podem gostar de ver gravuras que demonstram exemplos de fé em Éter 12:13–15, 19–21 (ver o Livro de Gravuras do Evangelho, nº 78 e nº 85, e a página de atividades desta semana). Deixe que seus filhos expliquem o que sabem a respeito de cada história. Aqui estão algumas perguntas para ajudá-lo a debater sobre esses exemplos de fé:

    • O que essas pessoas esperavam?

    • Como a fé que elas tinham foi testada?

    • O que aconteceu como consequência dessa fé?

    Você também pode compartilhar suas próprias experiências de quando exerceu sua fé.

Éter 12:4, 32

A esperança é como uma âncora para minha alma.

  • Para entender o que Éter 12:4 ensina sobre esperança, você e seus filhos poderiam olhar para uma foto de um barco e uma âncora. Por que os barcos precisam de uma âncora? O que aconteceria a um barco que não tivesse uma âncora? Ao lerem Éter 12:4 juntos, fale sobre como a esperança nos ajuda da mesma maneira que uma âncora ajuda um barco. Peça a seus filhos que façam um desenho de um barco e uma âncora para que possam ensinar aos outros sobre esperança.

  • Se seus filhos precisarem de uma definição para esperança, ajude-os a encontrá-la no Guia para Estudo das Escrituras, “Esperança” (Biblioteca do Evangelho). De acordo com essa definição e com Éter 12:4, 32, o que devemos esperar? (Ver também Morôni 7:40–42.) Ajude seus filhos a pensar em outras palavras para esperança, assim como em palavras que significam o oposto de esperança. Você também pode compartilhar algumas verdades do evangelho que lhe dão esperança.

Éter 12:23–29

Jesus Cristo pode me ajudar a ser forte espiritualmente.

  • As crianças, às vezes, enfrentam situações nas quais se sentem fracas, assim como Morôni. Ajude seus filhos a descobrir por que Morôni se sentiu assim em Éter 12:23–25 e pergunte a eles se já se sentiram de modo semelhante. Depois, peça-lhes que leiam os versículos 26–27 para saber como o Senhor ajudou Morôni.

  • Seus filhos podem fazer um desenho de algo fraco e algo forte. Depois, poderiam acrescentar ao desenho algumas palavras e frases de Éter 12:23–29 que lhes ensinem como o Salvador pode transformar nossa fraqueza em força. Incentive seus filhos a pensar sobre uma fraqueza que eles têm e depois pedir ajuda ao Salvador para se tornarem fortes. Você também poderia lhes contar uma experiência em que o Salvador o ajudou a se fortalecer o suficiente para fazer algo difícil.

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista Meu Amigo.

Imagem
Éter ajoelhado na entrada de uma caverna

Maravilhosas Eram as Profecias de Éter, de Walter Rane

Imprimir