Vem, e Segue-Me 2024
9 a 15 de dezembro: “Possa Cristo animar-te”. Morôni 7–9


“9 a 15 de dezembro: ‘Possa Cristo animar-te’. Morôni 7–9”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: Livro de Mórmon 2024

“9 a 15 de dezembro. Morôni 7–9”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: 2024

Imagem
Morôni escreve nas placas de ouro

Minerva Teichert (1888–1976), Morôni: O Último Nefita, 1949–1951, pintura a óleo em madeira, 89 x 120 cm. Museu de Arte da Universidade Brigham Young, 1969

9 a 15 de dezembro: “Possa Cristo animar-te”

Morôni 7–9

Antes de concluir com suas palavras finais o registro que conhecemos hoje como Livro de Mórmon, Morôni compartilhou três mensagens de seu pai, Mórmon: um discurso aos “pacíficos seguidores de Cristo” (Morôni 7:3) e duas cartas que Mórmon tinha escrito para Morôni. É provável que Morôni tenha incluído essas mensagens no Livro de Mórmon porque anteviu as semelhanças entre os perigos em seus dias e em nossos dias. Quando essas palavras foram escritas, o povo nefita estava se afastando do Salvador. Muitos deles tinham “[perdido] o amor uns pelos outros” e “[deleitavam-se] em tudo que não é bom” (Morôni 9:5, 19). E, ainda assim, Mórmon encontrou motivos para ter esperança, ensinando que ser esperançoso não significa ignorar os problemas do mundo ou ser ingênuo em relação a eles. Esperança significa ter fé no Pai Celestial e em Jesus Cristo, cujo poder é maior e mais duradouro do que os problemas. Significa “[apegar-se] a tudo que é bom” (Morôni 7:19). Significa deixar que a Expiação de Jesus Cristo e “a esperança de sua glória e da vida eterna permaneçam (…) [na] mente para sempre” (Morôni 9:25).

Ideias de aprendizado em casa e na igreja

Morôni 7:12–20

A luz de Cristo me ajuda a distinguir a verdade do erro.

Muitas pessoas se perguntam: “Como posso saber se uma impressão vem de Deus ou de meus próprios pensamentos?” ou “Com tanto engano hoje em dia, como posso saber o que é certo ou errado?” As palavras de Mórmon em Morôni 7 nos mostram vários princípios que podemos usar para responder a essas perguntas. Procure esses princípios principalmente nos versículos 12–20. Você pode usar essas verdades para ajudá-lo a avaliar as mensagens que encontrar e as experiências que tiver esta semana.

Ver também Guia para Estudo das Escrituras, “Luz, Luz de Cristo”, Biblioteca do Evangelho; “Padrões de Luz: Discernir a Luz” (vídeo), Biblioteca do Evangelho.

Morôni 7:20–48

Graças a Jesus Cristo, posso “[apegar-me] a tudo que é bom”.

Mórmon fez uma pergunta que parece especialmente importante nos dias de hoje: “Como será possível vos apegardes a tudo que é bom?” (Morôni 7:20.) Ele então ensinou sobre a fé em Jesus Cristo, a esperança e a caridade. Ao ler os versículos 20–48, observe como cada atributo o ajuda a encontrar a bondade que vem de Jesus Cristo e “apegar-se” a ela. Por que esses atributos são essenciais para um discípulo de Jesus Cristo?

Ver também “Mormon’s Teachings about Faith, Hope, and Charity” [Ensinamentos de Mórmon sobre Fé, Esperança e Caridade] (vídeo), Biblioteca do Evangelho.

Morôni 7:44–48

Imagem
ícone do seminário
“A caridade é o puro amor de Cristo.”

Mórmon observou que nossa fé e esperança em Jesus Cristo nos levam ao dom da caridade. Mas o que é caridade? Você pode escrever A caridade é… e depois ler Morôni 7:44–48 e procurar palavras ou frases que possam completar essa sentença. Quando terminar, considere substituir a palavra caridade pelo nome Jesus Cristo. O que isso o ensina a respeito do Salvador? Como Jesus Cristo demonstrou Seu puro amor? Pense nos exemplos das escrituras e em sua própria vida.

O presidente Dallin H. Oaks observou: “O motivo pelo qual a caridade nunca falha e é maior até mesmo do que os mais grandiosos atos de bondade (…) é que a caridade, ‘o puro amor de Cristo’ (Morôni 7:47), não é um ato, mas uma condição ou estado. (…) Nós nos tornamos caridosos” (“O desafio de tornar-se”, A Liahona, janeiro de 2001, p. 42). Com isso em mente, leia a mensagem do élder Massimo De Feo intitulada “Puro amor: O verdadeiro sinal de todos os verdadeiros discípulos de Jesus Cristo” (Liahona, maio de 2018, p. 81). Como a caridade afeta seu discipulado? Como você pode “[apegar-se] à caridade”? (Versículo 46.)

Ver também 1 Coríntios 13:1–13; Éter 12:33–34; “Amai-vos uns aos outros”, Hinos, nº 197; “Caridade: O Exemplo dos Fiéis” (vídeo), Biblioteca do Evangelho; Tópicos do Evangelho, “Caridade”, Biblioteca do Evangelho.

Use atividades com objetos. Pensar em um banquinho de três pernas poderia ajudá-lo a entender melhor a relação entre fé, esperança e caridade (ver Dieter F. Uchtdorf, “O poder infinito da esperança”, A Liahona, novembro de 2008, p. 21).

Morôni 9:3–5

A raiva leva à tristeza e ao sofrimento.

Em contraste com a mensagem de amor de Mórmon em Morôni 7:44–48, a segunda epístola de Mórmon a Morôni incluía advertências contra algo que muitos enfrentam hoje — a ira. De acordo com Morôni 9:3–5, quais foram algumas das consequências da ira dos nefitas? Que advertências podemos perceber nos versículos 3–5, 18–20, 23?

Ver também Gordon B. Hinckley, “Tardio em irar-se”, A Liahona, novembro de 2007, p. 62.

Morôni 9:25–26

Posso encontrar esperança em Cristo a despeito de minhas circunstâncias.

Após descrever a iniquidade que havia presenciado, Mórmon diz para o filho não sofrer. O que o impressiona com relação à mensagem de esperança de Mórmon? Para você, o que significa que Cristo vai “animar-te”? Que atributos de Cristo e princípios de Seu evangelho “[permanecem] em [sua] mente”, dando-lhe esperança? (Morôni 9:25.)

Ver Russell M. Nelson, “Alegria e sobrevivência espiritual”, A Liahona, novembro de 2016, p. 81.

Para mais ideias, leia a edição deste mês das revistas Liahona e Força dos Jovens.

Sugestões para ensinar as crianças

Morôni 7:33

Se eu tiver fé, posso fazer tudo o que Jesus Cristo precisa que eu faça.

  • Observem algumas gravuras que mostram uma pessoa das escrituras realizando algo importante (ver, por exemplo, Livro de Gravuras do Evangelho, nº 19, nº 70, nº 78 e nº 81). Como ter fé em Cristo fez diferença nesses exemplos? Em seguida, você e seus filhos poderiam ler Morôni 7:33 e procurar o que podemos fazer quando temos fé em Jesus Cristo. Vocês também poderiam compartilhar experiências de quando Deus os abençoou com o poder de fazer Sua vontade.

Morôni 7:41

Acreditar em Jesus Cristo pode me dar esperança.

  • Ao ler Morôni 7:41 para seus filhos, peça que levantem a mão quando ouvirem algo pelo qual Mórmon disse que devemos ter esperança. Fale a eles sobre a esperança que você sente graças a Jesus Cristo.

  • Você e seus filhos também podem pensar em alguém que esteja enfrentando dificuldades com alguma coisa. Seus filhos poderiam fazer um desenho para a pessoa que a lembre de ter esperança em Jesus Cristo.

Morôni 7:40–41; 9:25–26

Posso ter esperança em Jesus Cristo mesmo durante as provações difíceis.

  • Para ensinar seus filhos sobre a esperança em Jesus Cristo, você pode encher um recipiente transparente com água e colocar dois objetos dentro dele — um que flutue e outro que afunde. Ao lerem juntos Morôni 7:40–41 e 9:25–26, seus filhos poderiam procurar o que a esperança faz por nós. Depois, eles poderiam comparar o objeto flutuante a uma pessoa que tem esperança em Cristo. Como Ele pode “animar-[nos]” quando enfrentamos provações difíceis? Ajude seus filhos a pensar em maneiras de manter o Salvador e Seus ensinamentos encorajadores “em [sua] mente para sempre”.

Morôni 7:45–48

“A caridade é o puro amor de Cristo.”

  • Uma música sobre o amor, como “Amai-vos uns aos outros” (Músicas para Crianças, p. 74), pode iniciar uma conversa sobre o que é a caridade. Você poderia ler ou resumir Morôni 7:47 e pedir que seus filhos desenhem a si mesmos demonstrando amor a alguém. Sugira que coloquem o desenho em um lugar que as lembrará de amar as pessoas como Jesus as ama.

  • Como você pode inspirar seus filhos a buscar e desenvolver o puro amor de Cristo em sua vida? Você poderia ajudá-los a pensar em maneiras pelas quais Jesus demonstrou caridade (ver, por exemplo, Lucas 23:34; João 8:1–11; Éter 12:33–34). Como podemos seguir Seu exemplo?

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista Meu Amigo.

Imagem
Jesus Cristo

Retrato de Cristo, o Salvador, de Heinrich Hofmann

Imprimir