Vem, e Segue-Me
16 a 22 de junho: “O Senhor requer o coração e uma mente solícita”: Doutrina e Convênios 64–66


“16 a 22 de junho: ‘O Senhor requer o coração e uma mente solícita’: Doutrina e Convênios 64–66”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: Doutrina e Convênios 2025

“Doutrina e Convênios 64–66”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: 2025

Imagem
Condado de Daviess, Missouri

Condado de Daviess, Missouri

16 a 22 de junho: “O Senhor requer o coração e uma mente solícita”

Doutrina e Convênios 64–66

No calor terrível de agosto de 1831, vários élderes estavam voltando da terra de Sião, no Missouri, para Kirtland. Os viajantes estavam com calor e cansados, e as tensões logo se transformaram em brigas. Parecia que levaria muito tempo para edificar Sião, uma cidade de amor, união e paz.

Felizmente, edificar Sião — no Missouri em 1831 ou em nosso coração, em nossa família e em nossa ala hoje em dia — não exige que sejamos perfeitos. Em vez disso, “de vós é exigido que perdoeis”, disse o Senhor (Doutrina e Convênios 64:10). Ele requer “o coração e uma mente solícita” (versículo 34). E Ele requer paciência e diligência, pois Sião é edificada sobre o alicerce das “pequenas coisas” realizadas por aqueles que não se “[cansam] de fazer o bem” (versículo 33).

Ver também Santos, vol. 1, pp. 133–134, 136–137.

Imagem
ícone de estudo

Ideias de aprendizado em casa e na igreja

Doutrina e Convênios 64:1–11

Imagem
ícone do seminário
“Perdoar uns aos outros.”

Considere o seguinte ao estudar Doutrina e Convênios 64:1–11.

  • Pense em uma ocasião em que o Senhor o perdoou. Como você se sentiu?

  • Há alguém a quem você precisa perdoar? Por que perdoar os outros pode ser tão difícil? O que o ajuda a superar essas dificuldades?

  • Que verdades sobre o perdão em Doutrina e Convênios 64:1–11 parecem importantes para você? Em sua opinião, por que o Senhor exige que “[perdoemos] a todos os homens”? (Versículo 10.)

Se tiver dificuldade para perdoar, considere estudar a mensagem do élder Jeffrey R. Holland “O ministério da reconciliação” (Liahona, novembro de 2018, p. 77) ou a mensagem da irmã Kristin M. Yee “‘Grinalda por cinza’: O caminho de cura do perdão” (Liahona, novembro de 2022, p. 36). O que você aprende sobre como Cristo pode ajudá-lo a perdoar?

Os relacionamentos familiares podem proporcionar muitas oportunidades para perdoar. Pense nos membros de sua família. A quem você precisa perdoar? De que maneira somos “afligidos” (versículo 8) quando não perdoamos uns aos outros? Como o perdão afetaria seus relacionamentos familiares?

Ver também Tópicos e Perguntas, “Perdão”, Biblioteca do Evangelho; “Perdão: Meu Fardo Tornou-Se Leve” (vídeo), Biblioteca do Evangelho.

Imagem
pai e filho se abraçando

“Deveis perdoar uns aos outros” (Doutrina e Convênios 64:9).

Doutrina e Convênios 64:31–34

O Senhor requer meu “coração e uma mente solícita”.

Você já se sentiu “cansado” de fazer todo o “bem” que está tentando realizar? Identifique a mensagem do Senhor para você em Doutrina e Convênios 64:31–34. O que o Senhor deseja que você faça para lançar o alicerce de Sua “grande obra”?

Pense em uma lição com objetos que ilustre o versículo 33 — algo grande que é feito de pequenas coisas, como um mosaico ou um edifício de tijolos. Que “pequenas coisas” você pode fazer todos os dias para “[lançar] o alicerce” da grande obra de Deus? Quais são alguns exemplos da “grande obra” que o Senhor deu a você?

Doutrina e Convênios 64:31–34

“O coração e uma mente solícita”

O élder Donald L. Hallstrom sugeriu um dos possíveis significados da expressão “o coração e uma mente solícita”:

“O coração é símbolo de amor e compromisso. Fazemos sacrifícios e suportamos fardos por aqueles a quem amamos, o que não faríamos por nenhuma outra razão. Se não existir amor, nosso compromisso esmorece. (…)

Ter ‘uma mente solícita’ denota nosso maior empenho e melhor raciocínio para buscar a sabedoria de Deus. Sugere que nosso mais devotado estudo por toda a vida deve ser de coisas que sejam de natureza eterna. Significa que deve haver uma relação indissociável entre ouvir a palavra de Deus e obedecer a ela” (“The Heart and a Willing Mind”, Ensign, junho de 2011, pp. 31–32).

Doutrina e Convênios 64:41–43

Sião “será um estandarte para o povo”.

Um estandarte é “uma bandeira, pendão ou insígnia, ao redor da qual as pessoas se juntavam, unidas pelo mesmo propósito” (Guia para Estudo das Escrituras, “Estandarte”, Biblioteca do Evangelho). De que maneira Sião — ou a Igreja do Senhor — é como um estandarte para você? Veja outros exemplos de coisas que são hasteadas, como um estandarte, para abençoar o povo: Números 21:6–9; Mateus 5:14–16; Alma 46:11–20. Identifique outras maneiras como o Senhor descreve Sião em Doutrina e Convênios 64:41–43.

#&160;

Doutrina e Convênios 65

O reino de Deus na Terra prepara o mundo para o retorno do Salvador.

Doutrina e Convênios 65 nos dá uma descrição inspiradora da missão da Igreja do Senhor nos últimos dias. Você pode pesquisar esta seção e procurar respostas para perguntas como estas: O que o Senhor deseja que Seu reino realize na Terra? O que Ele deseja que eu faça para ajudar?

Ver também “A Preparação para a Segunda Vinda” (vídeo), ChurchofJesusChrist.org.

Doutrina e Convênios 66

O Senhor conhece os desejos de meu coração.

Logo depois de se filiar à Igreja, William E. McLellin pediu que Joseph Smith revelasse a vontade de Deus para ele. Joseph não sabia que William tinha cinco perguntas pessoais que esperava serem respondidas pelo Senhor por intermédio de Seu profeta. Não sabemos quais eram as perguntas de William, mas a revelação dirigida a ele em Doutrina e Convênios 66 respondeu cada uma delas para sua “satisfação total e completa” (“As cinco perguntas de William McLellin”, Revelações em Contexto, p. 142).

Ao ler a seção 66, pense a respeito do que o Senhor sabia sobre William McLellin e as preocupações e intenções de seu coração. De que modo o Senhor lhe mostrou que Ele conhece você? Se você tem uma bênção patriarcal, estude-a. Ao fazê-lo, o que o Espírito Santo o ajuda a entender sobre a vontade de Deus para você?

Para mais ideias, leia a edição deste mês das revistas Liahona e Força dos Jovens.

Pessoas, lugares, eventos

Clique para ver mais

Imagem
ícone da seção infantil 03

Sugestões para ensinar as crianças

Doutrina e Convênios 64:7–10

Jesus Cristo deseja que eu perdoe a todos.

Nota: Ao ensinar seus filhos sobre o mandamento do Senhor de “[perdoar] a todos”, você pode esclarecer que perdoar não significa permitir que as pessoas nos magoem. Incentive-os a contar a um adulto de confiança se alguém os machucar ou tocá-los de maneira inadequada.

  • Depois de ler Doutrina e Convênios 64:10 com seus filhos, converse com eles sobre o que significa perdoar alguém. Você pode compartilhar alguns exemplos simples. Talvez eles possam dramatizar esses exemplos para praticar o perdão.

  • Você pode pedir a seus filhos que planejem como eles ensinariam alguém — como um irmão mais novo — a perdoar os outros. Ajude-os a encontrar frases em Doutrina e Convênios 64:7–10 que possam usar ao ensinar.

  • Cante um hino sobre perdão, como “Faze-me, ó Pai, perdoar” (Músicas para Crianças, p. 52). O que esse hino nos ensina sobre perdoar as pessoas?

Doutrina e Convênios 64:33

A “grande obra” de Deus é edificada sobre “pequenas coisas”.

  • Você pode mostrar a seus filhos algumas coisas que são formadas de partes pequenas, como um quebra-cabeça ou tapete. Depois, vocês podem ler juntos Doutrina e Convênios 64:33. Qual é a “grande obra” de Deus? Quais são as “pequenas coisas” que podemos fazer para ajudar?

Doutrina e Convênios 64:34

Posso seguir a Jesus com a mente e o coração.

  • Ao ler para seus filhos Doutrina e Convênios 64:34, você pode apontar para seu coração e sua cabeça ao ler “coração” e “mente” e pedir às crianças que façam o mesmo. Como podemos oferecer o coração (desejos) e a mente (pensamentos) ao Salvador?

Enfatizar o exemplo de Jesus Cristo. Pense em como você pode enfatizar o exemplo do Salvador ao estudar ou ensinar. Por exemplo, ao ensinar sobre Doutrina e Convênios 64:34, você pode conversar com seus filhos sobre como o Salvador deu Seu coração (desejos) e Sua mente (pensamentos) a Seu Pai Celestial (ver Ensinar à Maneira do Salvador, p. 6).

Doutrina e Convênios 66

O Senhor sabe quem sou e me ama.

  • Ajude seus filhos a entender que William E. McLellin tinha cinco perguntas para o Senhor. Joseph Smith recebeu respostas para essas perguntas mesmo sem saber quais eram as perguntas de William. Conte a seus filhos sobre uma ocasião em que o Senhor lhe mostrou o que Ele queria que você fizesse e fale sobre as bênçãos que recebemos por seguir Sua orientação. Depois, leiam Doutrina e Convênios 66:4 juntos e convide seus filhos a buscar oportunidades de entender o que o Senhor quer que eles façam.

    Imagem
    a Segunda Vinda do Salvador

    Detalhe de A Segunda Vinda, de Kevin Keele

Doutrina e Convênios 65

Posso ajudar a preparar o mundo para receber Jesus Cristo.

  • Enquanto seus filhos olham para uma gravura da Segunda Vinda do Salvador, peça-lhes que descrevam o que estão vendo ou o que sabem sobre esse evento. Você também pode pedir a seus filhos que encontrem palavras e frases sobre a Segunda Vinda em Doutrina e Convênios 65. O que essas palavras e frases nos ensinam? Como podemos nos preparar para o retorno do Salvador?

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista Meu Amigo.

Imprimir