Vem, e Segue-Me
23 a 29 de junho: “Valiosas (…) como as riquezas de toda a Terra”: Doutrina e Convênios 67–70


“23 a 29 de junho: ‘Valiosas (…) como as riquezas de toda a Terra’: Doutrina e Convênios 67–70”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: Doutrina e Convênios 2025

“Doutrina e Convênios 67–70”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: 2025

Imagem
manuscrito do Livro de Mandamentos

23 a 29 de junho: “Valiosas (…) como as riquezas de toda a Terra”

Doutrina e Convênios 67–70

De 1828 a 1831, o profeta Joseph Smith recebeu muitas revelações do Senhor, inclusive conselhos divinos para algumas pessoas, instruções sobre a administração da Igreja, visões dos últimos dias e muitas verdades inspiradoras da eternidade. Mas muitos dos santos não as tinham lido. As revelações ainda não tinham sido publicadas e as poucas cópias disponíveis eram escritas à mão em folhas soltas que circulavam entre os membros e eram trazidas pelos missionários.

Então, em novembro de 1831, Joseph reuniu um conselho de líderes da Igreja para falar sobre a publicação das revelações. Depois de buscar a vontade do Senhor, esses líderes planejaram publicar o Livro de Mandamentos, que foi o precursor do livro atual de Doutrina e Convênios. Logo, todos poderiam ler por si mesmos a palavra de Deus revelada por intermédio de um profeta vivo, uma evidência real de que “as chaves dos mistérios do reino de nosso Salvador foram novamente confiadas ao homem”. Por essas e muitas outras razões, os santos daquela época e de hoje consideram essas revelações “valiosas (…) como as riquezas de toda a Terra” (Doutrina e Convênios 70, cabeçalho da seção).

Ver Santos, vol. 1, pp. 140–143.

Imagem
ícone de estudo

Ideias de aprendizado em casa e na igreja

Doutrina e Convênios 67:1–9; 68:3–6

Os servos do Senhor falam Sua vontade quando movidos pelo Espírito Santo.

A decisão de publicar as revelações recebidas por Joseph Smith parece ter sido fácil, mas alguns líderes da Igreja na época não estavam seguros de que era uma boa ideia. Uma das preocupações era quanto às imperfeições na maneira como Joseph Smith escreveu as revelações. A revelação na seção 67 veio em resposta a essa preocupação. O que é ensinado sobre os profetas e a revelação do Senhor nos versículos 1–9? O que mais você aprende com Doutrina e Convênios 68:3–6?

Como você percebeu por si mesmo que as revelações que Deus dá a Seus servos são verdadeiras? Você também pode refletir sobre experiências em que sentiu que o Senhor estava falando com você por meio de um de Seus servos (ver Doutrina e Convênios 68:4). Quando foi que você se sentiu “[movido] pelo Espírito Santo” (versículo 3) para dizer algo? Como o Senhor “[ficou] ao vosso lado”? (Versículo 6.)

Antes de o Livro de Mandamentos ser impresso, vários líderes da Igreja assinaram um testemunho por escrito de que as revelações contidas no livro eram verdadeiras. Para ver uma cópia do testemunho deles, acesse “Testimony, circa 2 November 1831”, Revelation Book 1, p. 121, josephsmithpapers.org.

Doutrina e Convênios 67:10–14

“Continuai pacientemente.”

Como o ciúme, o medo e o orgulho nos impedem de nos aproximarmos mais do Senhor? Como podemos vencer o “homem natural” ou a “mente carnal” para que possamos “[vê-Lo] e [saber] que [Ele é]”? (Versículo 12; ver também Mosias 3:19.) O que você encontra nesses versículos que o inspira a “[continuar] pacientemente até que sejais aperfeiçoados”? (Versículo 13.)

Doutrina e Convênios 68:25–31

Imagem
ícone do seminário
Posso ajudar a centralizar meu lar em Jesus Cristo.

As palavras do Senhor em Doutrina e Convênios 68:25–31 se referem especificamente aos pais, mas, se você é pai ou mãe, você pode usar o conselho Dele para fazer sua parte e centralizar seu lar na doutrina de Jesus Cristo. A seguir estão alguns dos princípios que o Senhor diz que devem ser ensinados no lar. Pense em como você pode fazer com que cada uma dessas coisas faça parte do alicerce de um lar centralizado em Cristo — o lar em que você mora agora ou em seu futuro lar. Os recursos e perguntas fornecidos podem ajudar.

  • Arrependimento: Estude Alma 36:17–20 e observe como Alma foi abençoado em um momento crítico porque seu pai lhe ensinara sobre a missão expiatória do Salvador. Como você pode ajudar a inspirar sua família a se voltar para Jesus Cristo e se arrepender? (Ver também 2 Néfi 25:26.)

  • Fé em Cristo: Leia as cinco sugestões do presidente Russell M. Nelson para desenvolver a fé em “Cristo ressuscitou; a fé que temos Nele moverá montanhas” (Liahona, maio de 2021, pp. 102–103). Reflita sobre como essas sugestões podem criar uma cultura de fé em sua família.

  • Batismo: Examine o convênio batismal conforme descrito em Mosias 18:8–10, 13. Como seus esforços para guardar esse convênio fortalecem sua família?

  • Dom do Espírito Santo: Estude os convites das páginas 17–19 de Força dos Jovens: Um Guia para Fazer Escolhas. O que você se sente inspirado a fazer para convidar a influência do Espírito Santo em seu lar?

  • Oração: O que você aprende sobre o poder da oração no lar em “Fala-se com amor”? (Músicas para Crianças, pp. 102–103.) Que bênçãos o Salvador promete em 3 Néfi 18:15–21?

  • Outros princípios você encontra em Doutrina e Convênios 68:25–31:

Que conselho você daria a alguém cujos membros da família não apoiam seus esforços para edificar a fé em Cristo?

Ver também “A Família: Proclamação ao Mundo”, Biblioteca do Evangelho; Tópicos e Perguntas, “Ser pai ou mãe”, Biblioteca do Evangelho; Dieter F. Uchtdorf, “Jesus Cristo é a força dos pais”, Liahona, maio de 2023, p. 55.

Imagem
família aprendendo junta

Doutrina e Convênios 69:1

Amigos “verdadeiros e fiéis” me ajudam a seguir Jesus Cristo.

Por que você acha que foi “prudente [no Senhor]” que alguém “verdadeiro e fiel” acompanhasse Oliver Cowdery na designação descrita nesse versículo? Como esse princípio se aplica a você?

Ajudar os alunos a edificar uns aos outros. Cada pessoa de sua classe ou família é uma rica fonte de testemunho, ideias e experiências ao viver o evangelho. Convide-os a compartilhar uns com os outros e a se fortalecer mutuamente.

Doutrina e Convênios 70:1–4

Sou responsável pelas revelações que o Senhor deu.

O Senhor deu a alguns élderes a responsabilidade de supervisionar a publicação das revelações. Embora não tenhamos uma responsabilidade específica, em que sentido podemos ser considerados “os mordomos responsáveis pelas revelações e mandamentos”? (Versículo 3.)

Para mais ideias, leia a edição deste mês das revistas Liahona e Força dos Jovens.

Pessoas, lugares, eventos

Clique para ver mais

Imagem
ícone da seção infantil 01

Sugestões para ensinar as crianças

Doutrina e Convênios 67

Doutrina e Convênios me ensina sobre Jesus Cristo.

  • Conte a seus filhos sobre como as revelações de Joseph Smith foram impressas em um livro (ver “Capítulo 23: Doutrina e Convênios”, Histórias de Doutrina e Convênios, pp. 90–92, ou o vídeo correspondente na Biblioteca do Evangelho). Ajude-os a se lembrarem de algumas das coisas que aprenderam sobre Jesus Cristo em Doutrina e Convênios até agora neste ano. Vocês também podem compartilhar uns com os outros alguns de seus versículos favoritos de Doutrina e Convênios.

  • Você também pode mostrar a Seus filhos a Bíblia, o Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e a Pérola de Grande Valor e conversar com eles sobre como são diferentes e como são semelhantes (ver as descrições desses livros no Guia para Estudo das Escrituras). Como podemos saber que as escrituras são verdadeiras? O que aprendemos em Doutrina e Convênios 67:49 sobre as revelações que o Senhor deu a Joseph Smith?

Imagem
crianças lendo as escrituras

Doutrina e Convênios 68:25–31

Posso ser batizado quando eu fizer 8 anos.

  • Em Doutrina e Convênios 68:27, o Senhor especificou a idade que uma pessoa deve ter para ser batizada. Ajude seus filhos a descobrir o que Ele disse. Por que Jesus quer que sejamos batizados? Uma música como “Batismo” (Músicas para Crianças, pp. 54–55) pode ajudar. Usando gravuras ou os versículos 25–31 (ou ambos), ajude seus filhos a descobrir coisas que o Senhor quer que as crianças aprendam.

  • Leia com seus filhos sobre a designação que o Senhor deu a Oliver Cowdery no cabeçalho de Doutrina e Convênios 69. Que conselho o Senhor deu no versículo 1? Por que é importante estar com pessoas que sejam verdadeiras e fiéis? Talvez seus filhos possam falar sobre alguém que conhecem que é “verdadeiro e fiel”. Cantem juntos um hino que incentive as crianças a serem verdadeiras e fiéis como o Salvador, como “Eu quero ser como Cristo” (Músicas para Crianças, pp. 40–41). Como podemos nos certificar de que somos verdadeiros e fiéis ao Senhor? Como Ele pode nos usar para abençoar outras pessoas se formos verdadeiros e fiéis?

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista Meu Amigo.

Imagem
prensa tipográfica

O Livro de Mandamentos, precursor de Doutrina e Convênios, foi impresso em uma prensa como essa.

Imagem
página de atividades para crianças

Imprimir