Vem, e Segue-Me
20 a 26 de janeiro. 1 Néfi 11–15: “Armados com retidão e com o poder de Deus”


“20 a 26 de janeiro. 1 Néfi 11–15: ‘Armados com retidão e com o poder de Deus’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Livro de Mórmon 2020

“20 a 26 de janeiro. 1 Néfi 11–15”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, 2020

Imagem
pessoas comendo o fruto da árvore da vida

Sweeter Than All Sweetness [Mais Doce Que Tudo], de Miguel Angel González Romero

20 a 26 de janeiro

1 Néfi 11–15

“Armados com retidão e com o poder de Deus”

Você consegue se ver em 1 Néfi 11–15? Que passagens são mais importantes para você e sua família?

Registre suas impressões

Quando Deus tem um trabalho monumental para Seu profeta, muitas vezes Ele dá a esse profeta uma extraordinária visão que o ajuda a entender os propósitos de Deus para Seus filhos. Moisés teve uma visão “[desta] Terra e [de] seus habitantes e também [dos] céus” (Moisés 1:36). O apóstolo João viu a história do mundo e a Segunda Vinda do Salvador (ver o livro de Apocalipse). Joseph Smith viu o Pai e o Filho (ver Joseph Smith—História 1:17–18). Leí teve uma visão que mostrava a jornada que temos de fazer até o Salvador e Seu amor.

Como lemos em 1 Néfi 11–14, Néfi viu o ministério do Salvador, o futuro da posteridade de Leí na terra prometida e o destino da obra de Deus nos últimos dias. Essa visão ajudou Néfi a se preparar para o trabalho que ele tinha pela frente e também pode ajudar a preparar você, pois Deus tem um trabalho para você realizar em Seu reino. Você está entre “os santos da igreja do Cordeiro” que Néfi viu, “que [estavam dispersos] sobre toda a face da Terra; e estavam armados com retidão e com o poder de Deus, em grande glória” (1 Néfi 14:14).

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

1 Néfi 11

Deus enviou Jesus Cristo como expressão de Seu amor.

Para ajudar Néfi a entender o significado da árvore que seu pai tinha visto, um anjo lhe mostrou “o Filho do Pai Eterno” (1 Néfi 11:21). Isso levou Néfi a concluir que a árvore representava o amor de Deus. Mas a visão ainda não acabou aí. Ao ler e ponderar 1 Néfi 11, o que você encontrou que o ajuda a entender por que Jesus Cristo é a expressão máxima do amor de Deus?

Para saber mais sobre outros símbolos do sonho de Leí, ver 1 Néfi 11:35–36; 12:16–18 e 15:21–30.

Ver também João 3:16.

1 Néfi 12–13

O Senhor preparou o caminho para a Restauração.

Néfi jamais viveria para testemunhar muito do que viu em sua visão. Em sua opinião, por que foi importante para Néfi saber dessas coisas? Por que é importante que você saiba sobre essas coisas? Talvez você possa fazer essa pergunta toda vez que ler sobre algo que Néfi viu em sua visão.

Estas são algumas das coisas que ele viu: o futuro de seu povo (ver capítulo 12), a colonização das Américas e a Revolução Norte-Americana (ver capítulo 13:12–19), a Grande Apostasia (ver capítulo 13:20–29) e a Restauração do evangelho (ver capítulo 13:32–42).

1 Néfi 13:1–9; 14:9–11

O que era essa “grande e abominável igreja” que Néfi viu?

O élder Dallin H. Oaks explicou que a “grande e abominável igreja” descrita por Néfi representa “toda filosofia ou organização que se oponha à crença em Deus. E a ‘escravização’ que essa ‘igreja’ procura impor aos santos não será tanto um confinamento físico, mas, sim, uma escravização a ideias falsas” (“Ser testemunhas de Deus”, A Liahona, março de 2015, p. 20).

1 Néfi 13:12

Quem era o homem que Néfi viu e a quem o Espírito “inspirou” a ir “pelas muitas águas”?

Néfi viu que o Espírito Santo inspiraria Cristóvão Colombo a fazer sua famosa viagem às Américas. Em 14 de março de 1493, Colombo escreveu sobre essa viagem: “Esses grandes e maravilhosos resultados não podem ser atribuídos a mim (…); pois o que o intelecto do homem não consegue maquinar, o Espírito de Deus concede àqueles que se empenham, pois Deus deseja ouvir as orações de Seus servos que amam Seus preceitos a ponto de realizar o que aparentemente é impossível” (The Annals of America, Encyclopedia Britannica, Inc., 1976, vol. 1, p. 5).

1 Néfi 13:20–42

As escrituras dos últimos dias restauram “coisas claras e preciosas”.

Néfi viu em visão que seriam suprimidas da Bíblia — que ele descreveu como “um registro dos judeus” — “muitas coisas claras e preciosas” (1 Néfi 13:23, 28). No entanto, ele também viu que Deus restauraria essas coisas por meio de “outros livros” — o Livro de Mórmon e as outras escrituras dos últimos dias (ver 1 Néfi 13:39–40). Quais são algumas dessas preciosas verdades que o Livro de Mórmon nos ajuda a entender melhor? De que modo sua vida possui um diferencial porque essas coisas claras e preciosas foram restauradas?

Imagem
exemplares do Livro de Mórmon em diversos idiomas

O Livro de Mórmon restaura verdades do evangelho que foram perdidas durante a Apostasia.

Ver também “Verdades claras e preciosas”, A Liahona, março de 2008, p. 68; Russell M. Nelson, “Como seria sua vida sem o Livro de Mórmon?”, Liahona, novembro de 2017, p. 60.

1 Néfi 15:1–11

O Senhor me dará uma resposta se eu pedir com fé e com um coração enternecido.

Você já sentiu como se não estivesse recebendo revelação, como se Deus não estivesse conversando com você? Que conselho Néfi deu a seus irmãos quando eles estavam se sentindo desse jeito? Como você pode aplicar o conselho de Néfi em sua vida e como pode usá-lo para aconselhar outras pessoas?

Ver também Jacó 4:8; Alma 5:46; 26:21–22.

Imagem
ícone de estudo familiar

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

Ao ler as escrituras com sua família, o Espírito pode ajudá-lo a decidir quais princípios devem ser enfatizados e debatidos a fim de satisfazer as necessidades de sua família. Veja estas ideias.

1 Néfi 11–14

Ao ler esses capítulos com sua família, pare de vez em quando e faça perguntas como estas: O que Néfi viu em sua visão que pode tê-lo deixado feliz? O que pode tê-lo deixado triste? Por quê?

1 Néfi 13:20–42

Para ajudar sua família a entender o valor das verdades “claras e preciosas” do Livro de Mórmon, compare uma mensagem clara com uma mensagem embaralhada. Por que o Pai Celestial queria que Suas verdades fossem ensinadas com clareza? Sua família poderia prestar testemunho de algumas das verdades “claras e preciosas” que eles aprenderam no Livro de Mórmon.

1 Néfi 14:12–15

Por que estamos “armados com retidão e com o poder de Deus” quando somos fiéis aos convênios que fizemos com Deus?

1 Néfi 15:8–11

Que experiências sua família tem para contar de quando “[perguntaram] ao Senhor”? O que aprendemos com o exemplo de Néfi?

Para alguns exemplos de como ensinar as crianças, veja o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Aperfeiçoar o estudo pessoal

Use os auxílios de estudo. As notas de rodapé, o Guia para Estudo das Escrituras e outros auxílios de estudo nos ajudam a entender as escrituras. Como as notas de rodapé o ajudam a entender 1 Néfi 14:20–21?

Imagem
A visão de Néfi da virgem Maria e do menino Jesus

Nephi’s Vision of Mary [A Visão Que Néfi Teve de Maria], de James Johnson