Vem, e Segue-Me
7 a 13 de janeiro. Mateus 1; Lucas 1: “Cumpra-se em mim segundo a tua palavra”


“7 a 13 de janeiro. Mateus 1; Lucas 1: ‘Cumpra-se em mim segundo a tua palavra’”, Vem, e Segue-Me — Escola Dominical: Novo Testamento 2019

“7 a 13 de janeiro. Mateus 1; Lucas 1”, Vem, e Segue-Me — Escola Dominical, 2019

Imagem
Maria e Isabel

7 a 13 de janeiro

Mateus 1; Lucas 1

“Cumpra-se em mim segundo a tua palavra”

Antes de ler outros materiais de estudo, leia e pondere Mateus 1 e Lucas 1 e registre suas impressões espirituais. Deixe o Espírito guiar sua preparação. Depois, explore as ideias deste esboço e as de Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar a participação de todos

Dê aos alunos alguns minutos para que examinem Mateus 1 ou Lucas 1 e convide-os a compartilhar seu versículo favorito e a explicar que verdades doutrinárias aprenderam. Pode ser útil recapitular brevemente os acontecimentos desses capítulos para dar algum contexto aos versículos compartilhados.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina

Mateus 1:18–25; Lucas 1:5–80

O Pai Celestial trabalha por intermédio de Seus filhos fiéis para cumprir Seus propósitos.

  • É mais provável que os alunos tenham experiências significativas ao estudarem o Novo Testamento este ano se puderem tirar lições das experiências vivenciadas pelas pessoas sobre quem eles lerem. Para ajudá-los com isso, você pode anotar no quadro o nome das pessoas citadas em Mateus 1 e Lucas 1, com as referências das escrituras a respeito dessas pessoas, da seguinte maneira:

    Peça aos alunos que escolham uma pessoa a respeito da qual gostariam de aprender mais, leiam os versículos listados e compartilhem com alguém da classe o que aprenderam com a experiência daquela pessoa. O que podemos fazer para seguir o exemplo dessa pessoa fiel?

    Imagem
    Gabriel aparecendo a Maria

    The Annunciation [A Anunciação], de John Scott

  • Para ajudar os alunos a pensar mais profundamente no caráter e no papel de Maria no plano do Pai, você pode mostrar os vídeos “Um Anjo Prediz o Nascimento de Cristo a Maria” e “Maria e Isabel Regozijam-se Juntas” (LDS.org) ou ler com a classe Lucas 1:26–38, 46–56, procurando coisas que Maria disse que revelam algo sobre o caráter dela. O que mais aprendemos a respeito de Maria? O que ela pode nos ensinar a respeito de aceitar a verdade de Deus para nós?

Lucas 1:5–25

As bênçãos de Deus chegam no tempo Dele.

  • Pode haver pessoas em sua classe que, tal como Isabel e Zacarias, vivem em retidão, mas não receberam ainda as bênçãos esperadas. Como você poderia ajudá-las a aprender com o exemplo de Isabel e Zacarias? Você pode começar pedindo aos alunos que anotem as bênçãos pelas quais esperam. Depois, peça-lhes que examinem Lucas 1:5–25, procurando lições que podem aprender com Isabel e Zacarias sobre esperar no Senhor. Também podem ler e ponderar as citações dos “Recursos adicionais”. Incentive-os a escrever o que aprenderam ao lado da bênção esperada e, se for adequado, a expressar suas ideias.

  • Que outros exemplos de esperar o devido tempo do Senhor os alunos podem dar de sua própria vida ou dos relatos das escrituras? O que aprendemos com esses exemplos?

Lucas 1:26–38

“Para Deus nada será impossível.”

  • Os alunos podem às vezes se perguntar — tal como fez Maria — como os planos ou as promessas de Deus para eles podem ser cumpridos. Para ajudar os alunos a entender que por meio do poder de Deus todas as coisas são possíveis, mostre a gravura A Anunciação: O Anjo Gabriel Aparece a Maria (Livro de Gravuras do Evangelho, nº 28) e convide-os a lerem juntos Lucas 1:26–38. O que podemos aprender sobre superar obstáculos aparentemente impossíveis estudando as palavras e ações de Maria? Peça aos alunos que relatem experiências nas quais Deus os ajudou a realizar algo que eles achavam impossível. Para um exemplo moderno de santos que, com a ajuda de Deus, realizaram coisas que pareciam impossíveis, veja o vídeo “Selados: A Caravana ao Templo dos Membros de Manaus” (LDS.org; ver também YouTube).

  • A vida do Salvador demonstrou a veracidade do que Gabriel declarou: “Para Deus nada será impossível” (Lucas 1:37). Para ilustrar esse princípio, você pode pedir aos alunos que pensem em ocasiões nas quais o Salvador realizou coisas aparentemente impossíveis ao cumprir a vontade do Pai (ver, por exemplo, João 9:1–7). Para ajudar os alunos a ver como esse princípio atua na vida deles, peça-lhes que ponderem perguntas como estas: Que diferença faz em sua vida saber que nada é impossível para Deus? Como isso muda o modo como vocês servem na Igreja ou o modo como vocês interagem com sua família? Também pode ser útil comparar Lucas 1:37 com as palavras do Salvador em Marcos 14:36.

Mateus 1:18–25; Lucas 1:26–55

Jesus Cristo é o Filho de Deus.

  • Um dos propósitos principais de Mateus, Lucas e dos outros autores dos evangelhos era o de testificar que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Como você pode ajudar os alunos a reconhecer esse propósito logo nos primeiros capítulos que vão ler no Novo Testamento? Aqui está uma sugestão: Divida a classe em grupos ou duplas e entregue a cada grupo alguns versículos de Mateus 1 ou Lucas 1. Peça-lhes que procurem acontecimentos ou palavras que fortaleçam sua fé na missão divina de Jesus Cristo como Filho de Deus e digam à classe o que encontraram. Algumas passagens que você poderia sugerir são Mateus 1:18–25 e Lucas 1:26–38, 39–45, 46–55. Sugira à classe que, ao estudarem o Novo Testamento este ano, façam uma lista de passagens que testificam que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Vocês podem fazer essa lista em conjunto com a classe inteira.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Para incentivar os alunos a ler Mateus 2 e Lucas 2 para a aula da próxima semana, você pode sugerir que, se eles lerem o relato do nascimento do Salvador em espírito de oração, vão perceber coisas novas mesmo que já o tenham lido muitas vezes antes.

Imagem
ícone de recursos

Recursos adicionais

Mateus 1; Lucas 1

Esperar no Senhor

O élder Neal A. Maxwell ensinou: “A fé (…) inclui confiança no fato de que Deus sabe o momento adequado para tudo, pois Ele disse: ‘Todas as coisas (…) deverão realizar-se a seu tempo’ (D&C 64:32)” (“Para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos”, A Liahona, julho de 1991, p. 101).

O presidente Dieter F. Uchtdorf ensinou:

“Todos somos obrigados a esperar, à nossa própria maneira. Esperamos respostas para orações. Esperamos coisas que na ocasião parecem tão certas e boas para nós, que não conseguimos imaginar por que o Pai Celestial retardaria em responder.

Lembro-me de quando estava preparando-me para ser treinado como piloto de caça. Passamos muito tempo em nosso treinamento militar preliminar fazendo exercícios físicos. (…) Corremos, corremos e corremos um pouco mais.

Quando estava correndo, comecei a notar algo que, sinceramente, deixou-me preocupado. Por muitas vezes, fui ultrapassado por homens que fumavam, bebiam e faziam todo tipo de coisa contrária ao evangelho e, particularmente, à Palavra de Sabedoria.

Lembro-me de ter pensado: ‘Espere um pouco! Não sou eu que deveria poder correr e não me cansar?’ Mas eu estava cansado, e fui ultrapassado por pessoas que inquestionavelmente não seguiam a Palavra de Sabedoria. Confesso que isso me deixou intrigado na época. Perguntei a mim mesmo: ‘A promessa era verdadeira ou não?’

A resposta não veio imediatamente. Mas, por fim, aprendi que as promessas de Deus nem sempre são cumpridas tão rapidamente ou da maneira que esperamos. Elas podem vir de acordo com o tempo Dele e à maneira Dele. Anos depois, pude ver a comprovação clara das bênçãos físicas que recebem os que obedecem à Palavra de Sabedoria, além das bênçãos espirituais que advêm imediatamente após a obediência a cada lei de Deus” (“Prosseguir com paciência”, A Liahona, maio de 2010, p. 58).

Aperfeiçoar o ensino

Incentive os alunos a estudar as escrituras em casa. Uma maneira de incentivar o estudo das escrituras no lar é dando tempo aos alunos para que falem sobre o que descobriram e sobre as impressões que tiveram durante o estudo pessoal e familiar das escrituras. (Ver Ensinar à Maneira do Salvador, p. 29.)

Imprimir