Vem, e Segue-Me
12 a 18 de agosto. Romanos 7–16: “Vence o mal com o bem”


“12 a 18 de agosto. Romanos 7–16: ‘Vence o mal com o bem’”, Vem, e Segue-Me — Escola Dominical: Novo Testamento 2019

“12 a 18 de agosto. Romanos 7–16”, Vem, e Segue-Me — Escola Dominical: 2019

Imagem
Roma

12 a 18 de agosto

Romanos 7–16

“Vence o mal com o bem”

Leia Romanos 7–16 e registre as impressões que receber sobre como ajudar os membros da classe a aprender com as escrituras. A princípio, suas impressões vão parecer ideias simples, mas, se você as ponderar, elas podem se tornar atividades significativas de aprendizado.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar a participação de todos

Os membros da classe devem se sentir à vontade para compartilhar qualquer inspiração que tenham recebido em seu estudo pessoal ou familiar, mas às vezes é mais fácil você perguntar sobre alguma coisa específica. Por exemplo, você poderia ler Romanos 10:17 e 15:4 e lhes pedir que digam quais escrituras edificaram sua fé ou lhes deram esperança.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina

Romanos 8:14–18

Com Cristo, podemos herdar tudo o que o Pai Celestial possui.

  • Como santos dos últimos dias, acreditamos que frases como “herdeiros de Deus” e “coerdeiros com Cristo” significam que, com a ajuda de Jesus Cristo, podemos nos tornar como o Pai Celestial e receber tudo o que Ele tem (Romanos 8:17; ver também D&C 132:19–20). Para ajudar os membros da classe a verem como essa doutrina é ensinada nas escrituras, peça a metade da classe que estude alguns versículos da Bíblia listados em “Recursos adicionais” e a outra metade que estude versículos das escrituras modernas também em “Recursos adicionais”. Depois eles poderiam ensinar uns aos outros o que aprenderam. Dê-lhes tempo para debaterem por que essa doutrina é importante. Por exemplo, que diferença faz em nossa vida saber que podemos ser “herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo”? (Romanos 8:17.)

  • Lembrar que há bênçãos eternas reservadas para os justos pode nos ajudar quando formos tentados ou tivermos provações (ver Romanos 8:18). Uma maneira simples de ilustrar esse princípio seria desenhando uma balança no quadro. Em um lado da balança, peça aos membros da classe que façam uma lista de algumas provações pelas quais as pessoas passam. Depois, eles poderiam pesquisar algumas escrituras em “Recursos adicionais” e listar, do outro lado da balança, uma descrição das bênçãos eternas que aguardam aqueles que enfrentarem suas provações com fé. Como podemos comparar as provações com as bênçãos prometidas? O que poderíamos dizer a alguém que nos perguntasse se vale a pena ser fiel aos mandamentos de Deus?

  • A analogia feita pelo élder Dallin H. Oaks em “Recursos adicionais” pode ajudar os alunos a debater sobre como podemos nos preparar para ser “herdeiros de Deus” (Romanos 8:17). Quais são alguns dos “princípios e leis” a que o élder Oaks se refere?

Romanos 8:18, 28, 31–39

“Quem nos separará do amor de Cristo?”

  • Um debate sobre Romanos 8 pode dar aos alunos a oportunidade de ajudá-los a sentir o amor do Salvador. Mostre a gravura encontrada no esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar ou outra gravura de Jesus Cristo enquanto lê Romanos 8:18, 28, 31–39 com a classe. O que os alunos pensaram ou sentiram depois de ler esses versículos? Peça a alguns deles que contem como adquiriram um testemunho das verdades contidas nesses versículos. Você poderia também cantar um hino com a classe (ou pedir a alguém que apresente um número musical) sobre o amor de Deus e de Jesus Cristo, como “Deus tal amor por nós mostrou” ou “Assombro me causa” (Hinos, nº 107 e nº 112). Que palavras ou frases ajudam os alunos a sentir o amor do Pai Celestial e de Jesus Cristo?

Romanos 13:8–10

Todos os mandamentos de Deus se cumprem no mandamento de amar as pessoas.

  • Para ajudar os membros da classe a ver como todos os mandamentos “nesta palavra se [resumem]: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Romanos 13:9), peça-lhes que façam uma lista no quadro de todos os mandamentos dos quais conseguem se lembrar. Leiam juntos Romanos 13:8–10 e Mateus 22:36–40 e debatam sobre a relação entre amar a Deus e ao próximo e obedecer a cada um dos mandamentos listados no quadro. Como essa verdade muda a forma de pensarmos a respeito dos mandamentos e da obediência?

Romanos 14

Não devemos julgar as escolhas dos outros nem ser espiritualmente uma pedra de tropeço para eles.

  • A fim de dar algum contexto para Romanos 14, saliente que os santos romanos discutiam entre eles sobre hábitos alimentares, observância de feriados e outras práticas culturais. Que situações semelhantes enfrentamos hoje? Os membros da classe poderiam dar uma lida rápida em Romanos 14 e resumir o conselho de Paulo em uma frase. Que conselho poderíamos compartilhar uns com os outros sobre não julgar as pessoas? A declaração do presidente Dieter F. Uchtdorf em “Recursos adicionais” pode ajudar.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Para incentivar os membros da classe a ler 1 Coríntios 1–7, você poderia lhes dizer que esses capítulos contêm um conselho de Paulo aos membros da Igreja que moravam em uma das cidades mais imorais e idólatras do mundo antigo.

Imagem
ícone de recursos

Recursos adicionais

Romanos 7–16

Receber “tudo o que [o] Pai possui” (D&C 84:38).

Escrituras da Bíblia

Escrituras modernas

O élder Dallin H. Oaks contou a seguinte parábola:

“Um pai abastado sabia que, caso entregasse suas riquezas a um filho que ainda não tivesse desenvolvido a sabedoria e maturidade necessárias, era bem provável que a herança seria desperdiçada. Esse pai disse ao filho:

‘Tudo o que possuo desejo lhe dar — e não só minha riqueza, mas também minha posição e reputação entre os homens. O que tenho posso facilmente lhe conceder, mas o que sou você precisará adquirir por si mesmo. Você se tornará merecedor de sua herança aprendendo o que aprendi e vivendo como vivi. Vou lhe ensinar as leis e os princípios que me levaram a obter sabedoria e maturidade. Siga meu exemplo, aprenda o que aprendi e você se tornará o que sou e tudo o que possuo será seu’” (“O desafio de tornar-se”, A Liahona, janeiro de 2001, p. 40).

Coerdeiros com Cristo

“Os santos dos últimos dias veem todas as pessoas como filhos e filhas de Deus em um sentido pleno e completo; consideram que cada pessoa é divina em origem, natureza e potencial. (…) Assim como uma criança pode desenvolver os atributos de seus pais, ao longo do tempo, a natureza divina que as pessoas herdam pode ser desenvolvida para torná-las como seu Pai Celestial. (…) Homens e mulheres têm o potencial de ser exaltados a um estado de divindade” (“Tornar-se como Deus”, Tópicos do evangelho, topics.LDS.org).

Julgar os outros.

O presidente Dieter F. Uchtdorf ensinou:

“Esse assunto de julgar os outros poderia, de fato, ser ensinado em um sermão de duas palavras. No que se relaciona a ódio, maledicência, desprezo, infâmia, rancor ou o desejo de magoar, apliquem o seguinte:

Parem já!

É muito simples. Simplesmente temos de parar de julgar os outros e devemos substituir os pensamentos e sentimentos dessa natureza por um coração cheio de amor a Deus e a Seus filhos. Deus é nosso Pai. Somos Seus filhos. Somos todos irmãos e irmãs. (…) Um adesivo que vi recentemente (…) estava afixado no para-choque traseiro de um carro cujo motorista parecia ser um pouco ríspido, mas as palavras do adesivo ensinam uma lição profunda. Dizia: ‘Não me julgue só porque o meu pecado é diferente do seu’” (“Os misericordiosos obterão misericórdia”, A Liahona, maio de 2012, p. 75).

Aperfeiçoar o ensino

Identificar recursos para apoiar os princípios. Além de estudar as ideias neste esboço, você poderia adaptar as atividades do esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar para usar na sua aula (ver Ensinar à Maneira do Salvador, pp. 17–18).

Imprimir