Ensinamentos dos Presidentes
Capítulo 8: O convênio abraâmico


“Capítulo 8: O convênio abraâmico”, Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Russell M. Nelson, 2023

“Capítulo 8”, Ensinamentos: Russell M. Nelson

Imagem
Abraão orando

Capítulo 8

O convênio abraâmico

Jesus Cristo — o Jeová do Velho Testamento — fez promessas extraordinárias a Abraão. (…) Essas promessas divinas estão disponíveis a você!

Da vida de Russell M. Nelson

Todos os oito bisavós do presidente Russell M. Nelson eram discípulos fiéis de Jesus Cristo que sacrificaram muito para receber as bênçãos do evangelho restaurado. No entanto, alguns de seus descendentes não seguiram o exemplo deles. “Como resultado”, disse o presidente Nelson, “não fui criado em um lar centralizado no evangelho.

Amo meus pais. Eles foram tudo para mim e me ensinaram lições cruciais. Não posso lhes agradecer o suficiente pelo lar feliz que criaram para mim e para meus irmãos. Ainda assim, mesmo quando jovem, eu sabia que faltava algo”.

O jovem Russell não sabia disso na época, mas ansiava pelas bênçãos do convênio abraâmico. Ao procurar o que estava faltando, ele começou a amar aprender sobre o evangelho.

Quando fez 16 anos, “seu coração começou a ser receptivo às verdades do evangelho, e ele e seus irmãos foram batizados”. Em seu batismo, ele entrou pelo que mais tarde descreveria como “a porta que nos leva a ser coerdeiros de todas as promessas dadas anteriormente pelo Senhor a Abraão, Isaque, Jacó e sua posteridade”. Ainda assim, ele ansiava por bênçãos maiores.

“Quando fiquei um pouco mais velho e comecei a entender o esplendor do plano do Pai Celestial, frequentemente dizia a mim mesmo: ‘Não quero mais presentes de Natal! Só quero ser selado aos meus pais’. Esse evento tão aguardado não aconteceu até que meus pais tivessem mais de 80 anos, mas realmente aconteceu. Não consigo expressar plenamente a alegria que senti naquele dia e sinto a alegria por seu selamento e por ser selado a eles todos os dias.”

Àquela altura, ele havia entendido o que seus pais estavam perdendo. Ele ficou emocionado ao ver seus pais e seus irmãos no templo, onde foram “[apresentados] a todas as bênçãos reservadas para a posteridade fiel de Abraão, Isaque e Jacó”. Mais tarde, ele falou a respeito de seus pais: “De todas as muitas coisas grandiosas que eles fizeram por todos nós ao longo dos anos, essa foi a maior, pois proporcionou a continuidade e a união que perpetuariam nossa unidade familiar nas eternidades vindouras”.

Ensinamentos de Russell M. Nelson

O que é o convênio abraâmico? E o que ele tem a ver com cada um de nós?

O que é o convênio abraâmico? E o que ele tem a ver com (…) cada um de nós?

Há cerca de 4 mil anos, Jesus Cristo — o Jeová do Velho Testamento — fez promessas extraordinárias a Abraão.

Primeiro, o Salvador do mundo viria por meio da linhagem de Abraão. Essa foi uma promessa extraordinária porque, naquela época, Abraão e Sara não tinham posteridade e eram velhos demais para ter filhos. Mas Deus é um Deus de milagres. O nascimento do filho deles, Isaque, foi um milagre. (…)

Segundo, foi prometido a Abraão um crescimento eterno! [Ver Gênesis 15:5.] (…)

Uma terceira promessa feita pelo Senhor foi que a semente de Abraão portaria o sacerdócio de Deus e administraria suas ordenanças de exaltação. A semente de Abraão teria acesso ao poder de Deus, o mesmo poder pelo qual este e outros mundos foram criados. Esse é o poder pelo qual o Senhor curaria e elevaria aqueles que sofrem. (…)

A quarta promessa a Abraão foi a de que todas as nações da Terra seriam abençoadas por sua linhagem. (…)

Meus queridos irmãos e irmãs, essas promessas — primeiramente dadas a Abraão e depois reafirmadas a seu filho Isaque e seu neto Jacó (que se tornou “Israel”) — são conhecidas como o convênio abraâmico e estão disponíveis a todos os filhos de Deus. Sim, essas promessas divinas estão disponíveis a vocês!

A história nos diz que, apesar dessas promessas, muitos da casa de Israel nos dias bíblicos rejeitaram os ensinamentos do Senhor e perseguiram os profetas. O Senhor ficou irado e respondeu aos rebeldes com um voto, dizendo: “E vos espalharei entre as nações” [Levítico 26:33].

Deus assim dispersou Israel por toda parte! Mas Ele prometeu que, um dia, a Israel dispersa seria reunida novamente ao rebanho do Senhor. E esse dia prometido é hoje!

Recebemos, como os antigos no passado, o santo sacerdócio e o evangelho eterno. Abraão, Isaque e Jacó são nossos antepassados. Somos da casa de Israel. Temos o direito de receber o evangelho, as bênçãos do sacerdócio e a vida eterna. As nações da Terra serão abençoadas por nosso trabalho e o de nossa posteridade. A semente literal de Abraão e os que forem coligados ao serem adotados em sua família receberão as bênçãos prometidas, desde que aceitem o Senhor e obedeçam a Seus mandamentos.

Perguntas para estudo

Como você explicaria as promessas do convênio abraâmico a uma criança? Assim como perguntou o presidente Nelson, o que o convênio abraâmico tem a ver com cada um de nós?

Entramos no caminho do convênio no momento de nosso batismo e mais completamente no templo

O plano estabelecido no Grande Conselho dos Céus incluía a percepção racional de que todos nós seríamos afastados da presença de Deus. No entanto, Deus prometeu providenciar um Salvador que superaria as consequências da Queda. Deus disse a Adão após seu batismo:

“Tu és segundo a ordem daquele que foi sem princípio de dias ou fim de anos de toda a eternidade para toda a eternidade.

Eis que tu és um em mim, um filho de Deus; e assim possam todos tornar-se meus filhos” (Moisés 6:67–68).

Adão e Eva aceitaram a ordenança do batismo e começaram o processo de serem um com Deus. Eles haviam entrado no caminho do convênio.

Quando você e eu também entramos nesse caminho, temos um novo modo de vida. Assim, criamos um relacionamento com Deus que permite que Ele nos abençoe e nos mude. O caminho do convênio nos leva de volta a Ele. Se permitirmos que Deus prevaleça em nossa vida, esse convênio nos levará cada vez mais para perto Dele. Todos os convênios têm como objetivo nos unir. Eles criam um relacionamento com laços eternos.

Adão e Eva, Noé e sua esposa, Abraão e Sara, Leí e Saria, e todos os outros dedicados discípulos de Jesus Cristo — desde que o mundo foi criado — fizeram os mesmos convênios com Deus. Eles receberam as mesmas ordenanças que nós como membros da Igreja restaurada do Senhor atualmente fizemos: os convênios que recebemos por meio do batismo e no templo.

O Salvador convida todas as pessoas a seguirem-No às águas do batismo e, no momento apropriado, a fazerem convênios adicionais com Deus no templo, receberem outras ordenanças essenciais e serem fiéis a elas. Todas essas coisas são exigidas se queremos ser exaltados com nossa família e com Deus para sempre.

Um convênio matrimonial feito no templo está diretamente ligado a esse convênio abraâmico. No templo, um casal é apresentado a todas as bênçãos reservadas para a posteridade fiel de Abraão, Isaque e Jacó.

Assim como Adão, você e eu entramos pessoalmente no caminho do convênio quando fomos batizados. Depois, entramos mais plenamente nesse caminho dentro do templo. As bênçãos do convênio abraâmico são conferidas nos templos sagrados.

No batismo, fazemos convênio de servir ao Senhor e guardar Seus mandamentos [ver Doutrina e Convênios 20:37]. Quando tomamos o sacramento, renovamos esse convênio e declaramos nossa disposição de tomar sobre nós o nome de Jesus Cristo. Por meio disso, somos adotados como Seus filhos e Suas filhas, e somos conhecidos como irmãos e irmãs. Ele é o pai de nossa nova vida. Por fim, no templo sagrado, podemos nos tornar coerdeiros das bênçãos de uma família eterna, como foi prometido a Abraão, Isaque, Jacó e sua posteridade [ver Gálatas 3:29; Doutrina e Convênios 86:8–11]. Assim sendo, o casamento celestial é o convênio de exaltação.

Pergunta para estudo

Que promessas você fez a Deus ao receber as ordenanças do sacerdócio?

Jesus Cristo é a parte central do convênio abraâmico

O sacrifício expiatório do Salvador permitiu que o Pai cumprisse as promessas feitas a Seus filhos. Por Jesus Cristo ser “o caminho, e a verdade, e a vida”, consequentemente “ninguém vem ao Pai, senão por [Ele]” (João 14:6). O cumprimento do convênio abraâmico torna-se possível graças à Expiação de nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Jesus Cristo é a parte central do convênio abraâmico. (…)

Aqueles que fazem convênios sagrados e os guardam recebem a promessa de vida eterna e exaltação, “o maior de todos os dons de Deus” (Doutrina e Convênios 14:7). Jesus Cristo é o fiador desses convênios (ver Hebreus 7:22; 8:6). Os guardiões de convênios amam a Deus e permitem que Ele prevaleça sobre todas as outras coisas em sua vida fazendo Dele a influência mais poderosa de sua vida.

Perguntas para estudo

Como Jesus Cristo é a parte central do convênio abraâmico? O que você pode fazer para centralizar sua vida Nele?

Cada pessoa que abraça plenamente o evangelho se torna um dos filhos do convênio de Deus

A rede do evangelho para coligar a Israel dispersa é extensa. Há espaço para todas as pessoas que aceitarem plenamente o evangelho de Jesus Cristo. Cada pessoa que é convertida se torna filha do convênio de Deus, seja por nascimento ou por adoção. Cada uma delas se torna total herdeira de tudo o que Deus prometeu aos filhos fiéis de Israel!

Cada um de nós tem um potencial divino, pois cada um de nós é um filho ou uma filha de Deus. Somos todos iguais a Seus olhos. As implicações dessa verdade são profundas. Irmãos e irmãs, peço que ouçam com atenção o que direi agora. Deus não ama uma raça mais do que outra. Sua doutrina a esse respeito é clara. Ele convida todas as pessoas a se achegarem a Ele, “negro e branco, escravo e livre, homem e mulher” [2 Néfi 26:33].

Garanto a vocês que sua situação perante Deus não é determinada pela cor de sua pele. A aprovação e a desaprovação de Deus dependem de sua devoção a Deus e a Seus mandamentos, e não da cor de sua pele.

Somos homens e mulheres de Deus precisamente porque fizemos convênios com Ele. Somos de Abraão. Somos filhos do convênio — o convênio abraâmico. Aqueles que não descendem diretamente de Abraão e aceitam o evangelho por meio do arrependimento e do batismo se tornam semente de Abraão por adoção [ver Gálatas 3:26–29; Abraão 2:10]. Assim, todas as promessas de Abraão também são deles! Eles também se tornam filhos escolhidos do Senhor. Em termos simples, todos os que estão dispostos a fazer convênios com Deus e cumpri-los são Seu povo do convênio.

Pergunta para estudo

De que modo o convênio abraâmico pode influenciar a maneira como você interage com as pessoas?

Como filhos do convênio, sabemos quem somos e o que Deus espera de nós

Alguns de nós são semente literal de Abraão, outros são reunidos a sua família por adoção. O Senhor não faz distinção. Juntos recebemos essas bênçãos prometidas — se buscarmos o Senhor e obedecermos a Seus mandamentos. Mas, se não o fizermos, perderemos as bênçãos do convênio. A fim de nos ajudar, a Igreja Dele provê bênçãos patriarcais para dar a cada pessoa que a recebe uma visão de seu futuro, bem como seu vínculo com o passado, sim, uma declaração de linhagem que remonta a Abraão, Isaque e Jacó. (…)

Quando nos damos conta de que somos filhos do convênio, sabemos quem somos e o que Deus espera de nós. Sua lei está escrita em nosso coração. Ele é nosso Deus, e somos Seu povo. Os filhos comprometidos do convênio permanecem firmes mesmo em meio às adversidades. Se essa doutrina estiver profundamente implantada em nosso coração, até o aguilhão da morte será amenizado e nosso vigor espiritual será fortalecido.

Você pode reivindicar todas as bênçãos do convênio abraâmico, destinadas a serem cumpridas nestes últimos dias. Bênçãos e responsabilidades que antes eram estendidas a outras nações (ver Gálatas 3:7–9, 14, 27, 29) agora nos foram dadas (ver Doutrina e Convênios 110:12). As bênçãos patriarcais revelam nossa ligação com os grandes patriarcas Abraão, Isaque e Jacó. Somos a semente de Abraão, por meio da qual todas as nações da Terra serão abençoadas. Essa identidade merece nossa preciosa prioridade, que por sua vez nos traz as bênçãos do céu.

Perguntas para estudo

Como sua bênção patriarcal o ajudou a entender quem você é e o que Deus espera de você?

O Senhor renovou o convênio abraâmico, e podemos participar dele!

Esse convênio eterno foi restaurado como parte da grande Restauração do evangelho em sua plenitude. Pensem nisso! (…)

No texto final do Velho Testamento, lemos sobre a promessa de Malaquias de que Elias “converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais” (Malaquias 4:6). Na antiga Israel, essa referência aos pais incluiria Abraão, Isaque e Jacó. Essa promessa é esclarecida quando lemos uma versão diferente desse versículo que Morôni citou para o profeta Joseph Smith: “Ele [Elias] plantará no coração dos filhos as promessas feitas aos pais; e o coração dos filhos voltar-se-á para seus pais” (Joseph Smith—História 1:39). Esses pais certamente incluem Abraão, Isaque e Jacó (ver Doutrina e Convênios 27:9–10). (…)

Graças à restauração do Sacerdócio de Melquisedeque, as mulheres e os homens que guardam seus convênios têm acesso a “todas as bênçãos espirituais” do evangelho (Doutrina e Convênios 107:18; grifo do autor).

Uma semana após a dedicação do Templo de Kirtland, em 1836, de acordo com a orientação do Senhor, Elias, o Profeta, apareceu. Seu propósito? “Voltar (…) os filhos para os pais” (Doutrina e Convênios 110:15). Elias também apareceu. Seu propósito? Conferir a Joseph Smith e Oliver Cowdery “a dispensação do evangelho de Abraão, dizendo que em nós e em nossa semente todas as gerações depois de nós seriam abençoadas” (Doutrina e Convênios 110:12). Assim, o Mestre conferiu a Joseph Smith e Oliver Cowdery a autoridade do sacerdócio e o direito de transmitir as bênçãos singulares do convênio abraâmico a outras pessoas.

Deixem-me convidá-los a abrir em 1 Néfi, capítulo 15, que fala sobre a coligação de Israel. Gostaria que lessem o capítulo inteiro quando puderem, mas vou escolher apenas o versículo 18:

“Nosso pai [Leí] não falou, portanto, apenas de nossos descendentes, mas também de toda a casa de Israel, indicando o convênio que haveria de ser cumprido nos últimos dias, convênio esse que o Senhor fez com nosso pai Abraão, dizendo: Em tua semente serão benditas todas as famílias da Terra”.

Sublinhem, memorizem e compreendam esse versículo, com a data dessa revelação. Qual é a data? 592–600 a.C.! Então, vocês precisam entender que 600 anos antes de Jesus nascer em Belém — 600 anos antes do nascimento do Salvador —, os profetas sabiam que esse convênio seria cumprido nos últimos dias.

Agora aqui estamos [hoje]. Todos os profetas que escreveram sobre isso predisseram este dia. Vocês e eu podemos fazer parte dele! Não somos espectadores como todo mundo foi. Podemos fazer parte. É tão emocionante que mal posso esperar para pular da cama todas as manhãs!

Perguntas para estudo

Que bênçãos você recebeu devido à renovação do convênio abraâmico? Como você pode ajudar a cumprir esse convênio?

Convites e promessas

Essas promessas divinas estão disponíveis a você!

Meus queridos irmãos e irmãs, essas promessas — primeiramente dadas a Abraão e depois reafirmadas a seu filho Isaque e seu neto Jacó (que se tornou “Israel”) — são conhecidas como o convênio abraâmico e estão disponíveis a todos os filhos de Deus. Sim, essas promessas divinas estão disponíveis a vocês!

Receba ordenanças e convênios essenciais e seja fiel a eles

Adão e Eva, Noé e sua esposa, Abraão e Sara, Leí e Saria, e todos os outros dedicados discípulos de Jesus Cristo — desde que o mundo foi criado — fizeram os mesmos convênios com Deus. Eles receberam as mesmas ordenanças que nós como membros da Igreja restaurada do Senhor atualmente fizemos: os convênios que recebemos por meio do batismo e no templo.

O Salvador convida todas as pessoas a seguirem-No às águas do batismo e, no momento apropriado, a fazerem convênios adicionais com Deus no templo, receberem outras ordenanças essenciais e serem fiéis a elas. Todas essas coisas são exigidas se queremos ser exaltados com nossa família e com Deus para sempre.

Um convênio matrimonial feito no templo está diretamente ligado a esse convênio abraâmico. No templo, um casal é apresentado a todas as bênçãos reservadas para a posteridade fiel de Abraão, Isaque e Jacó.

Assim como Adão, você e eu entramos pessoalmente no caminho do convênio quando fomos batizados. Depois, entramos mais plenamente nesse caminho dentro do templo.

No batismo, fazemos convênio de servir ao Senhor e guardar Seus mandamentos (ver Doutrina e Convênios 20:37). Quando tomamos o sacramento, renovamos esse convênio e declaramos nossa disposição de tomar sobre nós o nome de Jesus Cristo. Por meio disso, somos adotados como Seus filhos e Suas filhas, e somos conhecidos como irmãos e irmãs. Ele é o pai de nossa nova vida. Por fim, no templo sagrado, podemos nos tornar coerdeiros das bênçãos de uma família eterna, como foi prometido a Abraão, Isaque, Jacó e sua posteridade [ver Gálatas 3:29; Doutrina e Convênios 86:8–11]. Assim sendo, o casamento celestial é o convênio de exaltação.

Você pode reivindicar todas as bênçãos do convênio abraâmico

Você pode reivindicar todas as bênçãos do convênio abraâmico, destinadas a serem cumpridas nestes últimos dias. Bênçãos e responsabilidades que antes eram estendidas a outras nações (ver Gálatas 3:7–9, 14, 27, 29) agora nos foram dadas (ver Doutrina e Convênios 110:12). As bênçãos patriarcais revelam nossa ligação com os grandes patriarcas Abraão, Isaque e Jacó. Somos a semente de Abraão, por meio da qual todas as nações da Terra serão abençoadas. Essa identidade merece nossa preciosa prioridade, que por sua vez nos traz as bênçãos do céu.

Vídeos

Testemunha Especial: Presidente Nelson

We Are the Covenant People of the Lord

Discursos relacionados

O convênio eterno”, Liahona, outubro de 2022; texto de um discurso que o presidente Nelson fez em março de 2022

Convênios”, Conferência Geral de Outubro de 2011

A coligação da Israel dispersa”, Conferência Geral de Outubro de 2006

Filhos do convênio”, Conferência Geral de Abril de 1995

Thanks for the Covenant”, devocional da Universidade Brigham Young, 22 de novembro de 1988

Imprimir