Ensinamentos dos Presidentes
Revelação para nossa vida


“Revelação para nossa vida”, Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Russell M. Nelson, 2023

Imagem
homem orando

Capítulo 14

Revelação para nossa vida

Eu os exorto que avancem além de sua habilidade espiritual atual para receber revelação pessoal.

Da vida de Russell M. Nelson

O presidente Russell M. Nelson contou sobre uma revelação que recebeu em resposta às orações de um amigo fiel:

“Muitos de nós temos experiências com o doce poder da oração. Uma das minhas foi compartilhada com um patriarca de estaca do sul de Utah. Eu o conheci em meu consultório médico há mais de 40 anos, nos primeiros dias das cirurgias cardíacas. Aquele santo homem sofria muito por causa de um coração fraco.

Ele implorou ajuda, achando que sua condição era causada por uma válvula cardíaca danificada que poderia ser reparada.

Uma minuciosa avaliação revelou que ele tinha duas válvulas defeituosas. Embora uma delas pudesse ser corrigida cirurgicamente, a outra não podia. Portanto, não era recomendável realizar uma cirurgia. Ele ouviu essa notícia com profundo desapontamento.

As consultas subsequentes terminaram com o mesmo conselho. Por fim, em desespero, ele me disse, muito emocionado: ‘Dr. Nelson, orei pedindo ajuda e fui guiado até você. O Senhor não vai me revelar como consertar aquela segunda válvula, mas Ele pode revelar isso a você. Sua mente está muito preparada. Se você me operar, o Senhor fará com que saiba o que precisa fazer. Por favor, realize a operação da qual necessito e ore pela ajuda de que você necessita’.

Sua grande fé teve um profundo efeito sobre mim. Como eu poderia me recusar a ajudá-lo? Depois de uma fervorosa oração que fizemos juntos, concordei em tentar. Ao me preparar para aquele dia fatídico, orei repetidas vezes, mas ainda não sabia o que fazer para corrigir a válvula tricúspide defeituosa. Até no momento de começar a cirurgia, meu assistente perguntou: ‘O que você vai fazer a respeito disso?’

Falei: ‘Não sei’.

Começamos a operação. Depois de reparar a obstrução da primeira válvula, expusemos a segunda válvula. Descobrimos que ela estava intacta, mas tão dilatada que não podia funcionar como deveria. Enquanto examinava aquela válvula, uma mensagem clara veio à minha mente: Reduza a circunferência do anel. Transmiti aquela mensagem a meu assistente. ‘O tecido da válvula será suficiente se conseguirmos reduzir eficazmente o tamanho do anel até suas dimensões normais.’

‘Mas como?’ Não poderíamos colocar uma cinta, como as que usamos para apertar a cintura de uma calça larga. Não poderíamos apertá-la com uma correia, como a que segura a sela de um cavalo. Então uma imagem surgiu com clareza em minha mente, mostrando como poderíamos dar os pontos — fazendo uma prega aqui, uma dobra ali — para alcançar o objetivo desejado. Ainda me lembro daquela imagem mental — completa com linhas pontilhadas nos lugares em que as suturas deveriam ser feitas. A cirurgia de reparo foi realizada como havia sido desenhada em minha mente. Testamos a válvula e descobrimos que a insuficiência tinha sido notavelmente reduzida. Meu assistente disse: ‘É um milagre’.

Respondi: ‘É a resposta a uma oração’.

A recuperação do paciente foi muito rápida e seu alívio, gratificante. Ele não apenas me ajudou de modo maravilhoso, mas fez com que o auxílio cirúrgico para outras pessoas com problemas semelhantes se tornasse possível. Não tenho mérito nenhum nisso. Todo o louvor deve ser dado àquele fiel patriarca e a Deus, que respondeu a nossas orações”.

Ao se referir mais tarde a essa experiência, o presidente Russell M. Nelson disse: “Por meio das manifestações do Espírito Santo, o Senhor vai nos ajudar em todos os nossos anseios justos”.

Ensinamentos de Russell M. Nelson

Deus realmente quer falar com você? Sim!

Uma das coisas que o Espírito tem repetidamente gravado em minha mente é como o Senhor está desejoso de revelar Sua mente e Sua vontade. O privilégio maravilhoso de receber revelação é uma das maiores dádivas de Deus para Seus filhos e está disponível para cada um de nós.

A despeito de quem sejam, vocês podem orar ao Pai Celestial por orientação e por direção em sua vida. Se aprenderem a ouvir o Senhor por meio de Seus sussurros, vocês podem receber orientação divina nas coisas de menor e de maior importância.

Deus realmente quer falar com vocês? Sim! “Seria tão inútil o homem estender seu braço débil para deter o rio Missouri em seu curso (…) como o seria impedir que o Todo-Poderoso derramasse conhecimento do céu sobre a cabeça dos santos dos últimos dias” [Doutrina e Convênios 121:33].

Pergunta para estudo

Como saber que Deus quer falar com você faz diferença em sua vida?

Você pode receber revelação pessoal a respeito de sua situação

O Senhor dirige Sua Igreja por meio daqueles que vocês apoiam como profetas, videntes e reveladores. É um processo muito sagrado. É tão sagrado que não falamos muito a respeito disso. Mas não é algo exclusivamente para nós. Vocês podem receber revelação pessoal por seus esforços na vida tanto quanto eu posso por minhas responsabilidades na vida.

Testifico a vocês que a revelação é real e que, para mim, não é diferente do que é para vocês. Vocês podem receber revelação pessoal para suas próprias situações, assim como eu, para as minhas.

Imaginem o milagre disso! (…) Podemos orar ao nosso Pai Celestial e receber orientação e direção, ser alertados sobre perigos e distrações e ser capazes de realizar coisas que simplesmente não poderíamos fazer por nós mesmos. Se verdadeiramente recebermos o Espírito Santo e aprendermos a discernir e a entender Seus sussurros, seremos guiados em assuntos grandes e pequenos.

Pergunta para estudo

Como a revelação pessoal o ajudou a realizar coisas que você não poderia fazer sozinho?

Deus vai falar com você a Seu próprio modo e no devido tempo Dele

Cada um de nós tem direito à revelação pessoal para nossa própria esfera de ação — mães, pais, filhos em casa. Agora, recebo essa revelação para toda a Igreja. (…) Sempre acontece no tempo do Senhor, nunca no meu.

A revelação não precisa vir toda de uma vez. Pode vir aos poucos. “Assim diz o Senhor Deus: Darei aos filhos dos homens linha sobre linha, preceito sobre preceito, um pouco aqui e um pouco ali; e abençoados os que dão ouvidos aos meus preceitos e escutam os meus conselhos, porque obterão sabedoria; pois a quem recebe darei mais” [2 Néfi 28:30]. A paciência e a perseverança fazem parte de nosso progresso eterno.

A revelação de Deus é sempre compatível com Sua lei eterna. Ela nunca contradiz Sua doutrina. Ela é facilitada pela devida reverência a Deus.

Talvez tenhamos que ser pacientes, mas Deus falará conosco à Sua maneira e em Seu tempo.

Pergunta para estudo

Por que você acha que é importante lembrar que Deus fala conosco à Sua maneira e em Seu tempo?

Precisamos aprender a receber revelação para sobreviver espiritualmente

Vivemos em um mundo complexo e cada vez mais controverso. A disponibilidade constante das mídias sociais e de notícias 24 horas por dia nos bombardeia com mensagens implacáveis. Se quisermos ter a esperança de filtrar as diversas opiniões e filosofias dos homens que atacam a verdade, precisamos aprender a receber revelação.

Nosso Salvador e Redentor, Jesus Cristo, realizará algumas de Suas obras mais poderosas no período entre agora e quando Ele vier novamente. Veremos indicações milagrosas de que Deus, o Pai, e Seu Filho Jesus Cristo presidem esta Igreja com majestade e glória. Mas, nos dias que estão por vir, não será possível sobreviver espiritualmente sem a orientação, a direção, o consolo e a influência constante do Espírito Santo.

Saber como o Espírito fala a vocês nunca foi tão importante como agora. Na Trindade, o Espírito Santo é o mensageiro. Ele trará à sua mente impressões que o Pai e o Filho desejam que vocês recebam. Ele é o Consolador. Ele trará a seu coração um sentimento de paz. Ele presta testemunho da verdade e confirmará a verdade quando ouvirem e lerem a palavra do Senhor.

Pergunta para estudo

O que você aprendeu sobre como o Espírito fala com você?

Você pode saber por si mesmo como receber revelação pessoal

Cada um de nós tem perguntas. Esforçar-se para aprender, entender e reconhecer a verdade é uma parte vital de nossa vida na mortalidade. Passei grande parte da minha vida fazendo pesquisas. Vocês também aprenderão muito mais por meio de perguntas inspiradas.

Neste exato momento, alguns de vocês estão se questionando sobre o que devem fazer com sua vida. Outros devem estar se perguntando se seus pecados foram perdoados. (…)

Alguns podem questionar por que a Igreja faz certas coisas. Talvez muitos de vocês não saibam exatamente como obter respostas para suas orações.

Nosso Pai Celestial e Seu Filho estão prontos para responder a suas perguntas por intermédio do ministério do Espírito Santo. Mas cabe a vocês aprender a se qualificar para receber as respostas.

Por onde podem começar? Comecem passando mais tempo em lugares santos. O templo é um lugar santo. Assim como a capela, onde vocês fazem novos convênios sacramentais todos os domingos. Convido-os também a fazer de seu apartamento, de seu quarto ou de sua casa um lugar santo, onde podem se refugiar em segurança das distrações obscuras do mundo.

A oração é uma chave. Orem para saber o que devem parar de fazer e o que devem começar a fazer. Orem para saber o que incluir em seu ambiente e o que remover, para que o Espírito possa estar com vocês em abundância.

Supliquem ao Senhor pelo dom do discernimento. E, depois, vivam e trabalhem para ser dignos de receber esse dom, para que, quando eventos confusos surgirem no mundo, vocês saibam exatamente o que é verdade e o que não é [ver 2 Néfi 31:13].

Sirvam com amor. O serviço amoroso para aqueles que se perderam ou que estão feridos espiritualmente abre seu coração para a revelação pessoal.

Passem mais tempo — muito mais tempo — em lugares onde o Espírito esteja presente. Isso significa mais tempo com amigos que estejam buscando ter o Espírito com eles. Passem mais tempo de joelhos em oração, mais tempo com as escrituras, mais tempo no trabalho de história da família, mais tempo no templo. Prometo-lhes que, ao oferecerem constantemente ao Senhor uma porção generosa de seu tempo, Ele vai multiplicar o tempo restante.

Vocês podem saber por si mesmos (…) como receber revelação pessoal. E nada fará uma diferença tão grande na sua vida quanto isso!

Prometo a você — não à pessoa que está sentada ao seu lado, mas a você — que, onde quer que esteja no mundo, onde quer que esteja no caminho do convênio — mesmo se, no momento, não se encontrar no caminho — prometo que se você, com sinceridade e persistência, fizer o trabalho espiritual necessário para desenvolver a habilidade fundamental e espiritual de aprender como ouvir os sussurros do Espírito Santo, terá toda a orientação de que precisará na vida. Você receberá respostas para suas perguntas, no próprio modo do Senhor e no próprio tempo Dele. (…)

Quando souber que sua vida está sendo dirigida por Deus, a despeito dos desafios e decepções que podem surgir e que surgirão, sentirá alegria e paz.

Humilhem-se diante de Deus. Abram seu coração para seu Pai Celestial. Voltem-se a Ele para obter respostas e consolo.

Orem em nome de Jesus Cristo sobre suas preocupações, seus medos, suas fraquezas — sim, os anseios de seu coração. E então escutem! Escrevam os pensamentos que vierem à sua mente. Registrem seus sentimentos e prossigam de acordo com as ações que forem inspirados a realizar. Ao repetirem esse processo dia após dia, mês após mês, ano após ano, crescerá “em [vocês] um princípio de revelação” [Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 139].

Perguntas para estudo

Por que você acha que receber revelação pessoal é uma “habilidade fundamental e espiritual?” Que conselho do presidente Nelson você vai seguir na próxima semana para desenvolver essa habilidade?

Aumente sua capacidade de receber revelação

Eu os exorto que avancem além da sua habilidade espiritual atual para receber revelação pessoal, pois o Senhor prometeu que, “se [buscares], receberás revelação sobre revelação, conhecimento sobre conhecimento, para que conheças os mistérios e as coisas pacíficas — aquilo que traz alegria, que traz vida eterna” [Doutrina e Convênios 42:61]. (…)

Nada abre os céus como a combinação do aumento da pureza, da obediência exata, da busca sincera, de se banquetear diariamente com as palavras de Cristo no Livro de Mórmon [ver 2 Néfi 32:3] e de tempo regular dedicado ao trabalho de templo e história da família.

Certamente haverá momentos em que vocês sentirão que os céus estão fechados. Mas prometo que, ao continuarem a ser obedientes, expressando sua gratidão por todas as bênçãos que o Senhor concede, e, ao honrarem pacientemente o tempo do Senhor, vocês receberão o conhecimento e a compreensão que procuram. Vocês receberão todas as bênçãos que o Senhor tem para vocês — até mesmo milagres. É isso que a revelação pessoal fará por vocês. (…)

Meus amados irmãos e irmãs, imploro para que aumentem sua capacidade espiritual de receber revelações. (…) Escolham fazer o trabalho espiritual necessário para desfrutar o dom do Espírito Santo e ouvir a voz do Espírito com mais frequência e de modo mais claro.

Para ter acesso à informação do céu, precisamos primeiro ter uma fé bem firme e um imenso desejo. Precisamos perguntar “com um coração sincero e com real intenção, tendo fé em [Jesus] Cristo” [Morôni 10:4]. “Real intenção” significa que queremos realmente seguir a instrução divina dada.

É preciso dignidade para refinar nossa capacidade de reconhecer os sussurros do Espírito Santo e de receber revelação. A dignidade não exige perfeição, mas empenho para alcançarmos maior pureza.

O Senhor espera esforço diário, melhoria diária, arrependimento diário. A dignidade traz pureza, e a pureza nos torna merecedores do Espírito Santo. Ao tomarmos “o Santo Espírito por [nosso] guia” (Doutrina e Convênios 45:57), fazemos jus à revelação pessoal.

Se algo está nos impedindo de abrir as portas para a orientação do céu, pode ser que precisemos nos arrepender. O arrependimento nos permite abrir essa porta para podermos ouvir a voz do Senhor com mais frequência e clareza.

Pergunta para estudo

Quais são algumas coisas que você pode fazer para “aumentar sua capacidade espiritual de receber revelação”?

Combata as tentações do mundo ao reservar tempo para o Senhor em sua vida todos os dias

As vozes e a pressão do mundo são envolventes e numerosas. Porém, muitas vozes são enganadoras, sedutoras e podem nos desviar do caminho do convênio. A fim de evitar a tristeza e o desespero inevitáveis provenientes dessas vozes, suplico a vocês hoje que combatam as tentações do mundo ao reservarem tempo para o Senhor em sua vida — hoje e todos os dias.

Se a maioria das informações que vocês recebem vier das mídias sociais ou de outras mídias, sua capacidade de ouvir os sussurros do Espírito diminuirá. Se não estiverem buscando o Senhor por meio da oração e do estudo do evangelho diários, vocês se tornarão vulneráveis a filosofias que podem ser interessantes, mas que não são verdadeiras. Até mesmo os membros mais fiéis podem ser enganados pela batida constante das músicas da banda da Babilônia.

Meus irmãos e irmãs, suplico a vocês que reservem tempo para o Senhor! Façam com que seu próprio alicerce espiritual seja firme e capaz de sobreviver ao teste do tempo à medida que fazem as coisas que permitem que o Espírito Santo esteja sempre com vocês.

O Pai Celestial é muito generoso. Ele quer ajudar vocês com tudo — sua família, seus chamados, seu trabalho, suas tristezas e preocupações [ver Alma 34:18–27]. Então, peçam e vivam para receber revelação.

O Senhor conhece e ama vocês. Ele é seu Salvador e seu Redentor. Ele dirige e guia Sua Igreja. Ele guiará vocês em sua vida pessoal se reservarem tempo para Ele em sua vida — hoje e todos os dias.

Pergunta para estudo

O que você vai fazer hoje a fim de ter tempo para o Senhor?

Convites e promessas

Cresça no princípio da revelação

Humilhem-se diante de Deus. Abram seu coração para seu Pai Celestial. Voltem-se a Ele para obter respostas e consolo.

Orem em nome de Jesus Cristo sobre suas preocupações, seus medos, suas fraquezas — sim, os anseios de seu coração. E então escutem! Escrevam os pensamentos que vierem à sua mente. Registrem seus sentimentos e prossigam de acordo com as ações que forem inspirados a realizar. Ao repetirem esse processo dia após dia, mês após mês, ano após ano, crescerá “em [vocês] um princípio de revelação” [Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 139].

Avance além de sua habilidade espiritual atual para receber revelação pessoal

Eu os exorto que avancem além da sua habilidade espiritual atual para receber revelação pessoal, pois o Senhor prometeu que, “se [buscares], receberás revelação sobre revelação, conhecimento sobre conhecimento, para que conheças os mistérios e as coisas pacíficas — aquilo que traz alegria, que traz vida eterna” [Doutrina e Convênios 42:61]. (…)

Nada abre os céus como a combinação do aumento da pureza, da obediência exata, da busca sincera, de se banquetear diariamente com as palavras de Cristo no Livro de Mórmon [ver 2 Néfi 32:3] e de tempo regular dedicado ao trabalho de templo e história da família.

Certamente haverá momentos em que vocês sentirão que os céus estão fechados. Mas prometo que, ao continuarem a ser obedientes, expressando sua gratidão por todas as bênçãos que o Senhor concede, e, ao honrarem pacientemente o tempo do Senhor, vocês receberão o conhecimento e a compreensão que procuram. Vocês receberão todas as bênçãos que o Senhor tem para vocês — até mesmo milagres. É isso que a revelação pessoal fará por vocês. (…)

Meus amados irmãos e irmãs, imploro para que aumentem sua capacidade espiritual de receber revelações. (…) Escolham fazer o trabalho espiritual necessário para desfrutar o dom do Espírito Santo e ouvir a voz do Espírito com mais frequência e de modo mais claro.

Reserve tempo para o Senhor

As vozes e a pressão do mundo são envolventes e numerosas. Porém, muitas vozes são enganadoras, sedutoras e podem nos desviar do caminho do convênio. A fim de evitar a tristeza e o desespero inevitáveis provenientes dessas vozes, suplico a vocês hoje que combatam as tentações do mundo ao reservarem tempo para o Senhor em sua vida — hoje e todos os dias.

Se a maioria das informações que vocês recebem vier das mídias sociais ou de outras mídias, sua capacidade de ouvir os sussurros do Espírito diminuirá. Se não estiverem buscando o Senhor por meio da oração e do estudo do evangelho diários, vocês se tornarão vulneráveis a filosofias que podem ser interessantes, mas que não são verdadeiras. Até mesmo os membros mais fiéis podem ser enganados pela batida constante das músicas da banda da Babilônia.

Meus irmãos e irmãs, suplico a vocês que reservem tempo para o Senhor! Façam com que seu próprio alicerce espiritual seja firme e capaz de sobreviver ao teste do tempo à medida que fazem as coisas que permitem que o Espírito Santo esteja sempre com vocês.

Se fizer o trabalho espiritual, terá toda a orientação de que precisa

Vocês podem saber por si mesmos (…) como receber revelação pessoal. E nada fará uma diferença tão grande na sua vida quanto isso!

Prometo a você — não à pessoa que está sentada ao seu lado, mas a você — que, onde quer que esteja no mundo, onde quer que esteja no caminho do convênio — mesmo se, no momento, não se encontrar no caminho — prometo que se você, com sinceridade e persistência, fizer o trabalho espiritual necessário para desenvolver a habilidade fundamental e espiritual de aprender como ouvir os sussurros do Espírito Santo, terá toda a orientação de que precisará na vida. Você receberá respostas para suas perguntas, no próprio modo do Senhor e no próprio tempo Dele. (…)

Quando souber que sua vida está sendo dirigida por Deus, a despeito dos desafios e decepções que podem surgir e que surgirão, sentirá alegria e paz.

Vídeos

#OuvirOSenhor: O Presidente Nelson Nos Convida a Ouvir a Voz do Senhor

Presidente Nelson: Ouvir o Senhor — Revelação Pessoal

Increase Personal Revelation by Repentance and Prayer, Said President Nelson

The Lord Answers Questions from Inquiring Minds

Discursos relacionados

Escolhas para a eternidade”, devocional mundial para os jovens, 3 de junho de 2018

Ouvir o Senhor”, Conferência Geral de Abril de 2020

Revelação para a Igreja, revelação para nossa vida”, Conferência Geral de Abril de 2018

Pedir, buscar, bater”, Conferência Geral de Outubro de 2009

Imprimir