2021
O que o Pai Celestial me ensinou sobre a mudança de coração
Junho de 2021


Do Campo Missionário

O que o Pai Celestial me ensinou sobre a mudança de coração

Com uma experiência simples, o Pai Celestial me ensinou que Ele se preocupa tanto com os missionários quanto com as pessoas que eles ensinam — e que Ele pode mudar qualquer coração.

Imagem
missionárias conversando com alguém na rua

Olhei para baixo, com os olhos se enchendo de lágrimas. Yannick (o nome foi alterado) tinha acabado de dizer com determinação: “Não posso perdoá-los. Não consigo deixar de sentir essa dor. Meu coração está muito duro”. Embora eu entendesse seu francês perfeitamente, não conseguia entender seus sentimentos.

Dez anos antes, Yannick havia se filiado à Igreja, apesar da oposição de sua grande família. Teve a coragem de ir para a missão e ansiava por uma experiência de mudança de vida ao dedicar dois anos ao Senhor. Mal sabia ele como seria essa mudança de vida. Apenas alguns meses depois de partir para sua missão, Yannick estava de volta para casa. Tendo sido alvo de rumores dolorosos e falsos por parte de companheiros desobedientes, ele foi recebido em casa por membros que presumiram que os rumores eram verdade. Yannick sentiu que ninguém o queria na Igreja. Decidiu não voltar.

Após 10 anos, Yannick sentiu que era hora de deixar de lado a mágoa e a raiva. Procurou os missionários de sua área — minha companheira e eu. Tínhamos visitado Yannick por várias semanas, compartilhando mensagens espirituais e estudando os princípios do evangelho enquanto nos sentávamos à sombra de suas mangueiras. Yannick nunca parou de estudar as escrituras ou de aprender o evangelho. Nunca perdeu seu testemunho da Igreja, mas a vergonha que sentiu depois de sua missão o impedia de desfrutar as bênçãos do evangelho. Senti que eu tinha sido enviada para o lugar em que ele morava por um motivo, talvez para ajudá-lo a receber essas bênçãos novamente.

Achei que estivéssemos progredindo, mas depois de ouvir o que ele disse sobre não ser capaz de perdoar, percebi rapidamente que ainda tínhamos um longo caminho a percorrer.

Abaixei a cabeça, perguntando a mim mesma o que dizer. As palavras de Yannick soaram em meus ouvidos: “Meu coração está muito duro”. Minha companheira parecia estar tão sem palavras quanto eu. Olhei para a Bíblia no meu colo, silenciosamente ressentida por ser em francês. Depois de nove meses no campo missionário, eu ainda não conseguia entender bem as escrituras na Bíblia em francês. Fiz uma oração em meu coração, implorando para saber o que eu poderia dizer àquele homem que sentia que seu coração não podia ser curado.

A resposta, “Ezequiel, capítulo 36”, veio à minha mente.

Forcei minha cabeça, tentando me lembrar se eu tinha memorizado alguma escritura em Ezequiel. Não tinha.

Ezequiel, capítulo 36.” A resposta veio novamente, ecoando em minha mente.

Peguei a Bíblia e abri em Ezequiel 36. Passei os olhos pela página; não vi nada. Por que não podia ser em inglês? O que o Pai Celestial desejava que eu procurasse? Prossegui dizendo, mesmo assim.

“Yannick, há uma escritura na Bíblia que eu gostaria de compartilhar com você. Está em Ezequiel, capítulo 36…”

Eu não tinha ideia do que dizer a seguir, mas quando olhei para baixo novamente para a página, meus olhos pousaram no lugar certo: “… versículo 26”.

“E um novo coração vos darei, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne, e vos darei um coração de carne.”

Eu não era mais a única com lágrimas nos olhos. Yannick olhou para mim com uma expressão de admiração no rosto.

“Yannick, isso significa que seu coração pode mudar. O Pai Celestial pode dar a você um novo coração.”

Ele engasgou com a resposta. “Como? Diga-me o que devo fazer.”

De repente, um homem que estava pronto para desistir agora estava disposto a acreditar que poderia mudar. Yannick ouviu a promessa do Senhor que estava naquela escritura, dizendo-lhe que ele podia deixar de lado a amargura que havia em seu coração e perdoar aqueles que o injustiçaram.

Nos meses seguintes, o coração de Yannick mudou, aos poucos. Ele se empenhou para perdoar aqueles que o magoaram e foi capaz de se livrar de muita amargura e raiva. Confiando no Pai Celestial, ele veio a entender mais sobre o papel do Salvador na cura e na transformação dos corações. Depois de mais de 10 anos, Yannick começou a frequentar a Igreja novamente, aceitou um chamado e voltou ao templo. Ele aceitou um convite sincero de voltar à mesa do Senhor e finalmente pôde desfrutar de todas as bênçãos do evangelho.

Embora tenha sido Yannick quem aprendeu pessoalmente como mudar o coração, eu aprendi lições inestimáveis para mim mesma. Aprendi que o Pai Celestial cumpre Sua promessa de que Seus missionários poderão “[expressar] os pensamentos que [Ele lhes] puser no coração. (…) Pois naquela mesma hora, sim, naquele mesmo momento, ser-vos-á dado o que dizer” (Doutrina e Convênios 100:5–6). O Pai Celestial ama Seus missionários, e também aqueles a quem eles ensinam, tanto que inspirou uma missionária exatamente com a escritura que um de Seus filhos precisava ouvir para não desistir das bênçãos eternas.

Também aprendi que o Pai Celestial deseja Se comunicar conosco e pode fazê-lo por meio do Espírito Santo e das escrituras.

E o mais importante: Sei que mesmo os corações mais duros podem ser transformados por meio da Expiação de Jesus Cristo — o Yannick é um testemunho vivo disso.

Imprimir