Publicação semanal para jovens adultos
Verdades que me ajudaram a confiar no poder do Salvador para me mudar
Julho de 2024


Apenas em formato digital: Jovens adultos

Verdades que me ajudaram a confiar no poder do Salvador para me mudar

A autora mora em Samoa.

Abraçar Seu poder de cura pode nos ajudar a crescer e mudar.

Imagem
duas mulheres se abraçando

Você já sentiu que errou muitas vezes? Como se não valesse a pena começar do zero e tentar novamente, porque você continuará cometendo os mesmos erros?

Lembro-me de um dia em que estava me sentindo sem esperança e presa. Eu estava chorando com minha melhor amiga por causa de uma fraqueza que tenho. Uma fraqueza que sinto que sempre tive.

Essa fraqueza estava me derrubando e, sinceramente, eu não queria nem tentar me levantar novamente. Havia alguns anos, eu vinha me esforçando para receber minha investidura e servir missão, mas minha dificuldade estava me impedindo. Eu não me sentia digna nem mesmo de continuar tentando ser membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Eu só queria desistir naquela noite. Mas o amor e o apoio de minha amiga me fizeram lembrar de algumas experiências que mantêm meu testemunho forte e me ajudam a confiar no poder do Salvador para me mudar.

Talvez elas ajudem você também.

Arrependimento — A chave para o progresso

Tenho que ser honesta — nem sempre acreditei na promessa de Jesus Cristo de que Ele pode “[fazer] com que as coisas fracas se tornem fortes” (Éter 12:27). Sentia que havia feito besteira muitas vezes e que Sua promessa de perdão não estava disponível para mim.

Mas aprender mais sobre o dom do arrependimento mudou minha abordagem para superar as fraquezas. O presidente Russell M. Nelson ensinou que “o arrependimento é a chave para o progresso”. O arrependimento não é algo que fazemos depois de nos consertarmos e estarmos prontos para deixar nossas dificuldades; é como convidamos o poder do Senhor para nossa vida.

Sempre senti que Satanás sabe exatamente como me desanimar. Mas, como o presidente Nelson também ensinou: “Não temam nem adiem o arrependimento. Satanás se deleita com seu sofrimento. Não demorem. (…) O Salvador nos ama sempre, mas especialmente quando nos arrependemos”.

Levou muito tempo, mas finalmente estou aprendendo a acreditar que o Salvador quer que eu me arrependa. Ele quer que eu volte a viver com Ele e com o Pai Celestial.

Compreender o puro amor de Cristo

Os intermináveis convites do Salvador para o arrependimento me ajudaram a ver outros princípios do evangelho sob uma nova luz, como o princípio da caridade. Na Igreja, definimos caridade como “o puro amor de Cristo (…); a espécie de amor mais sublime, nobre e forte, não apenas afeição”. Sempre acreditei na importância da caridade, mas acho que não compreendi como começar a desenvolver a caridade até começar a entender de que modo a oferta do Salvador, de perdoar meus pecados sempre que eu me arrepender, é uma expressão de Seu perfeito amor por mim.

E quando comecei a acreditar que o Salvador realmente me ofereceria infinitas oportunidades de me arrepender e me achegar a Ele, comecei a ver as pessoas ao meu redor de maneira diferente. Percebi que poderia seguir Seu exemplo estendendo a caridade àqueles que me magoaram. Poderia estender o perdão e a compreensão àqueles que julgaram injustamente minhas imperfeições.

Alicerce da mudança

Esses dois princípios — arrependimento e caridade — têm sido o alicerce de meus esforços para permitir que Jesus Cristo me transforme. Comecei a vê-los como princípios complementares e interligados.

O presidente Henry B. Eyring, segundo conselheiro na Primeira Presidência, ensinou que “a gratidão pela remissão dos pecados é a semente da caridade”. Isso tem sido verdade para mim, pois mudei por meio do arrependimento e senti gratidão pelo amor e perdão de Deus. E agora quero que outras pessoas vivenciem o amor de Deus como eu vivenciei.

Assim, nos dias em que perco a motivação e me sinto tentada a faltar à igreja ou a deixar de lado as coisas importantes, lembro-me de que talvez eu possa apoiar outra pessoa. Talvez eu possa ser um exemplo para aqueles ao meu redor que também estão passando por dificuldades.

O amor que sinto por meu Salvador e a caridade que sinto pelas pessoas ao meu redor me mantêm forte. Isso me faz lembrar da caridade que Ele tem por mim. Ainda estou me esforçando para superar minhas fraquezas, mas sei que confiar em Seu poder de cura me ajudará a continuar a crescer e a me tornar mais semelhante a Ele.

Imprimir