Liahona
Três maneiras de alinhar sua vida com a vontade de Deus
Julho de 2024


Apenas em formato digital: Jovens adultos

Três maneiras de alinhar sua vida com a vontade de Deus

Como podemos saber o que o Pai Celestial quer que façamos?

Imagem
Jesus Cristo carregando um cordeiro

De Volta para Casa, de Yongsung Kim

Nos últimos anos, tenho me perguntado:

“Qual é a vontade de Deus para minha vida?”

“Como alinho minha vontade com a Dele?”

Tenho buscado respostas para essas perguntas por muito tempo — e ainda acho que não compreendi todas elas. Mas descobri três verdades que me ajudam a entender como conduzir minha vida da maneira que o Pai Celestial quer que eu faça.

1. Mantenha o Espírito com você

Parte importante de seguir o que o Pai Celestial quer que façamos é buscar e ouvir os sussurros do Espírito Santo. O Espírito pode falar conosco de muitas maneiras, mas é nossa responsabilidade viver de modo digno de Sua companhia e aprender como Ele fala conosco pessoalmente.

Para mim, o Espírito fala por meio de meus pensamentos, mas às vezes pode ser difícil discernir a diferença entre meus próprios sentimentos e a orientação de Deus.

Uma coisa que gosto de fazer é ponderar se os pensamentos que tenho são bons. Como ensinou o profeta Morôni: “Todas as coisas boas vêm de Deus” (Morôni 7:12). Se um pensamento estiver me dizendo para fazer algo bom para outra pessoa, convidando-me a me conectar com o Pai Celestial ou me incentivando a me tornar mais parecida com Jesus Cristo, sei que vem do Espírito Santo.

Dia após dia, tento manter essa companhia constante comigo, ouvir Seus convites e estar disposta a agir de acordo com eles. Isso me ajuda a alinhar minha vida com o Pai Celestial.

O presidente Henry B. Eyring, segundo conselheiro na Primeira Presidência, lembrou-nos: “O Espírito Santo é enviado aos membros fiéis do convênio da Igreja de Jesus Cristo. Suas experiências serão únicas, e o Espírito guiará da maneira mais adequada à sua fé e capacidade de receber revelação para vocês e para aqueles a quem vocês amam e servem”.

2. Lembre-se de sua identidade divina e ajude as pessoas a se lembrarem da identidade delas

O Pai Celestial e Jesus Cristo dizem: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” — esse é o segundo grande mandamento (Mateus 22:39). Podemos sentir mais amor e compaixão por nós mesmos e pelos outros quando conhecemos e honramos nossa identidade divina.

O Pai Celestial quer que nos vejamos pelo que somos — Seus filhos amados com potencial infinito. Por nos amar, Ele deseja que amemos as outras pessoas e ajudemos a lembrá-las de quem realmente são.

O élder Gerrit W. Gong, do Quórum dos Doze Apóstolos, lembra-nos com carinho: “A fé, o serviço e o sacrifício nos levam a colocar menos foco em nós mesmos e a nos achegar a nosso Salvador. Quanto mais compassivos, fiéis e altruístas forem nosso serviço e sacrifício em prol Dele, mais chance teremos de compreender a compaixão e a graça expiatória de Jesus Cristo para conosco”.

Acho que, se pudéssemos nos ver como o Pai nos vê, poderíamos enxergar mais facilmente Sua mão em nossa vida.

3. Confie no tempo Dele

Parte fundamental de fazer as coisas à maneira de Deus é confiar em Seu tempo. Sei que há momentos em nossa vida em que a última coisa que queremos fazer é esperar. Talvez estejamos esperando por bênçãos como encontrar um cônjuge, ter dinheiro suficiente para comprar uma casa, encontrar um emprego bem remunerado, curar-se física ou mentalmente, ou receber inúmeras outras bênçãos.

Mas, às vezes, essas bênçãos não vêm quando queremos. Na verdade, às vezes a vida pode parecer como se estivéssemos vagando em um vasto deserto onde as bênçãos se esgotaram.

No entanto, quando estivermos esperando pelo tempo do Pai Celestial, podemos olhar para a história dos jareditas, no Livro de Mórmon (ver Éter 2). Quando eles estavam viajando para a terra prometida, Deus não queria que parassem no deserto (ver versículo 7). Ele queria que continuassem. De modo semelhante, o Pai também não quer que paremos em nosso deserto figurativo. Ele quer que continuemos progredindo com fé até alcançarmos as bênçãos prometidas.

Ele quer que eu siga em frente com fé, guarde Seus mandamentos e espere pacientemente por Ele.

Pode haver momentos em que não consigamos entender por que temos de enfrentar alguns desafios ou por que temos de esperar o tempo Dele. Algo que aprendi é que tudo, por mais difícil que seja, sempre pode ser para nosso benefício se continuarmos a nos aproximar do Pai Celestial (ver Doutrina e Convênios 122:7).

Sei que, ao nos esforçarmos para fazer as coisas à maneira do Pai Celestial, podemos ter a companhia do Espírito Santo e sentir Seu amor todos os dias. Se confiarmos no Pai Celestial, mesmo nos momentos difíceis, poderemos encontrar a força de que precisamos. Se você estiver passando por algo difícil, ajoelhe-se e converse com Ele. Sei que o Pai Celestial o ouvirá e lhe dará o conforto e a orientação de que precisa.

Suas tribulações podem não desaparecer depois de orar, mas o Pai lhe dará forças para continuar — e Ele estará nesse caminho com você.

Imprimir