Publicação semanal para jovens adultos
Escolher a Luz do Evangelho em vez da Escuridão do Mundo
Agosto 2024


“Escolher a Luz do Evangelho em vez da Escuridão do Mundo”, Liahona, ago. 2024.

Jovens Adultos

Escolher a Luz do Evangelho em vez da Escuridão do Mundo

Uma experiência espiritual lembrou-me das bênçãos significativas que estava a perder por não estar a levar a sério o evangelho de Jesus Cristo.

Imagem
jovem adulto sentado num sofá a ler as escrituras

Fotografia posada por modelo

Costumava ser uma pessoa muito diferente da que sou agora.

Embora eu tenha nascido n’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, nunca levei isso a sério. Realmente, não considerava o que as verdades do evangelho poderiam significar para a minha vida.

Na Bulgária, sou um dos poucos membros da Igreja. Todos os dias, estou cercado por muitos comportamentos e influências mundanas. Muitos jovens aqui não têm boa moral ou valores, e às vezes o mundo pode parecer sombrio.

Há alguns anos, quando tinha 17 anos, estava deprimido e sem rumo. Não saía com bons amigos nem fazia coisas boas. Um dia, o meu pai disse-me que me tinha inscrito para participar numa conferência FSY (Para a Força dos Jovens) num país próximo. Eu não queria ir, mas sabendo que ele queria que eu fosse, fui com relutância.

Surpreendentemente, as experiências espirituais que tive naquela conferência mudaram completamente a minha vida.

No FSY, vi realmente o que significa ser um discípulo de Cristo — viver de forma diferente do mundo. Todos estes jovens fiéis eram um grande contraste com as influências negativas pelas quais eu geralmente estava cercado. Senti como se realmente visse a luz que estes discípulos carregavam. A cada dia, sentia o Espírito com tanta força que passava tempo com pessoas boas, estudava as escrituras, aprendia mais sobre o evangelho e conhecia melhor o Pai Celestial e o Salvador.

Fazer Mudanças

Percebi que precisava mudar os meus comportamentos e começar realmente a entender o que o evangelho de Jesus Cristo poderia trazer para a minha vida.

Depois de voltar para casa, não queria perder a ligação com o Espírito que senti durante a conferência, então estabeleci a meta de fazer o que fosse necessário para manter firme o meu alicerce recém-descoberto no evangelho e manter o Espírito comigo.

Fazer mudanças foi um pouco difícil no início. Tive que parar de passar tempo com certos amigos porque eles não eram uma boa influência para mim. Esforcei-me para desistir de alguns maus hábitos. Comecei a levar a igreja a sério. Tomar estas decisões ajudou-me a encher a minha vida de bondade. O que me ajudou a permanecer consistentemente ligado ao Espírito foi reservar um tempo todos os dias para estudar as escrituras, especialmente o Livro de Mórmon.

Lembretes das Bênçãos do Evangelho

Os ensinamentos nas escrituras relembram-me o que é realmente importante na minha vida. Quando me sinto sozinho na minha fé, especialmente com tão poucos membros aqui na Bulgária, permito que as verdades dos antigos profetas aprofundem a minha fé em Jesus Cristo.

Um dos meus versículos favoritos é Moróni 10:32: “Sim, vinde a Cristo, sede aperfeiçoados nele […] e se vos negardes a toda [a] iniquidade e amardes a Deus com todo o vosso poder, mente e força, então [a] sua graça vos será suficiente; e [pela] sua graça podeis ser perfeitos em Cristo”.

São escrituras como esta que me lembram da luz que o evangelho oferece e que me mantêm forte quando estou a atravessar dificuldades. As escrituras fortalecem sempre o meu alicerce de fé.

Neste momento, estou a preparar-me para servir uma missão e ainda enfrento incógnitas e desafios (como ter sido diagnosticado recentemente com diabetes tipo 1). Mas priorizar hábitos espirituais ajuda-me mais do que nunca a sentir o amor do Pai Celestial.

O Presidente Russell M. Nelson lembrou-nos recentemente de que “pensar de maneira celestial significa ter uma mente espiritual”.

Esforçar-me para fazer as coisas que mantêm o Espírito comigo todos os dias ajuda-me realmente a pensar celestial — a ter uma mente espiritual. Senti que me tornei mais semelhante a Cristo ao pensar no que Ele faria. Manter o Espírito comigo ajuda-me a ter esperança e a lembrar-me das bênçãos que o Pai Celestial tem reservadas para todos os que escolhem segui-Lo.

Apegar-se à Luz

Viver num mundo perverso onde as coisas parecem sombrias pode às vezes ser difícil. Mas também me ajuda a perceber melhor o brilho e o calor luminoso e contrastante do evangelho de Jesus Cristo. Durante anos, não me apercebi do significado desta bênção extraordinária na minha vida. Sou muito grato pelas experiências espirituais a que o Pai Celestial nos pode levar, porque agora, mais do que nunca, apego-me à luz e à alegria do evangelho.

Testifico que, ao confiar no Senhor e estudar o Livro de Mórmon todos os dias, a vossa vida se torna muito mais fácil. Começarão a ver as bênçãos que o nosso amoroso Pai Celestial nos dá todos os dias e perceberão em quem se podem tornar com a ajuda do Senhor.

O autor vive em Varna, Bulgária.

Imprimir