Vem, e Segue-Me
Por que o Senhor deseja que eu seja saudável?


Por que o Senhor deseja que eu seja saudável?

A boa saúde é uma parte importante da autossuficiência. Se protegermos nossa saúde conseguiremos cumprir nosso potencial divino e servir ao próximo de modo mais eficaz. O modo como tratamos nosso corpo afeta nossa saúde espiritual e nossa capacidade de receber orientação do Espírito Santo. A fim de preservar a saúde, devemos obedecer à Palavra de Sabedoria, comer alimentos nutritivos, fazer exercícios regulares e dormir o suficiente.

Preparar-se espiritualmente

Qual é a relação entre sua saúde física e emocional e sua saúde espiritual? Como o fato de manter sua saúde lhe permitiu servir ao Senhor com mais eficácia? Que outras bênçãos você já recebeu por esforçar-se para levar uma vida saudável?

Quais tentações enfrentadas pelos rapazes podem prejudicar sua saúde física e emocional? Como você pode ajudá-los a enxergar as bênçãos da observância das leis de saúde estabelecidas pelo Senhor? Como a obediência a essas leis afetará seu serviço no sacerdócio?

Ao estudar as escrituras e demais recursos sobre a Palavra de Sabedoria, procure coisas que ajudariam os rapazes a sentir a importância de cuidar bem da mente e do corpo e por que o Senhor deseja que o façam.

Daniel 1:3–20 (Daniel e seus amigos são abençoados por obedecerem às leis hebraicas relativas a certos alimentos)

D&C 88:124 (O Senhor nos aconselha no tocante a hábitos de trabalho e sono)

D&C 89 (O Senhor revela a Palavra de Sabedoria e as bênçãos decorrentes de sua observância)

Thomas S. Monson, “Princípios e Promessas”, A Liahona, novembro de 2016, p. 78

Boyd K. Packer, “A Palavra de Sabedoria: O Princípio e as Promessas”, A Liahona, julho de 1996, p. 17

M. Russell Ballard, “Quão Astuto É o Plano do Maligno”, A Liahona, novembro de 2010, p. 108; ver também o vídeo “Vocês Serão Libertados”

Saúde Física e Emocional”, Para o Vigor da Juventude, 2011, pp. 25–27

Palavra de Sabedoria”, Sempre Fiéis, 2004, pp. 126–128

Vídeo: “Deus Lhes Deu Conhecimento”

Ensinar à maneira do Salvador

Durante Seu ministério terreno, Jesus Cristo convidou Seus discípulos a agir com fé e a viver as verdades que ensinou. Sempre que ensinava, concentrava-se em ajudar Seus seguidores a viver o evangelho de todo o coração. Para isso, procurava proporcionar-lhes oportunidades de aprender por meio de experiências marcantes. Ao ensinar os rapazes, convide-os a contar experiências que tenham vivenciado ao obedecer à Palavra de Sabedoria.

Deixar os rapazes liderar

Um membro da presidência do quórum (ou um assistente do bispo no quórum dos sacerdotes) dirige a reunião do quórum. Ele lidera os rapazes ao se reunirem em conselho para tratar dos assuntos do quórum, ensina-lhes os deveres do sacerdócio (usando as escrituras e o livreto Dever para com Deus ), incentiva-os a compartilhar suas experiências pessoais no cumprimento de seu dever para com Deus e convida um consultor ou outro membro do quórum para ensinar uma lição do evangelho. Ele pode preparar-se preenchendo a agenda da reunião do quórum durante a reunião de presidência.

Iniciar a experiência de aprendizado

Escolha dentre as seguintes sugestões, ou crie suas próprias, para revisar a lição da semana passada e apresentar a desta semana:

  • Escreva no quadro o título da lição da semana passada e convide os rapazes a falar algo de que se lembrem.

  • Escreva no quadro: “Por que o Senhor deseja que sejamos saudáveis?” Peça aos rapazes que deem possíveis respostas e procurem outras no decorrer da aula.

Aprender juntos

Cada uma das atividades abaixo ajudará os membros do quórum a compreender a lei de saúde do Senhor. Seguindo a orientação do Espírito, selecione uma ou mais delas que serão mais adequadas em sua classe:

  • Peça aos rapazes que abram nas páginas 31–32 do livreto Dever para com Deus e sigam os passos 1 e 2 como quórum. Incentive o quórum a planejar um projeto do quórum, além de seus projetos individuais, que os ajude a conservar a saúde física. Convide um dos rapazes que já tenha concluído seus projetos para relatar como seus planos os afetaram. Informe que nas próximas semanas você vai pedir aos rapazes que contem experiências que estão tendo ao cumprir os planos feitos.

  • Se possível, traga uma isca de pesca para a reunião de quórum, mostre a fotografia de uma ou exiba o vídeo “Sereis Libertados”. Peça aos rapazes que expliquem o funcionamento das iscas de pesca para enganar os peixes. Quais são algumas maneiras pelas quais Satanás engana os rapazes para que violem a Palavra de Sabedoria? Divida o quórum em dois grupos. Peça a um grupo que leia Doutrina e Convênios 89:5–15 e identifique as coisas que o Senhor proibiu ou que deseja que usemos com moderação. Peça ao outro grupo que leia os versículos 10–20 e identifique o que o Senhor ordenou para o uso do homem. Defina ou esclareça palavras ou expressões desconhecidas (ver “Palavra de Sabedoria” em Sempre Fiéis, pp. 126–128). Peça aos rapazes que digam o que podem fazer para evitar situações nas quais podem ser enganados ou tentados.

  • Escreva dois títulos no quadro: “Bênçãos Espirituais” e “Bênçãos Físicas”. Peça aos rapazes que leiam D&C 89:18–21 à procura de bênçãos e depois as relacionem abaixo do respectivo título no quadro. O que os rapazes entendem a respeito dessas bênçãos em sua vida? Quais das bênçãos relacionadas já foram vivenciadas pelos rapazes? (Se eles precisarem de ajuda para entender essas promessas, sugira que consultem a explicação do Presidente Boyd K. Packer em seu discurso “A Palavra de Sabedoria: O Princípio e as Promessas”).

  • Mostre o vídeo “Deus Lhes Deu Conhecimento” e peça aos rapazes que procurem maneiras pelas quais Daniel e seus amigos foram abençoados por obedecer à lei de saúde. (Se desejar, faça uma pausa durante a exibição do vídeo para conversar sobre essas coisas à medida que os rapazes as identificarem.) Faça perguntas como estas: Como vocês foram abençoados por obedecer à Palavra de Sabedoria? Como a observância da Palavra de Sabedoria os ajudará a cumprir seus deveres do sacerdócio? Quais são alguns dos desafios que os jovens enfrentam hoje em dia ao empenharem-se para viver a Palavra de Sabedoria? O que podem fazer para vencer esses desafios? Preste testemunho da importância da observância da Palavra de Sabedoria a fim de manter o Espírito em sua vida.

  • Convide os rapazes a ler “Saúde Física e Emocional” em Para o Vigor da Juventude. Peça a alguns rapazes que listem no quadro vários conselhos que encontrarem e a outros que listem as bênçãos prometidas a quem seguir esses conselhos. Peça-lhes que discutam como a maneira de tratar o corpo afeta o espírito. Como eles podem usar as listas no quadro para explicar seus padrões a amigos de outras religiões?

Convide os rapazes a dizer o que aprenderam hoje. Quais são os sentimentos ou as impressões que eles têm? Eles compreendem por que o Senhor deseja que sejam saudáveis? Eles têm mais alguma pergunta? Seria útil passar mais tempo discutindo essa doutrina?

Dica de ensino

“Tenha cuidado para não falar mais do que o necessário ou expressar sua opinião com demasiada frequência. Essas atitudes podem levar os alunos a perderem o interesse. Veja a si mesmo como um guia na jornada do aprendizado que ocasionalmente faz comentários pertinentes a fim de manter os alunos no rumo certo” (Ensino, Não Há Maior Chamado, 2009, p. 64).

Imagem

Vídeos: “Usar Objetos Conhecidos para Entender Verdades do Evangelho”

Ver mais

Convidar a agir

O rapaz que está dirigindo encerra a reunião. Ele pode:

  • Convidar os rapazes a fazer uma lista de algumas das bênçãos que eles perceberem esta semana ao viverem a Palavra de Sabedoria.

  • Desafiar os rapazes a criar um plano em seu livro Dever para com Deus para ajudá-los a ser saudáveis (ver páginas 31–34) e contar suas experiências ao executar esse plano.