2022
De zero a alguma coisa
Fevereiro de 2022


“De zero a alguma coisa”, Força dos Jovens, fevereiro de 2022.

Atividade com objetos para a noite familiar

De zero a alguma coisa

Quando parecer que seus esforços são insuficientes, volte-se para Jesus Cristo para transformar seus esforços em algo muito maior.

Fracassar. Não conseguir. Cometer um erro. Até mesmo pecar. O que quer que seja, você provavelmente já passou pela experiência de se sentir como se não estivesse à altura de fazer algo. Como seguidores de Jesus Cristo, sempre desejamos fazer nosso melhor; mas, às vezes, menosprezamos a nós mesmos por não sermos perfeitos.

Na verdade, não há como sermos perfeitos sozinhos. A perfeição está em Jesus Cristo (ver Morôni 10:32–33). Ao nos achegarmos a Ele, ao sermos humildes, ao nos arrependermos e ao exercitarmos nossa fé, Ele fará com que nossas “coisas fracas se tornem fortes” (Éter 12:27). Conforme o presidente Russell M. Nelson ensinou: “Com fé Nele, podemos mover as montanhas de nossa vida”.1

Nesta atividade com objetos, você e sua família podem conversar sobre como o Pai Celestial e Jesus Cristo podem ajudar cada um de vocês a transformar suas limitações em algo melhor do que achavam ser possível.

O que fazer

  1. Peça a alguém da família para rabiscar algo simples com a caneta no pedaço de papel. Peça que tente desenhar algo que as pessoas não reconheceriam.

  2. Passe o papel para outra pessoa da família e peça que ela use as canetinhas ou os lápis coloridos para fazer algo novo usando o rascunho feito no papel — um objeto, uma pessoa, uma obra de arte. Pode ser qualquer coisa que ela consiga imaginar. Seja criativo!

  3. Quando ela terminar, peça que compartilhe com o restante da família sua nova criação. Pode ser divertido se outras pessoas da família também participarem.

1

Imagem
desenho

2

Imagem
desenho

3

Imagem
moça e rapaz com um desenho

Permitir que Deus ajude

Assim como o rascunho no papel, às vezes nossos esforços em fazer o bem não são suficientes. Talvez cheguemos perto de alcançar nossas metas; outras vezes, o resultado de nossos esforços é simplesmente irreconhecível.

Mas, quando entregamos nossos esforços para o Senhor, Ele consegue fazer maravilhas! O presidente Ezra Taft Benson (1899–1994) ensinou: “Os homens e as mulheres que voltarem sua vida para Deus descobrirão que Ele pode fazer muito mais na vida deles do que eles próprios conseguiriam. Ele lhes ampliará a alegria, expandirá a visão, acelerará o raciocínio, fortalecerá os músculos, elevará o espírito, multiplicará as bênçãos, aumentará as oportunidades, consolará a alma, suscitará amigos e encherá a vida de paz. Todo aquele que perder a vida a serviço de Deus encontrará a vida eterna”.2

Podemos nos sentir frustrados quando nossos esforços em fazer o bem não forem aquilo que esperávamos, mas não precisamos desanimar. À medida que você “orar ao Pai, em nome de Cristo, para que ele consagre para vós a vossa ação”, seus esforços serão “para o bem-estar de vossa alma” (2 Néfi 32:9). Apesar de nossas fraquezas, quando somos humildes e temos fé em Deus, Ele nos ajuda a nos tornarmos mais semelhantes a Ele!

Imprimir