Força dos Jovens
Buscar a luz!
Janeiro de 2024


“Buscar a luz!”, Força dos Jovens, janeiro de 2024.

Vem, e Segue-Me

Página de título do Livro de Mórmon; Introdução do Livro de Mórmon

Buscar a luz!

O Livro de Mórmon traz luz e poder à sua vida para guiá-lo nos dias desafiadores e emocionantes que virão.

Imagem
moça nas escrituras

Ilustrações: Gabriele Cracolici

Quando menino, eu amava a história do irmão de Jarede no Livro de Mórmon. Eu podia ver a experiência dele como um filme em minha mente. Parecia estar acontecendo enquanto eu lia.

O irmão de Jarede recebeu ordem do Senhor para construir barcos a fim de que ele e sua família pudessem cruzar o oceano para “uma terra de promissão” (Éter 2:9). Mas nos barcos não havia luz. Por não querer viajar na escuridão, o irmão de Jarede buscou a ajuda do Senhor. O Senhor lhe perguntou: “Que desejais que eu faça?” (Éter 2:23.)

Com grande fé, o irmão de Jarede levou 16 pedras ao topo de uma montanha e orou. Ele pediu ao Senhor que tocasse as pedras “para que [brilhassem] na escuridão” (Éter 3:4). O Senhor então estendeu Sua mão e tocou cada pedra com Seu dedo, dando-lhes luz. Por toda a minha vida, tenho imaginado a cena do Senhor tocando as pedras.

Assim como o irmão de Jarede recebeu luz, o Senhor Jesus Cristo trará luz a vocês. Ele é “a luz e a vida do mundo” (3 Néfi 11:11). Convido-os a buscar a luz! O estudo do Livro de Mórmon fortalecerá sua fé em Jesus Cristo e os ajudará a permanecer conectados à Sua luz.

Um guia e uma luz

Li o Livro de Mórmon e recebi muitas vezes um testemunho de que ele é verdadeiro. Nunca duvidei disso. Quando não sinto o Espírito, quando estou espiritualmente um pouco fora de sintonia, tenho uma sensação de escuridão. Mas, quando leio o Livro de Mórmon, a luz volta. Às vezes, só é preciso ler um versículo para sentir a luz novamente, mas sempre me sinto iluminado quando o leio.

A luz vencendo as trevas é algo real para mim. O presidente Russell M. Nelson disse: “Ao estudarem o Livro de Mórmon em espírito de oração todos os dias, vocês tomarão melhores decisões — todos os dias”.1 Isso acontece porque o Livro de Mórmon aumenta sua fé em Jesus Cristo. Traz luz e poder. Seus ensinamentos vão guiá-los nos dias desafiadores e emocionantes que virão.

Sentir a luz

Tenho a bênção de servir ao lado do presidente Nelson. Quando o profeta entra em uma sala, ela imediatamente fica iluminada. Ele carrega consigo a luz de Cristo.

Às vezes, é difícil ter certeza de que estamos sentindo a luz de Cristo. Não a vemos com nossos olhos físicos. Ela vem na forma de sentimentos espirituais. É a noção do que é certo e errado e do que é verdadeiro e falso (ver Morôni 7:13–19).

Toda vez que escolhem ser mais semelhantes a Jesus Cristo, vocês andam na luz de Cristo. A leitura do Livro de Mórmon fortalece essa luz.

“É claro que é verdadeiro!”

Sinceramente, acredito que, quando as escrituras dizem: “Lembrai-vos, lembrai-vos” (Helamã 5:12), elas querem dizer que não devemos apenas nos lembrar de Jesus Cristo ou lembrar que uma vez sentimos Sua luz. Precisamos sentir Sua luz agora e senti-la repetidas vezes. Foi isso que um rapaz, Eric, descobriu quando leu pela primeira vez o Livro de Mórmon.

Depois de se mudar para um novo lugar e começar o Ensino Médio, Eric teve dificuldades em suas aulas e achou difícil se encaixar. Ele também começou a se perguntar se tinha um testemunho.

“Comecei a ler seriamente o Livro de Mórmon pela primeira vez em minha vida”, disse Eric. “Li e orei todos os dias.”

Quando Eric orou e perguntou ao Pai Celestial se o Livro de Mórmon era verdadeiro, ele tinha certeza de que receberia uma resposta, mas nada aconteceu.

Algum tempo depois, enquanto caminhava pelo bosque atrás de sua casa, Eric perguntou novamente. Dessa vez, ele teve uma impressão, como se o Pai Celestial lhe perguntasse: “Eric, o que aconteceu em sua vida desde que começou a ler o Livro de Mórmon e a orar todos os dias?”

Eric pensou em como tinha feito bons amigos e estava se saindo melhor na escola. Sem perceber, o Livro de Mórmon havia trazido luz e poder à sua vida.

Então aconteceu.

“Não ouvi uma voz”, disse Eric, “mas o Espírito encheu-me o coração quando estas palavras me vieram à mente: ‘É claro que é verdadeiro!’ Um sentimento poderoso de paz, alegria e certeza me dominou. Sabia que finalmente tinha encontrado minha resposta”.2

Seguir em frente na luz

De sua primeira página até a última, o Livro de Mórmon testifica que “Jesus é o Cristo”3 e nos ensina “o que [devemos] fazer para ganhar paz nesta vida e salvação eterna no mundo vindouro”.4

Ao estudarem o Livro de Mórmon, espero que sintam que ele foi escrito para vocês. As doutrinas do Livro de Mórmon e os valentes exemplos de Néfi, Leí, Saria, Abinádi, Alma, Amuleque, Abis, dos filhos de Mosias e de muitos outros vão elevar, guiar e capacitar vocês para ser melhores discípulos de Jesus Cristo e fazer com que andem com confiança em Sua luz.

Testifico que o Livro de Mórmon é um testemunho precioso e seguro de que Jesus Cristo vive e é nossa fonte de consolo, esperança, paz, alegria e luz. Oro de todo o coração para que vocês busquem a luz encontrada no Livro de Mórmon, que se aproximem de Jesus Cristo e sintam o calor de Sua luz e de Seu amor mais do que jamais sentiram antes.

Imagem
menina com caderno e lápis grandes