Força dos Jovens
Um piloto no exército do Senhor
Janeiro de 2024


“Um piloto no exército do Senhor”, Força dos Jovens, janeiro de 2024.

Um piloto no exército do Senhor

Lamar F., de East Midlands, Inglaterra, tem grandes metas que o mantêm voando alto mesmo quando as coisas ficam difíceis.

Imagem
avião

Fotografias fornecidas por Satomi Folkett

“Sonho em pilotar aviões desde que consigo me lembrar”, diz Lamar F., de 17 anos. Quando um amigo de sua época de corrida de cadeiras de rodas lhe contou sobre uma organização beneficente britânica que ajuda as pessoas com deficiências a aprender a pilotar, Lamar ficou ansioso para tentar.

Sonhos muito elevados

Ele se inscreveu em dois dos programas da organização beneficente. Um deles, o Programa Júnior para Pilotos Aspirantes (JAPP), foi criado especialmente para jovens entre 12 e 18 anos de idade. Todos esses programas e outras lições individuais o estão ajudando a dar mais um passo em direção à sua grande meta — obter sua licença como piloto particular.

Parte de sua inspiração vem de sua família. O pai de criação de Lamar foi a primeira pessoa a fazê-lo ficar apaixonado por voos, levando-o para shows aéreos todos os anos. Mais tarde, depois de ser adotado por outra família aos 4 anos de idade, o interesse de Lamar pela aviação continuou a crescer ao ver seu pai adotivo buscar obter uma licença como piloto. “Ele é minha inspiração para querer ser piloto”, diz Lamar. Agora, o pai de Lamar pode andar com ele no avião monomotor de cinco lugares que Lamar está aprendendo a pilotar.

Imagem
família

Os pais de Lamar (aqui em ambos os lados dele na foto) são alguns de seus maiores apoiadores.

Imagem
rapaz ao lado de um avião

No primeiro voo de Lamar em uma aeronave de verdade, ele estava se sentindo nervoso sobre se lembrar de tudo. “Fiz uma oração rápida e silenciosa antes de subir e fiquei tranquilo”, conta ele. Agora, quando ele se esforça para se lembrar de algo quando está no ar, essas orações pequenas e silenciosas o ajudam a fazer o que precisa fazer. Mesmo quando seu pai não está no banco de trás, Lamar sabe que sempre tem seu Pai Celestial com ele.

Imagem
rapaz em um avião

O exército do Senhor

Voar não é a única coisa que mantém o espírito de Lamar em alta. “Sempre fui um grande fã das Forças Armadas britânicas, desde uma coroação real até um funeral”, diz ele.

Imagem
rapaz com estátuas de soldados
Imagem
rapaz engraxando sapato

“Por causa de minhas deficiências, não posso me filiar às Forças Armadas”, diz Lamar. Mas um de seus antigos líderes dos Rapazes, que foi soldado, incentivou Lamar. “Ele sempre me lembrou de que não preciso estar em um exército do mundo, porque já estou no exército do Senhor”, diz Lamar. “Estar no exército do Senhor me faz sentir que não importa o que aconteça em minha vida, não importa o que alguém faça comigo, tenho Jesus Cristo ao meu lado.”

Imagem
um rapaz e um homem

O irmão Bayliss, líder dos Rapazes de Lamar, inspirou-o a se unir ao “exército do Senhor”.

Na faculdade de necessidades especiais que frequenta, Lamar tenta ajudar outras pessoas de sua idade a se unirem ao exército do Senhor, ao compartilhar o evangelho com elas. “Muitas vezes, sou ignorado”, diz ele, “mas, às vezes, alguém se interessa. Devido a algumas de minhas necessidades no momento, servir missão de tempo integral num futuro próximo não é uma opção. Mas vejo isso da seguinte forma: não preciso de uma plaqueta para ser um missionário”.

Com tão poucos jovens em sua ala, a maioria dos amigos de Lamar não é membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Isso nem sempre é fácil na escola, especialmente quando há, como Lamar diz, “verdadeiras avalanches” de tentações. “Há muitos alunos falando sobre coisas impróprias e ouvindo músicas inadequadas. Basicamente, sempre que algo assim acontece, simplesmente saio e vou para uma sala onde isso não esteja ocorrendo.”

Imagem
rapaz com uma bandeira

Permanecer fortes

Quando surgem tentações ou outras pessoas não estão interessadas em ouvir sobre o evangelho, Lamar se apega firmemente a sua escritura favorita: “Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24:15).

“Essa escritura me ajudou a permanecer firme na fé em Jesus Cristo”, diz ele. Isso é especialmente importante para Lamar em sua própria família. Quando Lamar tinha 10 anos, seu pai parou de ir à igreja. “Eu era mais jovem na época e por isso não compreendia plenamente”, diz ele. “Tentei convencê-lo a voltar. Mas aprendi que não se trata disso. É preciso dar tempo.”

Lamar ainda tem um relacionamento próximo com o pai e demonstra amor em coisas do dia a dia, como contar-lhe o que aconteceu na igreja ou passar tempo com ele. “Ele sempre me ensinou que, não importa o que você passe, tem que permanecer forte.” A todos os jovens com membros da família que não são ativos na Igreja, ele acrescenta: “Permaneçam firmes. Agarrem-se à sua fé. Não desistam, não importa o que aconteça”.

Imagem
Jesus Cristo

Buscar a Cristo quando as coisas ficam difíceis

Lamar também encontrou coragem em Cristo de outras maneiras pessoais. “Às vezes, sofro com forte ansiedade”, diz Lamar. “Acho que a pessoa mais importante para me dar coragem a fim de seguir em frente é o próprio Jesus Cristo. Ele passou por tantas coisas, mas ainda assim prosseguiu com Sua missão.”

Quando Lamar está tendo um dia particularmente ruim, ele geralmente imagina o Salvador incentivando-o, dizendo: “Você pode fazer isso. Você pode superar qualquer coisa”.

Ele também ganha forças de sua mãe, de seu pai, de seus amigos e de outras pessoas próximas a ele. “Houve uma época em que fui conduzido pelo caminho errado”, diz Lamar. Mas, graças a um bom sistema de apoio, ele foi capaz de ajustar seu curso e fortalecer seu testemunho de Cristo.

“Ainda estou desenvolvendo meu testemunho”, diz ele, “mas é maravilhoso fazer parte do exército do Senhor e de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. É algo que amo”.

Sua jornada pode ter altos e baixos, mas Lamar sabe o que o mantém voando alto. “Não importa quais provações ou problemas vocês estejam passando, o Pai Celestial estará ao seu lado porque Ele Se importa com vocês e os ama.”

Imprimir