Para a Força dos Jovens
Aceder à Sua Força — Agora e Sempre
Março de 2024


“Aceder à Sua Força — Agora e Sempre”, Para a Força dos Jovens, mar. 2024.

Força em Todas as Ocasiões

Aceder à Sua Força — Agora e Sempre

És digno da força e da ajuda de Jesus Cristo.

Imagem
jovem num espinheiro

Ilustração de Alex Nabaum

Imagina que estás a passear pela floresta e encontras um menino que tropeçou, caiu e ficou enrolado no meio de uns galhos mortos. Um dos galhos é muito pesado para que ele o levante sozinho.

Vais ajudá-lo? Ou sentaste primeiro para decidir se ele merece a tua ajuda?

Claro que ajudas! A ideia de reteres a tua ajuda até que o menino a mereça pode até parecer-te absurda. E, no entanto, pensamos assim sobre nós mesmos — só que, neste caso, somos nós a criança necessitada.

Tu Tens Valor para Ser Salvo

Não importa a tua idade, és uma criança em comparação com o Pai Celestial e com Jesus Cristo. (De facto, és um filho literal do Pai Celestial). E a tua força — física, emocional, espiritual ou mental — não é nada comparada à d’Eles. A maioria de nós entende bem esse conceito. Mas, quando por qualquer motivo tropeçamos, sentimos muitas vezes que não podemos pedir ajuda até sermos merecedores dela. Isso simplesmente não é verdade.

O Presidente Dieter F. Uchtdorf, na altura Segundo Conselheiro da Primeira Presidência, falou certa vez sobre a parábola da ovelha perdida em Lucas 15.

“Será que as ovelhas precisam saber como usar um complicado sextante para calcular as suas coordenadas?” — perguntou ele. “Será que precisam de ser [capaz] de usar um GPS para definir a sua posição? Será que precisam ter a capacidade de criar uma aplicação para pedir socorro? Será que as ovelhas precisam do endosso de um patrocinador antes que o Bom Pastor vá resgatá-las?

Não. Certamente que não! As ovelhas são dignas do resgate divino simplesmente por serem amadas pelo Bom Pastor.

Para mim, de todas as escrituras, a parábola da ovelha perdida é uma das passagens mais repletas de esperança.”1

Cada um de nós pode perder-se por muitas razões diferentes. E para cada um de nós, a ajuda divina já pode estar à nossa procura.

Imagem
a mão do Senhor a estender-se para a mão do jovem no espinheiro

A Ajuda Está Sempre Disponível

A ajuda está disponível para nós não apenas quando pecamos, mas também quando estamos a viver da melhor forma que podemos. O Elder David A. Bednar do Quórum dos Doze Apóstolos ensinou:

“Pergunto-me se deixamos de reconhecer plenamente esse aspeto fortalecedor da Expiação nas nossas vidas e erroneamente acreditamos que devemos carregar a nossa carga sozinhos — por pura coragem, força de vontade e disciplina e com [as] nossas capacidades obviamente limitadas.

Uma coisa é saber que Jesus Cristo veio à Terra para morrer por nós. Mas também precisamos ser gratos pelo facto do Senhor desejar, por intermédio da Sua Expiação e pelo poder do Espírito Santo, vivificar-nos — não apenas para nos guiar, mas também para nos fortalecer e curar”.2

És digno da Sua ajuda! Não importa o caminho que percorreste recentemente, Jesus Cristo está pronto para percorrer a próxima etapa contigo.

Imagem
o jovem e Jesus Cristo a saírem juntos dos galhos espinhosos

Imprimir