Para a Força dos Jovens
Ajudar Outros a Vir a Cristo de Forma Simples e Poderosa
Março de 2024


“Ajudar Outros a Vir a Cristo de Forma Simples e Poderosa”, Para a Força dos Jovens, jul. 2024.

Ajudar Outros a Vir a Cristo de Forma Simples e Poderosa

Há inúmeras maneiras de demonstrar amor, partilhar as tuas crenças e convidar as pessoas a vir a Jesus Cristo.

Imagem
Jesus Cristo

Certo dia, no primeiro ano do secundário, a minha amiga Nedra perguntou-me: “Russ, porque é que não estás a ir ao seminário?”

Naquela altura, os meus pais não estavam a frequentar a igreja. Eu só ia ocasionalmente com os meus amigos e não participava no seminário. No dia seguinte, fui ao seminário às 6h30 da manhã. Depois disso, passei a ir todos os dias — até mesmo nas manhãs frias e cheias de neve do inverno.

As coisas que aprendi no seminário tocaram o meu coração. O meu testemunho crescia à medida que aprendia mais sobre Jesus Cristo e o Seu evangelho restaurado. Isto preparou-me para servir a minha missão em Inglaterra e para continuar a servir ao Senhor e à Sua Igreja ao longo da vida.

O facto de ter sido convidado pela Nedra para o seminário ajuda-me a perceber, duma forma pessoal, que há inúmeras oportunidades para ajudar outros a vir ao Senhor Jesus Cristo. De modo simples, mas poderoso, podes demonstrar o teu amor, partilhar as tuas crenças e convidar as pessoas à tua volta a sentirem a alegria e a paz que o Salvador e o Seu evangelho proporcionam.

Conhecer o Salvador

Para ajudar mesmo os outros a vir a Cristo, primeiro é preciso compreender quem Ele é. Jesus Cristo é o Filho de Deus e o único que poderia ser o Salvador e Redentor do mundo.

Só Ele poderia viver uma vida perfeita, expiar pelos teus pecados, sofrer todas as tuas “dores e aflições e tentações” (Alma 7:11) e depois dar a Sua vida e voltar a tomá-la. Graças a Jesus Cristo, todos os filhos de Deus ressuscitarão e poderão receber as Suas bênçãos mais sagradas e gloriosas.

À medida que compreenderes quem é o Salvador — e como pode ser o teu destino eterno graças a Ele — vais querer viver a tua vida duma maneira que O agrade. Sem dúvida, Ele fica agradado quando proclamas o Seu evangelho, em palavras e ações, àqueles com quem interages todos os dias.

Abordar as Pessoas com Amor

Ao conheceres e amares o Salvador, vais desejar segui-Lo e seguir os Seus ensinamentos com mais afinco, inclusive o mandamento de “uns [aos] outros vos ameis” (João 13:34).

Quando Amon foi até aos lamanitas para pregar o evangelho, ofereceu-se para ser um servo do rei Lamóni. Amon demonstrou um amor sincero e uma dedicação genuína ao proteger as ovelhas do rei. As suas ações abrandaram o coração do rei Lamóni. Quando Amon ensinou o evangelho, o Espírito envolveu o rei Lamóni e ele foi convertido (ver Alma 17–19).

Ser um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo significa amar o próximo como a ti mesmo (ver Mateus 22:36–40). Se eles sentirem que os amas e te preocupas com eles, provavelmente estarão mais dispostos a aceitar que partilhes as coisas que sabes serem verdade.

Ter Coragem para Partilhar

Através do Profeta Joseph Smith, o Salvador restaurou o sacerdócio na Terra com todas as ordenanças e convénios necessários para o nosso progresso eterno. Quando a gloriosa mensagem da Restauração tocar o teu coração, deves querer anunciá-la de cima dos telhados! Deverias estar avidamente envolvido em partilhar o precioso conhecimento do evangelho restaurado com todas as pessoas. Eu gosto muito de o fazer!

Alguns podem ficar preocupados com o facto dos outros não se interessarem ou rejeitarem aquilo que é partilhado com eles. Sim, isso pode acontecer. Depois da Abis ter ido de casa em casa, a anunciar às pessoas que o poder de Deus tinha sido derramado sobre o rei Lamóni e a família real, alguns acreditaram, mas vários optaram por não lhe dar ouvidos (ver Alma 19:17–31).

Quer eles aceitem ou não, o maior presente que se pode dar a um amigo ou a um familiar — ou até mesmo a um inimigo — é o evangelho de Jesus Cristo. Ora para ter coragem e depois, quando chegar o momento oportuno, partilha o que sabes ser verdade.

Fazer um Convite Sincero

Enquanto servia como presidente da Missão Canadá Toronto, ajudei vários dos meus missionários a ensinar o evangelho a um empresário proeminente. Depois da lição, convidei-o a orar e a perguntar ao Pai Celestial se a nossa mensagem era verdadeira.

“Não sei como orar”, disse ele.

Expliquei-lhe que tudo o que ele precisava fazer era ajoelhar-se e simplesmente pedir ao Pai Celestial que confirmasse a verdade.

“Vai conseguir”, incentivei-o eu.

Ajoelhamo-nos juntos e o homem começou a orar. Quando terminou, ele disse: “O que é que está a acontecer? Nunca tinha sentido algo do género”.

“É assim que o Pai Celestial responde às orações”, expliquei. “Como Lhe pediu, Ele respondeu-lhe”.

Costumo ensinar aos missionários e aos membros no mundo inteiro que a conversão começa com o que as pessoas sentem. Quando convidares as pessoas a ouvir o evangelho, convida-as também a orar e a pedir para sentir a verdade no seu coração. Se elas pedirem a Deus (ver Tiago 1:5) com um coração sincero, com real intenção e fé em Cristo, vão poder receber uma confirmação da verdade pelo poder do Espírito Santo (ver Moróni 10:4–5). É emocionante e uma alegria ajudar as pessoas a descobrir a verdade por si mesmas.

Lembra-te Que Toda a Alma É Preciosa

Nunca se sabe o que vai acontecer quando se ajuda as pessoas a vir a Cristo ao amar, partilhar e convidar. Os lamanitas, por exemplo, pareciam ser as pessoas mais improváveis de aceitar o evangelho, mas foram convertidos a tal ponto que “nunca apostataram” (Alma 23:6–7).

Não se deve esperar por este desfecho sempre que se partilha o evangelho. Mas, de forma simples e poderosa, podes testificar da verdade e ajudar a apresentar o evangelho restaurado a mais filhos do Pai Celestial.

Quando perceberes o quão precioso cada um dos filhos do Pai Celestial é para Ele, vais querer fazer tudo o que puderes para ajudar as pessoas a vir a Cristo e a entrar na luz do Seu evangelho e no caminho da imortalidade e da vida eterna.

Haverá alguma experiência melhor do que esta na vida?

Imprimir