Força dos Jovens
Alimente sua alma com a oração
Abril de 2024


“Alimente sua alma com a oração”, Força dos Jovens, abril de 2024.

Vem, e Segue-Me

Enos 1

Alimente sua alma com a oração

A bênção de se comunicar com seu Pai Celestial está sempre disponível para você em todo lugar.

Imagem
moça orando

Você já sentiu fome antes. Sentir fome é a maneira de seu corpo dizer que necessita de comida. E, quando está com fome, você sabe o que precisa fazer — comer!

Seu espírito também tem maneiras de informar quando você precisa de alimento espiritual. Assim como existem muitos tipos de alimentos que você pode comer quando está com fome, há muitas coisas que pode fazer para saciar sua fome espiritual. Você pode “[banquetear-se] com as palavras de Cristo” nas escrituras e palavras dos profetas (2 Néfi 32:3). Você pode frequentar a igreja regularmente e participar do sacramento (ver Doutrina e Convênios 59:9). Você pode servir a Deus e a Seus filhos.

Mas há uma fonte de alimento espiritual que está sempre disponível para você, em todos os momentos de sua vida, independentemente de suas circunstâncias. Por meio da oração, você sempre pode se comunicar com o Pai Celestial.

“Minha alma ficou faminta”

Enquanto Enos caçava animais na floresta, ele pensou no que seu pai havia ensinado “sobre a vida eterna e a alegria dos santos”. Esses ensinamentos “penetraram (…) profundamente [em seu] coração” (Enos 1:3).

Nesse estado mental espiritual, Enos sentiu uma forte necessidade: “Minha alma ficou faminta”, disse ele (Enos 1:4; grifo do autor).

O que Enos fez quando sentiu essa fome espiritual? “Ajoelhei-me ante o meu Criador”, disse ele, “e clamei-lhe, em fervorosa oração e súplica, por minha própria alma” (Enos 1:4).

Tão grande era a fome espiritual de Enos que ele orou dia e noite. Por fim, Deus respondeu à sua oração e perdoou seus pecados. Enos sentiu sua culpa varrida e aprendeu sobre o poder da fé em Jesus Cristo. Então, ele derramou toda a sua alma por seu povo e seus inimigos. Ele fez convênios e recebeu promessas do Senhor, andou entre seu povo e compartilhou o que tinha visto e ouvido (ver Enos 1:4–19).

Nem todas as orações serão respondidas de maneira tão dramática, mas sua experiência com a oração ainda pode ser significativa e mudar sua vida. Aqui estão algumas lições importantes que você pode aprender com a fervorosa oração de Enos:

  • Esforçar-se para viver plenamente o evangelho pode ajudá-lo a sentir sua fome espiritual.

  • Sua fome espiritual pode e deve colocá-lo de joelhos para buscar o auxílio do Pai Celestial.

  • Orar ao Pai Celestial pode ajudar a saciar sua fome espiritual — e muito mais!

  • Você pode orar quando e onde quiser.

  • A oração pode ajudá-lo a se arrepender.

  • A oração pode fortalecer sua fé em Jesus Cristo.

  • Você pode receber um testemunho pessoal de que seu Pai Celestial o ouve e está ciente de você.

  • O testemunho e a força que recebe por meio da oração podem ajudá-lo a servir e edificar outras pessoas.

Minha experiência com o poder da oração

Quando eu tinha quase 16 anos, meu bispo inspirado me pediu que ensinasse nossa classe de jovens da Escola Dominical sobre como obter um testemunho do evangelho por meio da oração. Enquanto crescia, sempre reservei um tempo para estudar o Livro de Mórmon e sentia que a Igreja era verdadeira. Sempre acreditei no Salvador Jesus Cristo, mas nunca tinha levado a sério a promessa de Morôni, encontrada em Morôni 10:4–5, e orei a respeito da veracidade do evangelho. Lembro-me de sentir que, se eu fosse ensinar sobre como obter um testemunho por meio da oração, eu mesmo deveria orar por um testemunho. Minha alma ficou faminta — talvez de uma maneira diferente de Enos, mas eu ainda sentia uma necessidade espiritual.

Enquanto preparava a lição, ajoelhei-me e orei de todo coração. Quando perguntei ao Senhor se o evangelho era verdadeiro, um sentimento muito doce tocou meu coração — aquela voz mansa e delicada confirmando-me que era verdadeiro e que eu deveria continuar o que estava fazendo.

O sentimento foi tão forte que eu jamais poderia desconsiderar essa resposta e dizer que não sabia. Senti-me muito feliz! No domingo seguinte, fiquei na frente de meus colegas de classe e testifiquei que o Pai Celestial responderia às orações deles se tivessem fé.

Imagem
Ulisses Soares quando rapaz

Élder Soares quando rapaz

Esse testemunho ficou gravado em mim. Ele me ajudou a tomar decisões, especialmente em momentos desafiadores. Isso me permitiu testificar às pessoas, com convicção, que elas podem obter respostas do Pai Celestial se orarem com fé. Ele tem sido verdade para mim como professor naquela classe de jovens da Escola Dominical, como missionário e até os dias de hoje como apóstolo.

O quando e o que da oração

É claro que você não ora apenas quando sente uma necessidade espiritual especialmente forte. Então, quando você deve orar? E pelo que deve orar? A resposta curta é: Quando e onde você quiser.

Imagem
rapaz orando

Seu Pai Celestial está sempre pronto para ouvi-lo e deseja que você ore a Ele com regularidade e frequência. Você deve “[aconselhar-se] com o Senhor em tudo que [fizer]” (Alma 37:37) e orar de manhã, ao meio-dia e à noite. Você deve orar em casa, no trabalho, na escola — em qualquer lugar em que esteja e em qualquer um de seus empreendimentos (ver Alma 34:17–26). Você deve orar com sua família (ver 3 Néfi 18:21), “em público e em particular” (Doutrina e Convênios 81:3), em seu coração, quando não estiver orando formalmente (ver Alma 34:27), e sempre ao Pai em nome de Jesus Cristo (ver 3 Néfi 18:19–20).

Imagem
rapaz orando

Aproximar-se de Seu Pai Celestial

Uma de minhas escrituras favoritas ensina como devemos nos aproximar de nosso Pai Celestial quando oramos: “Sê humilde; e o Senhor teu Deus te conduzirá pela mão, e te dará resposta às tuas orações” (Doutrina e Convênios 112:10). Quando você for humilde e obediente, o Pai Celestial estará ao seu lado. Ele o guiará pela mão. Ele responderá às suas orações de acordo com Sua própria vontade, caminho, tempo e conhecimento absoluto do que é bom para você.

Suas orações regulares e frequentes são essenciais para o alimento espiritual de sua alma. A comunicação com o Pai Celestial por meio da oração está disponível e é sempre bem-vinda em todo lugar. Oro para que você se lembre disso e valorize as oportunidades de se aproximar do trono de Deus e receber Suas bênçãos.

Imagem
moça orando