Força dos Jovens
Um plano de misericórdia
Agosto de 2024


Vem, e Segue-Me

Alma 39–42

Um plano de misericórdia

O plano de salvação do Pai Celestial

O plano do Pai Celestial coloca tudo em perspectiva, especialmente nossa necessidade de nos voltarmos para Ele e para nosso Salvador — para agirmos melhor e sermos melhores.

Imagem
plano de salvação

Ilustrações: Sarah Keele

O Pai Celestial tem um plano. Esse plano é geralmente chamado de plano de salvação porque trata de nos salvar; ou seja, de vencermos as coisas que nos impedem de retornar ao Pai Celestial. Às vezes, também é chamado de plano de felicidade porque seu objetivo é nos ajudar a nos tornar mais semelhantes ao Pai Celestial para que possamos receber a plenitude da alegria.

Compreender o plano do Pai Celestial nos dá uma perspectiva eterna que pode nos ajudar a nos arrepender e a fazer escolhas melhores. O Livro de Mórmon ilustra bem essa verdade com a história do filho de Alma, Coriânton.

Mas, primeiro, aqui está uma visão geral básica do plano do Pai Celestial.

O plano do Pai Celestial

Antes desta vida

Espíritos: Somos filhos e filhas espirituais de pais celestiais que nos amam. Deus conhece e ama a cada um de nós.

O plano: O Pai Celestial providenciou um plano para nossa felicidade e progresso. Esse plano foi apresentado a todos nós.

Jesus Cristo: Jesus Cristo é essencial ao plano e foi escolhido para ser nosso Salvador desde o princípio.

Arbítrio: Decidimos aceitar o plano do Pai Celestial.

Criação: Sob a direção do Pai Celestial, Jesus Cristo criou a Terra para que habitássemos nela.

Durante esta vida

Vida mortal: Nosso espírito agora habita em um corpo físico. Nesta vida, adquirimos experiências, aprendemos e crescemos.

Arbítrio: Todas as pessoas nascem com a Luz de Cristo — ou seja, com consciência ou um senso básico do certo e do errado. O Pai Celestial também deu a todas as pessoas a capacidade de agir por si mesmas e de escolher o bem ou o mal.

Pecado e morte: Cada um de nós peca e cada um de nós morrerá.

Jesus Cristo: Como o Pai Celestial nos ama, Ele enviou Jesus Cristo, Seu Filho, para nos redimir do pecado e da morte. Jesus Cristo sofreu por nossos pecados, morreu e ressuscitou. Por causa Dele, nós também seremos ressuscitados. Graças a Ele, podemos nos arrepender e ser perdoados de nossos pecados.

O evangelho de Jesus Cristo: O Pai Celestial revela Seu plano aos profetas. Eles pregam o evangelho de Jesus Cristo. Isso inclui fé em Jesus Cristo, arrependimento, batismo, receber o do dom do Espírito Santo e perseverar até o fim.

Depois desta vida

Mundo espiritual: Depois de morrermos, nosso espírito continua a viver. O mundo espiritual inclui um paraíso (a paz e o descanso dos justos) e uma prisão espiritual.

Arbítrio: O evangelho de Jesus Cristo é pregado no mundo espiritual para que todos tenham a oportunidade de aceitá-lo.

Ressurreição: Graças a Jesus Cristo, seremos ressuscitados. O espírito e o corpo serão reunidos e cada pessoa viverá para sempre com um corpo perfeito e ressurreto.

Julgamento: Todos serão levados à presença de Deus para serem julgados. Jesus Cristo será nosso juiz.

Reinos de glória: Com pouquíssimas exceções, todos os filhos de Deus receberão um reino de glória. Esses três reinos são chamados de celestial, terrestre e telestial. Se formos fiéis, podemos voltar a viver na presença de Deus no reino celestial e receber a plenitude da alegria.

O poder de entender o plano: A história de Coriânton

O profeta Alma nos deu um exemplo de como uma melhor compreensão do plano de salvação nos ajuda a realmente trilhar o caminho de Deus para a felicidade, que é o caminho do arrependimento (ver Alma 39–42).

Coriânton, filho de Alma, tinha sido chamado para ir com seu pai pregar aos zoramitas. Mas Coriânton nem sempre se comportou como deveria. Ele não escutava seu pai tão bem. Ele havia desobedecido. Tinha sido orgulhoso e arrogante. E ele cedeu à tentação e cometeu um grave pecado sexual.

Alma teve uma conversa franca com Coriânton sobre a gravidade de seus pecados e como seu comportamento havia prejudicado seus esforços para fazer com que os zoramitas se arrependessem. Mas, acima de tudo, Alma ensinou seu filho sobre o plano de salvação.

Coriânton tinha algumas perguntas que o incomodavam relacionadas ao evangelho. Alguns de seus mal-entendidos o levaram a justificar seus pecados. Alma dedicou tempo para responder às perguntas de seu filho, explicando o plano de salvação.

Coriânton se perguntava sobre:

  • Profecia. Por que a vinda de Jesus Cristo foi dada a conhecer tanto tempo antes de acontecer? Alma disse que era necessário que o plano fosse conhecido com antecedência e que Deus poderia enviar anjos para declará-lo a qualquer momento — antes ou depois da vinda de Cristo. (Ver Alma 39:15–19.)

  • Ressurreição. Quando as pessoas seriam ressuscitadas? O que acontece entre a morte e a ressurreição? Alma explicou-lhe que as pessoas começariam a ressuscitar depois da Ressurreição de Jesus Cristo. Alma também ensinou que, entre a morte e a ressurreição, os espíritos dos justos entrariam em um estado de paz e descanso, que ele chamou de paraíso. Os espíritos dos iníquos iriam para um lugar de trevas e tormento. (Ver Alma 40:1–15.)

  • Arrependimento. Por que precisamos nos arrepender se o espírito e o corpo de todos serão restaurados por meio da ressurreição? Alma explicou-lhe que todos ressuscitarão e serão julgadas de acordo com suas obras. Se eles fizeram o bem, desejaram o bem e se arrependeram de seus pecados, eles serão restaurados à felicidade. Se eles fizeram o mal e desejaram o mal, não poderão ser restaurados àquele mesmo estado de felicidade, porque não o escolheram nesta vida. (Ver Alma 41:1–15.)

  • Justiça e misericórdia. De que maneira é justo que Deus castigue as pessoas por seus pecados? Alma explicou que as pessoas são afastadas da presença de Deus por causa da morte física e de seus pecados. Elas seriam afastadas para sempre sem Jesus Cristo. Ele trouxe a ressurreição, vencendo a morte física. Ele também expiou por todos os nossos pecados. Mas Sua misericórdia expiatória não pode destruir a justiça, por isso a misericórdia é concedida somente aos que se arrependem. O arrependimento é a condição que Ele estabeleceu para que recebamos a misericórdia que está ao nosso alcance por causa de Seu sacrifício expiatório. (Ver Alma 42:1–28.)

Então, o que aconteceu com Coriânton?

Ele foi chamado novamente para pregar. Parece que ele ouviu as palavras de seu pai sobre o plano de salvação. Ele se arrependeu e procurou viver uma vida justa (ver Alma 63:2).

E quanto a nós?

Quando precisamos nos arrepender (o que, vamos ser honestos, acontece todo dia), podemos pensar no plano de salvação e estudá-lo. Alma o chamou de “plano de misericórdia” (Alma 42:15). A Expiação de Jesus Cristo por nossos pecados nos oferece essa misericórdia — quando nos arrependermos. Então, talvez possamos pensar no plano como o “plano de arrependimento”.

Nosso Pai Celestial quer que retornemos a Ele, que nos tornemos mais semelhantes a Ele e recebamos a plenitude da alegria como Ele recebeu. É disso que se trata Seu plano. Escolhemos aceitar esse plano antes de nascer. Podemos cumprir esse plano agora, tendo fé em Jesus Cristo, arrependendo-nos, e fazendo e guardando convênios.

Imprimir