Conferência Geral
Levanta-te! Ele Chama-te
Conferência geral de abril de 2024


Levanta-te! Ele Chama-te

O evangelho não é uma forma de evitar desafios e problemas, mas uma solução para aumentar a nossa fé e aprender como lidar com eles.

Há algum tempo, perguntei à minha esposa: “Podes dizer-me por que razão, pelo que me lembro, de nunca termos tido grandes problemas na nossa vida?”

Ela olhou para mim, sorriu e disse: “Claro! Vou contar-te a razão de nunca termos tido grandes problemas; é porque tens uma memória muito curta!”

A sua resposta rápida e inteligente fez-me perceber, mais uma vez, que viver o evangelho de Jesus Cristo não elimina a dor e as provações, que são necessárias para crescer.

O evangelho não é uma forma de evitar desafios e problemas, mas uma solução para aumentar a nossa fé e aprender como lidar com eles.

Tive a noção desta verdade há alguns meses, enquanto caminhava, certo dia e, de repente, a minha visão ficou turva, escura e distorcida. Fiquei assustado. Então, os médicos explicaram-me: “se não iniciar o tratamento de imediato, poderá perder a visão a curto prazo, mesmo numa questão de semanas”. Fiquei ainda mais assustado.

Logo de seguida disseram: precisa de injeções intravítreas — injeções no olho, com os olhos bem abertos — de quatro em quatro semanas, para o resto da sua vida.

Aquela foi uma chamada de atenção incómoda.

Depois veio uma reflexão em forma de pergunta. Perguntei a mim mesmo: “Ora bem, a minha visão física não é boa, mas e a minha visão espiritual? Será que preciso também de a tratar? E o que significa ter uma visão espiritual clara?”

Refleti sobre a história de um homem cego, chamado Bartimeu, descrita no Evangelho de Marcos. A escritura relata: “E ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”1

Tecnicamente, aos olhos de muitos, Jesus era apenas o filho de José, então por que razão Bartimeu O chamou de “Filho de Davi”? Simplesmente porque ele reconheceu que Jesus era de facto o Messias, aquele de quem foi profetizado que nasceria como descendente de Davi.2

É interessante que este cego, que não tinha visão física, tenha reconhecido Jesus. Espiritualmente ele viu o que não conseguia ver fisicamente, enquanto muitos outros conseguiam ver Jesus fisicamente, mas estavam totalmente cegos espiritualmente.

Nesta história aprendemos mais sobre a visão espiritual clara.

Lemos: “E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”3

Todos ao seu redor lhe diziam para ficar quieto, mas ele clamou ainda mais porque sabia quem Jesus realmente era. Ele ignorou aquelas vozes e gritou ainda mais alto.

Ele agiu em vez de receber a ação. Apesar das suas circunstâncias limitadas, ele usou a sua fé para ir além das suas limitações.

Portanto, o primeiro princípio que aprendemos é: mantemos uma visão espiritual clara quando nos concentramos em Jesus Cristo e permanecemos fiéis ao que sabemos ser verdade.

Irmãos e irmãs, para mantermos a nossa visão espiritual intacta, temos de decidir não ouvir as vozes do mundo que nos rodeia. Neste mundo perturbador e confuso, devemos permanecer fiéis ao que conhecemos, fiéis aos nossos convénios, fiéis ao cumprimento dos mandamentos e reafirmar as nossas crenças, ainda com mais força, tal como este homem fez. Temos de clamar ainda mais alto perante o mundo o nosso testemunho acerca do Senhor. Este homem conhecia Jesus, permaneceu fiel ao que acreditava e não se distraiu com as vozes ao seu redor.

Hoje em dia, há muitas vozes que tentam baixar a nossa voz enquanto discípulos de Jesus Cristo. As vozes do mundo estão a tentar silenciar-nos, mas é exatamente por esse motivo que devemos declarar o nosso testemunho do Salvador com mais firmeza e vigor. Entre todas as vozes do mundo, o Senhor conta comigo e convosco para declarar o nosso testemunho, erguer a nossa voz e tornarmo-nos a Sua voz. Se não o fizermos, quem testificará de Jesus Cristo? Quem pronunciará o Seu nome e declarará a Sua missão divina?

Temos uma responsabilidade espiritual que vem do nosso conhecimento de Jesus Cristo.

Mas o que fez Bartimeu depois disso?

Perante a ordem do Senhor de se levantar, ele agiu novamente com fé.

A escritura diz: “E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus”.4

Este homem humilde e fiel entendeu que poderia elevar-se para uma vida melhor tendo Jesus ao comando. Ele sabia que era melhor do que as suas circunstâncias e a primeira coisa que fez quando ouviu Jesus a chamá-lo foi deitar fora o seu casaco de mendigo.

Novamente, ele agiu em vez de receber a ação.

Ele poderia ter pensado: “Não preciso mais disto, agora que Jesus entrou na minha vida. Este é um novo dia. Estou farto desta vida de miséria. Com Jesus posso começar uma nova vida de felicidade e alegria n’Ele, com Ele e através d’Ele. E não me importo com o que o mundo pensa de mim. Jesus está a chamar-me e ajudar-me-á a viver uma nova vida”.

Que mudança notável!

Ao deitar fora o seu casaco de mendigo, ele livrou-se de todas as desculpas.

E este é um segundo princípio: mantemos uma visão espiritual clara quando deixamos o homem natural para trás, nos arrependemos e começamos uma nova vida em Cristo.

A maneira de implementar isto é fazer e cumprir convénios para nos elevarmos para uma vida melhor através de Jesus Cristo.

Enquanto recorrermos a desculpas para sentirmos pena de nós mesmos, pena das nossas circunstâncias e problemas e pena de todas as coisas más que nos acontecem na vida, e até mesmo de todas as pessoas más que achamos que nos deixam infelizes, estaremos a manter o casaco de mendigo sobre os nossos ombros. É verdade que às vezes as pessoas, conscientemente ou não, nos magoam. Mas, temos de decidir agir com fé em Cristo, removendo a capa mental e emocional que ainda usamos para esconder desculpas ou pecados, e atirá-la fora, sabendo que Ele pode e irá curar-nos.

Nunca há uma boa desculpa para dizer: “Sou da maneira que sou por causa de algumas circunstâncias infelizes e desagradáveis. Eu não consigo mudar e estou justificado”.

Quando pensamos dessa forma, decidimos que ficamos passivos e só recebemos a ação.

Mantemos o casaco de mendigo.

Agir com fé significa confiar no nosso Salvador, acreditando que através da Sua Expiação podemos elevar-nos acima de tudo, sob o Seu comando.

O terceiro princípio está nas últimas cinco palavras: “[ele] foi ter com Jesus”.

Como poderia ele ir até Jesus sendo cego? A única maneira era caminhar em direção a Jesus seguindo o som da Sua voz.

E este é um terceiro princípio: mantemos uma visão espiritual clara quando ouvimos a voz do Senhor e permitimos que Ele nos guie.

Assim como este homem levantou a voz acima das vozes ao seu redor, ele foi capaz de ouvir a voz do Senhor no meio de todas as outras vozes.

Esta é a mesma fé que permitiu a Pedro andar sobre a água, desde que mantivesse o seu foco espiritual no Senhor e não se distraísse com os ventos ao seu redor.

Então, a história deste cego termina com as palavras: “Logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho”.5

Uma das lições mais importantes desta história é que este homem exerceu a verdadeira fé em Jesus Cristo e recebeu um milagre porque pediu com real intenção, a real intenção de segui-Lo.

E esta é a última razão das bênçãos que recebemos na nossa vida, que é seguir a Jesus Cristo. Trata-se de reconhecê-Lo, fazer e cumprir convénios com Deus por causa d’Ele, mudar a nossa própria natureza através d’Ele e perseverar até ao fim seguindo-O.

Para mim, manter uma visão espiritual clara tem tudo a ver com o foco em Jesus Cristo.

Então, será que a minha visão espiritual fica clara quando recebo injeções nos olhos? Bem, quem sou eu para o dizer? Mas estou grato pelo que vejo.

Vejo claramente a mão do Senhor neste trabalho sagrado e na minha vida.

Vejo a fé de muitos onde quer que eu vá e que fortalece a minha própria fé.

Vejo anjos ao meu redor.

Vejo a fé de muitos que não veem o Senhor fisicamente, mas que O reconhecem espiritualmente, porque O conhecem intimamente.

Testifico que este evangelho é a resposta para tudo, porque Jesus Cristo é a resposta para todos. Estou grato pelo que posso ver ao seguir o meu Salvador.

Prometo que, ao ouvirmos a voz do Senhor e permitirmos que Ele nos guie no caminho do convénio do Salvador, seremos abençoados com visão clara, compreensão espiritual e paz no coração e na mente, durante toda a nossa vida.

Que possamos clamar o nosso testemunho d’Ele, mais alto do que as vozes ao nosso redor, num mundo que precisa ouvir mais de Jesus Cristo e não menos. Que possamos remover o casaco de mendigo que eventualmente ainda estejamos a usar e que nos elevemos acima do mundo, para uma vida melhor em e através de Cristo. Que possamos livrar-nos de todas as desculpas para não seguir a Jesus Cristo e encontrar todos os bons motivos para O seguir, ao ouvirmos a Sua voz. Esta é minha oração, em nome de Jesus Cristo. Amém.

Imprimir